Banner

Ampliando as possibilidades de aprendizagem pela Educação a Distância

 Através da utilização de plataforma digital e mídias sociais para discussão de conteúdos, os cursos de EAD da Unifor estão migrando para um modelo que possui potencial de comunicação multidirecional, tornando a interatividade ilimitada.

 

 

un248-un06

 

A flexibilidade é algo que conta quando se procura um curso na modalidade a distância, seja ele uma disciplina de um curso de graduação ou um curso de línguas, por exemplo. Esta flexibilidade não deve ser entendida como facilidade, mas como resultado que as mídias disponíveis na modalidade promovem ao possibilitar contatos que independem de tempo e espaço para acontecer. Desta forma, o aluno aprende em sintonia com o que lhe é exigido na vida profissional, tornando-se mais autônomo e adquirindo um comportamento que propicie tomadas de decisão mais seguras e assertivas.

 

Quando Tony Marly resolveu voltar à faculdade, deparou-se com horários fixos demais para a sua vida atual. A solução foi fazer o curso escolhido, Direito, com disciplinas a distância. “O que me motivou a fazer disciplinas a distância foi a possibilidade de poder fazer um número maior de cadeiras de uma forma que não comprometesse totalmente o meu tempo em relação às minhas outras atividades, como meu trabalho na área comercial”, afirma o aluno.

 

A flexibilidade é um dos principais objetivos da educação à distância, pois, geralmente, quem procura essa modalidade não tem disponibilidade de se deslocar para um determinado lugar ou mesmo estar presente em 75% das aulas. Ao utilizar uma plataforma digital, os cursos de EAD passaram a ter um potencial de comunicação multidirecional, ou seja, a interatividade entre professor e aluno e entre os próprios colegas se torna infinita.

 

“Há algum tempo, a Unifor sente a necessidade de algumas atualizações no Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e há dois meses algumas mudanças vêm ocorrendo com a chegada de uma nova coordenação. Estamos em processo de reformulação e reestruturação pedagógica e metodológica junto às disciplinas e outros produtos oferecidos pelo NEAD.

A partir do momento em que nós temos um mundo virtual e social inserido num ambiente tecnológico, a Universidade, enquanto responsável por atender e formar esse mesmo público, sente a necessidade dessa reestruturação”, conta a coordenadora do NEAD, Profa. Lana Crivelaro.

 

A ideia, de acordo com a coordenadora, era aprimorar a interatividade entre os participantes, além de deixar a plataforma mais atrativa para os alunos. “Estamos implantando um formato em que os professores tornam-se mais responsáveis pelas disciplinas, enquanto os tutores os auxiliam nesta condução. Estamos fazendo duas disciplinas piloto este semestre, em que continuamos utilizando os espaços que o Unifor Online disponibiliza, com ferramentas de ensino, tendo como diferencial a inclusão de um ambiente que proporcione mais interatividade, através de jogos em formato de palavras-cruzadas, quiz, campo minado, etc. Acreditamos que este modelo venha ao encontro com uma linguagem educacional mais adequada e utilizada no mundo contemporâneo. Os jogos trazem uma interatividade que, para jogar, tem que ter um contexto, então automaticamente o aluno está estudando e se envolvendo com o conteúdo”, prossegue.

 

Ainda de acordo com a profa. Lana Crivelaro, a interatividade entre alunos e professores está acontecendo por meio de mídias sociais não avaliativas e externas ao ambiente Unifor Online. “Alguns alunos no início tiveram resistência, mas a partir do momento que eles começaram a entender que o Facebook proporciona mais interação do que fóruns de discussão, começaram a se responsabilizar mais pelos conteúdos a distância, inclusive postar novos conteúdos. Já tenho esse feedback porque está num ambiente que é fechado, mas que também é público”, explica.

 

Aline Rocha é professora do curso de Secretariado EAD. Em sua opinião, o novo modelo de EAD da Unifor é de grande relevância para a comunidade acadêmica. “O novo modelo que a Universidade vem implantando tem consistência e está aberto as possibilidades ofertadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Não é um modelo centrado em si mesmo e fechado para as outras tecnologias e recursos existentes. Trata-se, também, de um modelo centrado no aluno e que tem neste o foco para traçar estratégias de abordagem, interação e discussão dos conteúdos propostos”.

 

Apesar das possibilidades interativas que a tecnologia trouxe para o universo dos estudos, as aulas ofertadas em EAD não são apenas um jogo, pois o aluno, além de interagir com essas ferramentas, deve também produzir conhecimento. Existem grandes vantagens em um aprendizado a distância que o ensino presencial não pode oferecer. “As aulas acontecem prioritariamente pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA) desenvolvido pela Unifor. Este ambiente disponibiliza acesso aos materiais desenvolvidos pelo professor atendendo aos planos de ensino das disciplinas, trazendo todo conteúdo em forma de textos, sons, vídeos, imagens, espaços para dúvidas e informações. Porém, é através dos grupos fechados para cada disciplina dentro do Facebook que se promove a interação, discussões, não avaliativas, voltadas ao conteúdo disponibilizado no Unifor Online, com objetivo de manter a interação professor-aluno, aluno-aluno, extra carga horária”, esclarece a profa. Lana Crivelaro.

 

No grupo fechado do Facebook, o aluno é chamado a construir conhecimento, exercitando o que aprendeu por meio das aulas e dos textos e potencializando sua interação com outros colegas, com o professor e tutor”, explica a professora Aline Rocha.

 

Pela terceira vez em uma experiência de ensino a distância, Tony Marly acredita que o aprendizado é exitoso e atrai a atenção dos alunos porque otimiza o tempo. “Para quem dispõe de um tempo mais reduzido, o projeto de EAD é muito favorável”. Já tendo passado por disciplinas antes da reformulação do modelo de ensino, Tony já visualiza as vantagens do novo método. “Estou vivenciando o novo modelo na disciplina de Responsabilidade Civil e vejo um grande diferencial. Há uma etapa que tem que ser vista sequenciada, para que consiga ir desbloqueando as etapas posteriores. Isso força o aluno a buscar o conteúdo antes de atingir o objetivo que é chegar ao fórum. No novo modelo, a avaliação tem a pontuação integral, os fóruns são facilitadores do processo ensino- aprendizagem e as etapas têm que ser seguidas de forma sequenciada, sem que sejam puladas. Existe uma espécie de pré-requisito para avançar as etapas e isso facilita o entendimento. Acredito que esse modelo é bem melhor que o anterior”, opina.

 

Alice Maria Juliana de Farias Lima, aluna do 1º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor conta que decidiu por realizar uma disciplina em EAD por conta dos materiais disponíveis e da mobilidade de horários. “Como estou no primeiro semestre pensei em não fazer a cadeira a distância porque queria ter contato com um professor, e quis trocar. Mas depois, avaliando melhor, decidi deixar a disciplina de Produção do Trabalho Científico a distância porque vi que tem áudios, bons materiais para ler, enfim, interações que compensam a falta da sala de aula. É quase a mesma coisa, a diferença é que não é necessário estar todos os dias em sala de aula. Contudo, a professora auxilia e está sempre atenta às nossas dúvidas. Além de passar muito material para leitura, ela propõe atividades para serem debatidas entre os alunos, o que acho muito bacana. Também temos um grupo no Facebook, onde os próprios alunos vão debatendo e comentando junto com a professora e a tutora da disciplina. A professora publica posts relacionados à unidade no grupo, onde só entramos com a nossa matrícula, e nós damos o feedback postando nossas respostas. É uma dinâmica de aula, mas virtualmente. Gosto muito dessa metodologia, porque podemos entrar a hora que quiser, temos mais liberdade para fazer os horários de estudo e de maneira divertida. Pretendo fazer outras disciplinas a distância”, conta.

 

DISCIPLINAS


O Nead Unifor conta com 23 disciplinas a distância que podem ser realizadas nos diversos cursos dos centros acadêmicos da Unifor. “Temos o curso de graduação tecnológica em Secretariado, a distância, e junto a essa proposta, outros estão em processo de elaboração, tanto de graduação tecnológica quanto na pós-graduação. “Sentimos a necessidade da reformulação entendendo que o público que busca um curso a distância vivencia uma era inovadora, ativa, interativa e colaborativa”, finaliza a profa. Lana Crivelaro.

 

SAIBA MAIS

un248-un14

Em 1998, a Unifor começou a utilizar a modalidade EAD por meio da internet para o treinamento continuado dos professores em cursos de capacitação oferecidos pela vice-reitoria de Graduação. Em 2003, foi criado o Núcleo de Educação a Distância, NEAD, com o objetivo de implementar as políticas de educação a distância definidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), e fornecer suporte administrativo, tecnológico e pedagógico aos centros de ciências. Em 2005, com o credenciamento da Unifor para oferta de programas de pósgraduação lato sensu a distância, pela portaria MEC No 174, a Instituição intensificou a sua atuação na área de EAD, ampliando o uso dessa modalidade, complementando as atividades de ensino, pesquisa e extensão, numa perspectiva colaborativa com os demais órgãos e setores. Para viabilizar as atividades em EAD, a Unifor disponibiliza para os seus alunos e professores o ambiente virtual de aprendizagem, Unifor Online. Esse espaço oferece aos professores e alunos ferramentas de apoio à aprendizagem, apresentações em vídeo e áudio, correio eletrônico e outros serviços. Entre os anos de 2005 a 2014 foram atendidos mais de 80.200 alunos.

 

 

 

DEPOIMENTOS

 

un248-un03

 

 

“Iniciei o curso de Secretariado a Distância, pois acredito que vá ser muito útil para a minha profissão. Escolhi o EAD, pois trabalho o dia todo e existe a facilidade de acessar o conteúdo de qualquer lugar”.

 

Everaldo Taveira Martins, auxiliar administrativo do CCG

 

 

 

 

 

 

 

 

un248-un18

 

 

“Considero uma experiência muito válida porque existe uma praticidade muito grande nesse tipo de ensino. Há mais tempo para estudar e podemos fazer nossos próprios horários. Já é a quinta disciplina a distância que faço”.

 

Lívia Ohana Gomes, aluna do 10º semestre do curso de Direito da Unifor

 

 

 

 

 

 

 

un248-un23

 

 

“O ensino a distância ou semipresencial é uma realidade para a qual não se pode mais ficar indiferente, cabendo às instituições de ensino refletir, e também problematizar, seu uso na promoção de uma aprendizagem de qualidade”.

 

Aline Maria Matos Rocha, professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Administração, Publicidade e Propaganda e Secretariado EAD da Unifor

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados