Banner

Jornal Unifor Notícias celebra edição número 250 recontando histórias

 É tempo de festa! O Unifor Notícias, veículo que nasceu para contar o dia a dia da Universidade chega à sua edição de número 250. Para comemorar, relembramos aqui um pouco de sua longa trajetória. Grandes notícias não faltaram na Universidade desde agosto de 1973, quando a primeira versão do Unifor Notícias surgiu, com “a necessidade de dizer mais e bem”. Aliás, esse foi o título da matéria que estampou a capa da primeira edição do jornal, que tinha o objetivo de divulgar os êxitos e a filosofia de trabalho da recém-inaugurada Universidade de Fortaleza.

 

“Todo esse planejamento seria inconsistente ou fadado ao desperdício se a comunicação, em todos os níveis da Universidade, não se promovessem satisfatoriamente. Justifica-se, portanto, o surgimento deste informativo, que hoje veicula, e semestralmente o fará, o que se pensa e se realiza. Dizer mais é a finalidade maior. E dizer bem, a sua rigorosa obrigação”, dizia a matéria.

 

Várias foram as transformações vivenciadas pelo Unifor Notícias: linguagem, linha editorial, layout, periodicidade. Acompanhando a evolução da sociedade e da própria Universidade, o jornal cresceu e se modernizou junto com eles. Assim, em 15 de abril de 2000, estreava o Jornal do Campus. Em formato mais leve e dinâmico, ele passou a cumprir o papel de levar a toda comunidade acadêmica a efervescência da vida no campus: apresentar desde prêmios, eventos, exposições, espetáculos de teatro, pesquisas, até competições internacionais. Foi a partir dessa reformulação que começamos a contagem para comemorarmos, este mês, 250 edições.

 

A partir da edição 210, elaborada em setembro de 2011, o jornal da Unifor foi novamente reformulado, com mudanças em seu projeto gráfico e de conteúdo. De seis páginas, passou a ter 20 e uma periodicidade mensal. Novas sessões e colunas estrearam na publicação que deixou de ser Jornal do Campus para, novamente, ser chamado de Unifor Notícias. As mudanças tiveram como objetivo uma maior proximidade com a comunidade acadêmica e também a ampliação do alcance de suas informações. Mais do que um informativo, o Unifor Notícias busca refl etir, de modo leve e objetivo, o dia a dia do campus e, com isso, favorecer a comunicação entre alunos, docentes e todos aqueles que fazem a Instituição.

 

Já de cara nova, novas capas e histórias embalaram as edições do Unifor Notícias. Entrevistas exclusivas com personalidades de destaque no Brasil e no mundo também passaram a fazer parte do Unifor Notícias. Já passaram pelas páginas do jornal Augusto Cury, Nuno Cobra, Max Gehringher, João Candido Portinari, Miguel Nicolelis, Waldonys, Humberto Gessinger, João Carlos Martins, Beatriz Milhazes, entre outros.

 

A circulação do Jornal Unifor Notícias propicia a comunicação de eventos e atividades desenvolvidas pela Universidade, dissemina ideias, divulga êxitos, cursos, permitindo aos corpos docente, discente e funcional partilhar conhecimentos, gerando interação entre todos que fazem a Unifor. É certo que não se pode saber, com certeza, como será o futuro, mas podemos imaginar e trabalhar para que ele seja tão estimulante e empolgante como foram todos os momentos de produção do Unifor Notícias até hoje, na certeza de que ele contribui, de maneira efetiva, na construção da memória da Universidade.

 

MEMÓRIAS


UN-0250-5

 

 

DEPOIMENTOS


UN-0250-6

 

 

“O Unifor Notícias tem uma importância fundamental na divulgação de notícias para o corpo docente, discente e funcionários, procurando disseminar as ideias e ações traçadas para cada segmento institucional. Além disso, facilita que a comunidade acadêmica tome conhecimento sobre os impactos das ações desenvolvidas junto às instituições parceiras. O jornal cumpre seu papel como meio de divulgação da nossa Universidade junto a instituições locais, nacionais e internacionais, fazendo com que nos tornemos cada vez mais conhecidos pelos nossos pares, enquanto instituição de excelência”.

 

Fátima Veras, reitora da Unifor

 

 

 

 

 

UN-0250-6_

 

 

 

“Apesar das múltiplas mídias e fontes de notícias a que somos submetidos hoje é necessário um elemento consolidador, um agregador de informações e notícias que são importantes, que marcam a vida na Universidade. Este instrumento tem uma importância corrente, portanto atual, mas também como registro histórico das ações, eventos, da vida da Unifor naquele momento histórico. Penso que as 250 edições do Unifor Notícias são uma prova de sua importância. Os cursos têm no Unifor Notícias uma vitrine para suas realizações, para suas conquistas. Alunos e professores se veem no Unifor Notícias. Ele é um veículo que mostra gente fazendo o seu melhor e reforçando a missão institucional”.

 

Henrique Sá, vice-reitor de Ensino de Graduação da Unifor

 

 

 

 

 

 

UN-0250-6__

 

 

 

“Atribuo a maior importância ao Unifor Notícias porque é um veículo que possibilita aos nossos alunos informações essenciais e atuais a respeito do que está acontecendo na Universidade. Fico muito feliz por chegarmos à edição 250, acho que é um marco de que o jornal efetivamente é um sucesso, não se chega a uma edição 250 sem que a coisa tenha vingado muito bem, então desejo ao jornal mais 250 edições".

 

Candice Nóbrega, diretora do Centro de Comunicação e Gestão da Unifor

 

 

 

 

 

 

 

 

UN-0250-7

 

 

 

“O jornal mostra o que está acontecendo no campus, mobiliza as pessoas em torno de um determinado projeto, permite que participem das atividades. Não só no intuito de informar, pois há muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, mais do que isso, ele traz a possibilidade e potencialidade da integração dessa comunidade que é a Unifor”.

 

Prof. Flávio Ibiapina, diretor do Centro de Ciências da Saúde da Unifor

 

 

 

 

 

 

UN-0250-7_ 

 

 

“A circulação de um jornal no campus propicia a comunicação de eventos e atividades desenvolvidas, gerando uma interação muito forte entre os três eixos formadores da Universidade. O Unifor Notícias vem cumprindo, durante estas 250 edições, um papel destacado na disseminação de fatos relevantes de nossa instituição, configurando-se num instrumento valioso no estabelecimento de uma comunicação efetiva”.

 

Jackson Sávio de Vasconcelos Silva, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor

 

 

 

 

 

 

 

UN-0250-7__

 

 

 

“Quando entrei na Unifor para editar o então Jornal do Campus, resolvi procurar na internet o que outras grandes universidades do Brasil estavam fazendo com os jornais laborais. Percebi que, ao longo dos anos, o jornal tinha dado grandes passos, passado por muitas mudanças, mas ainda cabiam algumas. Aumentamos o padrão do tamanho do jornal, o número de páginas, para assim explorar o potencial acadêmico”

 

Carolina Quixadá, editora do Unifor Notícias entre os anos de 2011 e 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UN-0250-7___

 

 

 

“O Unifor Notícias é um instrumento acadêmico de comunicação interna, é muito bem resolvido, articulado e respeitado. Ele é um valor em si, é parte dessa construção. Sentimos um orgulho imenso de participar dele como atores, como pauta e, principalmente, como público leitor em uma comunidade que se integra, se articula e se reconhece, que é a Universidade de Fortaleza”.

 

Wagner Borges, coordenador do curso de Jornalismo da Unifor.

 

 

 

 

 

 

 

 

UN-0250-7____

 

 

 

“O Unifor Notícias é um espaço muito importante para a gente divulgar o que acontece na Unifor. Acho que ele consegue mostrar bem o nosso espírito, trabalhar com todos os cursos, mostrar o que acontece nos bastidores”.

 

Alessandra Oliveira, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor

 

 

 

 

 

 

 

UN-0250-7_____

 

 

 

“É importante uma instituição tão grande como a Unifor ter um veículo que fale de si mesmo, que comente o que está sendo feito por todos, que possa estar próximo do cotidiano de quem faz a faculdade. E, ao mesmo tempo, como um veículo que possa divulgar para fora o que acontece aqui dentro, servir como um canal entre a universidade e a comunidade. O Unifor Notícias tem realizado essa tarefa. Aprecio muito o jornal e só posso dizer parabéns por fazer tão bem o seu trabalho”.

 

Alejandro Sepúlveda, professor do curso de Jornalismo da Unifor

 

 

 

 

 

 

UN-0250-8

 

 

 

“Eu acho o Unifor Notícias incrível! É uma forma de conhecermos mais profundamente a Universidade, a partir dos artigos que lá estão, as notícias, as novidades, o que acontece. Muitas vezes as notícias nos levam a sugerir ao aluno a participar de uma atividade, um curso, uma bolsa de pesquisa. É um trabalho muito bacana, parabéns!”.

 

Adriana Helena, professora do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor

 

 

 

 

 

 

 

 

UN-0250-8_

 

 

 

“O jornal é essencial para manter todas as partes da Universidade em sintonia, para fazer entender tudo que a instituição promove, tudo que tem sido feito. Eu acho que promove uma comunicação entre os vários setores, essa integração que é essencial. A gente sempre fica focado apenas na sala de aula e o jornal promove essa diversidade, esse conhecimento dentro da Universidade”.

 

Beatriz Santos, aluna do curso de Jornalismo da Unifor

 

 

 

 

 

 

 

UN-0250-8__

 

 

 

“O Jornal cumpre uma importante função de comunicação interna da Unifor. É uma ferramenta muito importante de comunicação, que eu inclusive uso com os meus alunos da disciplina de Comunicação Organizacional como objeto de análise. Acho que ele é interessante, tem atualidade, tem uma periodicidade constante, as pautas são bem escolhidas e os textos bem elaborados”.

 

Janayde Gonçalves, professora do curso de Jornalismo da Unifor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UN-0250-8___

 

 

 

“Meus parabéns ao jornal Unifor Notícias, aqui cumprimentando especialmente a diretora, profa. Erotilde, a editora Natasha e toda a equipe por levar à comunidade acadêmica, e mesmo à comunidade externa, o que de mais interessante acontece no campus. Trata-se de uma publicação ágil, atenta, bem pensada e executada em termos de pauta, texto, diagramação, fotografia. Que se mantenha aberto e atuante esse canal tão necessário entre a comunidade e a Universidade”.

 

Thiago Martins, chefe da Divisão de Arte e Cultura da Unifor

 

 

 

 

 

 

 

 

UN-0250-8____

 

 

 

“O Unifor Notícias informa sobre valores defendidos pela Universidade, atividades voltadas para a formação acadêmica e social dos alunos. É muito importante que os alunos do curso de Jornalismo tenham em mente que há um leque de opções voltadas para o mercado de Comunicação. E, como futuros comunicólogos, é essencial termos essa experiência ainda na academia”.

 

Clara Magalhães, aluna do curso de Jornalismo da Unifor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 UN-0250-8_____

 

 

“O Unifor Notícias é uma forma de o campus se comunicar. Levando em consideração que a Unifor é imensa, é uma forma de saber o que está acontecendo nos quatro cantos da Universidade, de os alunos exporem os seus trabalhos, suas atividades. É uma forma de comunicação inteligente em uma comunidade tão grande. Acho o jornal muito bem elaborado, com matérias bem produzidas e o próprio layout do jornal é muito bom. A versão online me agrada bastante, é melhor ainda para que o aluno possa acompanhar em casa com bastante comodidade”.

 

Rafael David, aluno do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados