Banner

Campus da Unifor: área verde é refúgio em meio à cidade

A Universidade de Fortaleza oferece ao público cearense um espaço de convivência diferenciado, onde a comunidade pode interagir com a biodiversidade do campus, numa espécie de refúgio em meio à agitação da capital.

 

UN-0250-12

 

Cerca de 55 hectares compõem a exuberante área verde do campus da Universidade de Fortaleza que, além de espaço para aprendizagem, é cenário de interação e troca de experiência para a comunidade acadêmica e público em geral. São ambientes únicos compostos por belas fontes, estátuas, praças e animais silvestres que, juntos, propiciam um ambiente convidativo para quem conhece a Universidade.

 

“O verde da Universidade funciona como pulmão para a cidade”, diz o arquiteto e professor da Unifor, Euler Muniz. Além disso, a área se configura como um microclima, denominação para acentuadas áreas verdes em que a incidência do sol no solo diminui. Para Euler Muniz, todo o mobiliário da instituição também contribui para que o clima seja o mais agradável possível. “Os assentos, pavimentos, piso, tudo foipensado para gerar o espaço de integração dos alunos. Vale ressaltar que toda essa área verde está definida no plano diretor da instituição, que é o instrumento que rege a evolução do próprio campus. A ideia do plano diretor é que a área verde do campus seja maior do que o espaço ocupado pelas edificações”.

 

Quanto ao aspecto arquitetônico dos blocos, Muniz explica que a Universidade pensou em manter o padrão dos prédios desde sua criação, atentando para melhorar a qualidade e conforto das edificações. “Os blocos mais recentes têm uma orientação mais generosa, onde boa parte das salas de aula têm o clima gerado pelo conforto passivo, ou seja, a própria ventilação, o que produz as trocas térmicas”, explica Euler.

 

Para que isso fosse possível, os prédios foram construídos de forma que a circulação dos ventos acontecesse. Também foi pensado na acessibilidade, o que é notório através das rampas distribuídas em todo o campus. A identidade visual também teve uma atenção especial na Unifor. “A Universidade de Fortaleza teve o cuidado de construir blocos semelhantes, com a mesma cor, textura, deixando claro que a instituição éuma Universidade igual para todos”, fala Muniz.

 

Apenas três edificações se destacam das demais em todo o campus da Unifor: a Reitoria, a Biblioteca e o Centro de Convivência. “É importante que elas se destaquem até para facilitar a leitura dos alunos e visitantes”, explica Euler Muniz. O Centro de Convivência, por exemplo, foi um local pensado para que alunos, professores e visitantes pudessem conviver, fazer suas refeições e desfrutar de locais diferenciados como o espaço multimídia. Tudo para promover a integração da comunidade acadêmica e demais.

 

 

ENCANTOS

 

Um mundo cheio de encantos. É assim que o livreiro Gabriel Costa define o campus da Universidade de Fortaleza. Seu Gabriel, como é carinhosamente conhecido na Universidade, chegou à Unifor ainda na década de 70 e acompanhou todo o desenvolvimento da Instituição, assim como seu compromisso com a preservação da sua área verde e cuidado com os animais.

 

“A interação da natureza e cultura encontrada aqui na Unifor não se possui em lugar nenhum. Alunos, funcionários e visitantes, quando vêm à Unifor, são envolvidos com a aura positiva do ambiente para admirar esse mundo mágico”, diz seu Gabriel.

 

“O interessante é que nunca foi usado adubo químico, sempre foi utilizado adubo orgânico, pois a utilização do adubo químico retiraria a proteção natural das plantas. Tanto que houve um período de praga nas plantas nos arredores da Universidade e essa praga não chegou a Unifor. Esse ambiente de proteção permanece até hoje com o cuidado do Dr. Airton Queiroz, que fez com que toda a comunidade participasse dos mesmos ideais do pai dele”, afirma Gabriel.

 

Outro aspecto importante destacado por seu Gabriel diz respeito às fontes. Segundo ele, elas não cumprem apenas uma função estética. “As fontes têm uma funcionalidade junto à natureza. Os pássaros tomam banho, bebem água. As iguanas descem das árvores para beber água, assim como as emas e os felinos. Isso propicia um entrosamento grande entre a fauna, flora e o ser humano”, complementa. “Temos ainda uma lagoa, onde gansos, patos e marrecos vivem em perfeita harmonia com os outros animais”, diz.

 

Seu Gabriel destaca também que as emas passeiam livremente pelo campus, por já estarem acostumadas com a presença das pessoas. “E os felinos também, e eu tenho um carinho especial por eles, por todos os animais do campus, porque é deles que vem a harmonia”, complementa.

 

Ao todo, são 65 fontes feitas de mármore italiano distribuídas na Unifor e que contribuem para embelezar o local. São mais de 200 pessoas envolvidas para manter o ambiente de conforto, entre eles jardineiros, encarregados de jardinagem, serviços gerais e fiscais de serviços.

 

BIODIVERSIDADE

UN-0250-13__

Segundo a arquiteta paisagista e professora da Unifor, Fernanda Rocha, a Universidade de Fortaleza também atua como um abrigo de fauna. “Uma série de pássaros e outros animais se utilizam da variedade vegetal para alimento e abrigo”, afirma. Fernanda destaca ainda o dinamismo da paisagem do campus, cheia de formas e cores ao redor, entre árvores exóticas e nativas. “Além disso, a diversidade ajuda no sentido de ser uma sala de aula a céu aberto”, diz. “Eu costumo levar os alunos de paisagismo para o campus, para que eles possam conhecer espécies que talvez não tenham acesso. Por outro lado, os alunos veem possibilidades de composições de formas e cores, fatores importantes para formação do arquiteto paisagista”. Compõem a vegetação do campus orquídeas, acácias, palmeiras, mangueiras, pau-brasil, cajueiros, eucaliptos, jambo, flamboyants, casuarinas, entre outros.

 

ESPAÇO DE SOLTURA


A Unifor é certificada pelo Ibama como área de soltura de animais silvestres, entre eles: pavão (50), galinha (200), capote (6), ema (3), seriema (1), jabuti (40) e tartaruga (20).

 

 

 

Universidade de Fortaleza

Aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos sábados e domingos, das 7h às 16h.

 

DEPOIMENTOS

 

UN-0250-13

 

 

 

“É diferente do ambiente que eu tinha do colégio, com uma estrutura de muito concreto. Aqui você tem árvores e animais. O ambiente faz com que você se sinta mais livre, mais à vontade”.

 

Yuri Melo, aluno do curso de Publicidade e Propaganda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UN-0250-13_

 

 

 

“Eu acho muito confortável, me passa uma sensação de prazer estar aqui. É muito bom estar aqui. O ambiente fica mais calmo. A gente sai estressado da sala de aula e entra em contato com esse ambiente tão bonito”.

 

Juliana Pontes, aluna do curso de Publicidade e Propaganda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UN-0250-13___

 

 

 

 

“Acho que o ambiente é excelente porque dá motivação para a gente estudar. Assim como é importante ter um clima agradável para que a gente possa descontrair e voltar para a sala de aula”.

 

Rafael Regueira, aluno do curso de Engenharia de Produção

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados