Feira de Profissões Unifor apresenta a realidade do mercado para alunos de Ensino Médio

Além de conhecer a estrutura da Unifor, alunos de diversas instituições do estado puderam participar de palestras, oficinas, jogos, dinâmicas de orientação vocacional e tirar dúvidas sobre profissões e carreiras.

UN-0250-10

No dia 15 de maio, a Universidade de Fortaleza abriu, mais uma vez, suas portas para apresentar ao público seus cursos de graduação e pós-graduação. Foi a segunda edição da Feira das Profissões Unifor, em que alunos de diversas escolas do estado puderam conhecer toda a estrutura da Universidade, além de participar de palestras, oficinas, jogos, dinâmicas de orientação vocacional e tirar dúvidas sobre profissões e carreiras.

Stands foram espalhados pelo campus, com professores, alunos e funcionários da Universidade à disposição para tirar as principais dúvidas dos visitantes, distribuindo material informativo e oportunizando a experiência do convívio acadêmico através de ações práticas que ilustraram o cotidiano das principais áreas de formação que a Unifor oferece. Os alunos de primeiro, segundo e terceiro anos participaram ainda de visitas guiadas para conhecer todos os espaços na Universidade.

De acordo com o vice-reitor de Ensino de Graduação da Unifor, prof. Henrique Sá, “a Unifor tem

realizado eventos com alunos de ensino médio já faz bastante tempo e nos últimos 4 ou 5 anos o objetivo central é trazer o aluno para vivenciar e ter experiências entrando em contato com os cursos. Nos últimos dois anos essa ação tomou um corpo de uma feira de profissões de verdade, não somente para apresentar os cursos, mas criar uma vivência das profissões que a pessoa tem interesse em conhecer”, explica.

O evento contou com atrações musicais, dança, além de convidados como Luiz Esteves, apresentador do CETV, e o jornalista e ator Luis Costa, que falaram sobre suas experiências profissionais. Os alunos que se interessaram ainda puderam participar de oficinas e seminários ministrados por coordenadores dos cursos, podendo assim ter uma melhor noção sobre o dia a dia da Universidade. Alunos da graduação também tiraram dúvidas dos visitantes, esclarecendo sobre cursos e carreiras.

A estudante de Design de Moda, Maritza Lopes, estava no stand do curso passando sua experiência para as possíveis interessados. “Muitas pessoas têm dúvidas sobre o curso, acham que uma cadeira que é de um jeito e na verdade é de outro. É importante conhecer a matriz do curso que se tem interesse, saber o que você vai fazer, o que pode fazer. O Design de Moda, por exemplo, é um curso muito amplo, com várias carreiras possíveis de seguir. Então é importante saber o que você quer ser”.

A iniciativa da Universidade gerou grande movimentação de colégios públicos e particulares.

Instituições de vários lugares do estado organizaram caravanas para que seus alunos pudessem fazer parte deste momento único. Ao todo, 345 instituições participaram da Feira. Aluna do Colégio Guri, Mariá Sirilo está no primeiro ano do ensino médio e aproveitou a feira para tirar dúvidas e conhecer mais sobre os cursos que tem interesse. “Eu não tenho certeza do que quero ainda, mas por enquanto é Psicologia. Tirei dúvidas como duração do curso e áreas de trabalho. Foi uma oportunidade de aprender sobre esse e outros cursos e assim decidir o que vou fazer”.

UN-0250-11

Coordenador do curso de Jornalismo da Unifor, prof. Wagner Borges, acredita no compromisso que a Universidade assume com os estudantes analisando constantemente o mercado de trabalho para que os alunos tenham sempre o melhor preparo. “A Universidade está sempre procurando mostrar para o nosso aluno a qualidade que é parte do compromisso dela de construir grandes profissionais. Com a feira, ela se aproxima e mostra exatamente essa qualidade, não só no tecnológico, mas também no pedagógico, estar sempre antenada com o que o mercado exige. Quando a gente faz uma feira dessas, a ideia é trazer o aluno para conhecer e perceber de perto a importância de escolher uma universidade completa como a nossa”.

“Essa iniciativa é excelente e essencial, porque muitas vezes os alunos do ensino médio têm dúvidas, não sabem do que se trata o curso ou a grade curricular. É a partir de iniciativas como essa feira que eles têm a oportunidade de conhecer melhor e decidir realmente qual carreira seguir. Ou até mesmo o contrário, porque alguns vêm com uma ideia na cabeça e mudam depois que encontram outras perspectivas.

A ideia da feira é isso, passar as informações necessárias para que esse aluno do ensino médio tome uma decisão consciente e evite evasão por não saber do que se tratava o curso”, acredita Tainá Simone Sales, professora do curso de Direito da Unifor.

“A Feira tem a característica de servir como uma oportunidade de informação dos cursos da Universidade, mas mais do que isso, é para que o aluno possa, naquele dia, experimentar, ir à sala de aula, laboratórios, participar de atividades dos cursos, assistir aula como se fosse um aluno regular, para que tenha ideia do curso e possa experimentar um pouquinho do gosto da profissão.”

UN-0250-10_

“Esse é um momento ímpar. Acho que a Unifor proporciona aos estudantes do ensino médio o que eu não tive oportunidade de ter, que é o contato direto com o curso, com todas as áreas para tirar dúvidas. O ensino médio é um momento de muitas dúvidas, então você ter a oportunidade de tercontato com professores, pessoas da área, é importantíssimo para decisão ser mais precisa”.

Luiz Esteves, jornalista e apresentador do CETV

UN-0250-11_

“O evento tem uma importância muito grande porque você tem a oportunidade de conhecer melhor cada curso, ter uma noção do que cada centro de ciências oferece. Você tem que conhecer a rotina do profissional que quer ser, tem que saber como está o mercado de trabalho e, principalmente, se você realmente se identifica com o que quer seguir”.

Luis Costa, jornalista e ator