Banner

Unifor lança 40 cursos de especialização e MBAs

Na pós-graduação lato sensu, a Unifor lança dez cursos de especialização por escolas: Escola de Saúde, Escola de Comunicação e Gestão, Escola de Tecnologia e Escola de Direito. Dos 40 cursos, 10 são de MBA.

 

un249-17

 

Os cursos de pós-graduação lato sensu são oportunidades de aperfeiçoamento que fazem a diferença no currículo de quem busca se destacar no mercado de trabalho. Saem na frente os profissionais mais preparados e que buscam aprofundar conhecimentos em suas áreas de atuação. Pensando nisso, a Unifor decidiu investir cada vez mais em especializações e MBAs para que seu aluno tenha cada vez mais chances de se destacar e inovar no mercado de trabalho.

 

Desde 2013, a Pós-Unifor segue o conceito Líderes que Transformam. Inspirada em grandes instituições de renome internacional, a exemplo da Universidade de Columbia (EUA), com a qual mantém parceria, além da Wharton Business School, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard, a Universidade idealizou essa filosofia de ensino, orientado a formar líderes que transformam realidades, gerando um impacto positivo na vida de pessoas e instituições.

 

Desta maneira, a Unifor lançou 40 cursos de pós-graduação, entre especializações e MBAs, organizados em quatro áreas, chamadas de escolas: Escola de Saúde, Escola de Tecnologia, Escola de Comunicação e Gestão e Escola de Direito.

 

Nas Escolas, foram criados módulos estruturantes transversais, para estimular o pensar criativo e a liderança, além de implantadas metodologia com base em casos práticos e reais, aproximando o dia a dia à sala de aula; a realização de parcerias internacionais com lideranças mundiais; a formação de redes de relacionamento, permitindo a troca de experiências e fomentando a inteligência relacional; e a elaboração de projeto como TCC.

 

un249-22De acordo com a vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifor, profa. Lilia Sales, “o principal diferencial da pós-graduação é a possibilidade de viver uma experiência transformadora. Com o conceito Líderes que Transformam, o aluno passa a desenvolver habilidades de liderança, a qualificar-se tecnicamente com professores brasileiros e estrangeiros com experiência acadêmica e de mercado, desenvolve conteúdos atuais com metodologias ativas, forma uma rede de relacionamentos e é estimulado, por meio do trabalho de conclusão de curso, a realizar a transferência desse conhecimento ao desenvolver um projeto ou ação que impacte positivamente na vida da sociedade”, afirma.

 

“Os cursos têm disciplinas comuns a todos, que é o que chamamos de disciplinas estruturantes, voltadas para a formação do líder, o despertar do líder, para aflorar esse potencial no aluno. As disciplinas são relacionadas à própria liderança, ao empreendedorismo, à negociação, à inovação, e acontecem em todos os cursos, tendo adequação por escola”, explica a chefe da Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu, profa. Maria do Céu Studart.

 

“Além das disciplinas estruturantes, há as específicas, que também são chamadas de técnicas, de cada curso. A gente capacita, forma o líder, transforma tanto a vida do aluno como da empresa, ou seja, ele leva uma resposta à empresa dele, ao mercado, a sociedade. Essas disciplinas favorecem o networking, porque acontecem por grupos, possibilitando contato direto com outros grupos e professores. Isso permite uma ampla visão, porque temos alunos de cursos diferentes, o que possibilita a experiência de uma forma mais vasta. Também contamos com professores renomados tanto nacionalmente como internacionalmente. Esses são nossos diferenciais: parcerias internacionais, disciplinas estruturantes, professores renomados e nossa infraestrutura. Além de termos os coordenadores de área e os específicos muito próximos aos cursos, acompanhando de perto, no dia a dia da turma, movimentando os cursos com eventos, palestras”, expõe a profa. Maria do Céu.

 

Já a nova orientação para projetos acadêmicos estimula o aluno a se descobrir e se reconhecer como líder, qualificar-se tecnicamente e partilhar este conhecimento, desenvolvendo projetos concretos para a sociedade. Os alunos comprometem- -se com valores coletivos, para além de seus interesses e necessidades individuais, realizando efetiva transformação positiva em si e no outro, cooperando e fomentando o empoderamento humano e, de fato, liderando para transformar.

 

A aluna da Escola de Saúde Ticiana Alves de Sousa Alcoforado considera uma pós-graduação um passo importante e fundamental para o aprimoramento do profissional na área em que se identifica. “O prazer pelo que se faz, aliado ao conhecimento especializado dão um diferencial para o profissional e tudo isso aliado ao fato de ser na Unifor, que é conhecida por sua tradição e modelo de ensino superior, motiva-nos a construir um mundo melhor para nós e para os outros. O que vejo de mais benéfico para mim é o fato de poder colocar em prática o que estou aprendendo no curso, na minha vida profissional. Conhecer novos profissionais, novos recursos e poder saber onde a área a qual escolhi chegou e pode chegar através do meu conhecimento e trabalho”.

 

“Em menos de um ano de curso, obtive um desenvolvimento bem maior do que o esperado em matéria de conhecimento adquirido. A Unifor despertou em mim um interesse para a pesquisa e realização de projetos e, principalmente, uma grande vontade de contribuir para a inovação na área no Direito. Apesar do dia a dia cansativo inerente a todo profissional atuante, a Universidade me permitiu compatibilizar a rotina profissional com o curso. Assim, pude vivenciar em sala de aula a exposição diferentes visões sobre um mesmo tema, através dos ensinamentos de juízes, promotores, defensores, mestres e doutores, participei também de seminários, cursos e congressos, dentre eles um em parceria com a Universidade de Columbia. Todas as oportunidades oferecidas pela Unifor agregaram valores e trouxeram maturidade à minha carreira, e hoje sinto que tenho a experiência necessária na área para fazer a diferença no mercado”, aponta Giovana Oliveira Bezerra, aluna da Escola de Direito Pós-Unifor.

 

un249-23Escola de Comunicação e Gestão

Assim como nas demais escolas, os cursos estão fundamentados sobre três pilares: estímulo do potencial de liderança do aluno, qualificação técnica de excelência voltada para resolução de casos reais e a transferência do conhecimento, através dos trabalhos de conclusão de curso (TCC).

 

“São os cursos que procuram desenvolver líderes, profissionais que já estão no mercado e ainda precisam desenvolver algumas habilidades e competências para ocupar cargos de gestão. O profissional que entra aqui sai preparado para enfrentar o mundo corporativo, para transformar esse mundo corporativo, mas também para transformar outras áreas da vida dele”, aponta Edmundo Mendes Benigno, professor coordenador da Escola de Comunicação e Gestão.

 

Escola de Saúde

Alinhada às Metas do Milênio, da Organização das Nações Unidas (ONU), e por meio da parceria com a Fundação Clinton (Clinton Global Initiative), a Pós-Unifor apresenta eixos que estimulam o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso de seus alunos, buscando soluções para problemas globais. São eles: saúde global, mulheres e meninas no centro do desenvolvimento, meio ambiente e sustentabilidade, desenvolvimento, diminuição da pobreza, educação, direitos, paz e segurança. Na Escola da Saúde não poderia ser diferente, pois os cursos são ofertados de acordo com a demanda das inovações em saúde e relevâncias sociais.

 

Segundo a coordenadora, Carla Marineli, “as especializações oferecem a carga horária mínima de 375 h/a, num total de 18 meses, dentre atividades teóricas com docentes renomados, atuantes na pesquisa científica e no mercado de trabalho, além de estágios em instituições parceiras do Estado e do país e atuações práticas no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), da Unifor”.

 

Os cursos abrangem as mais diversas áreas da saúde: enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, farmácia, educação física, dentre outras, com cursos específicos e multiprofissionais, mensais ou quinzenais, de acordo com as características de cada especialização. No decorrer dos cursos, os alunos têm a oportunidade de desenvolver projetos e ações práticas em seu TCC, além de serem incentivadas e orientados para a pesquisa científica.

 

Escola de Direito

Os cursos de especialização da área jurídica da Universidade de Fortaleza oferecem ao profissional do Direito um cenário propício à solidificação da formação e da rede de relacionamentos profissionais. Com elementos, vivências e estruturas diferenciados, os cursos contemplam palestras e seminários ministrados por profissionais de destaque no cenário jurídico nacional, sendo a estrutura curricular disposta em dois ciclos, um comum e um especial. As disciplinas do ciclo comum propiciam o estudo avançado de temas fundamentais do direito, e a atualização em questões centrais e polêmicas. As disciplinas do ciclo especial garantem o aprofundamento e o conhecimento necessários para a atuação especializada do profissional do Direito.

 

Outro grande diferencial da Escola de Direito é a parceria firmada com a Columbia Law School, possibilitando o intercâmbio de saberes e experiências, propiciando aos alunos aulas com especialistas internacionais aqui em Fortaleza, bem como gerando oportunidade de visitação do campus de Columbia, situado na cidade de Nova Iorque. Assim, o principal objetivo da Escola de Direito é oferecer oportunidade e experiências para que seus alunos solidifiquem seus saberes, desenvolvam competências e habilidades duráveis e sejam lideranças reconhecidas pelo poder de transformação das suas realidades profissionais, preocupados com seu destaque individual, mas comprometidos com o avanço e bem comum.

 

“A Escola de Direito é uma porta que se abre para aqueles profissionais que querem se qualificar com excelência, buscando mais desafios e, principalmente, oportunidade de conhecer novas experiências e trocar saberes e vivências. Sem dúvida, um profissional formado com uma visão ampla de mundo terá uma postura mais crítica e reflexiva sobre si e seu papel com seu próprio crescimento e o bem-estar coletivo”, explica Katherinne Mihaliuc, coordenadora da Escola de Direito da pós-graduação da Unifor.

 

Escola de Tecnologia

A Escola de Tecnologia trabalha o conceito de líderes que transformam buscando alinhamento entre a empresa e os alunos. Alguns são empreendedores por natureza, querem montar suas empresas e seguir carreira independente, enquanto outros optam por desenvolver uma função de intra empreendedor, ou seja, uma carreira na própria empresa.

 

“O conteúdo é dado com o enfoque de que o trabalho elaborado é aplicado a uma necessidade do mercado ou a uma necessidade do aluno, com ele desenvolvendo as suas habilidades empreendedoras, liderando essas mudanças. No final do curso, o aluno traz a empresa ou a Unifor busca parceria com a empresa para que os trabalhos sejam direcionados. Buscamos entender a necessidade da empresa, tenta diagnosticar ou dar uma possível solução a algum problema. Ou então a empresa é buscada pela Unifor diz o que ela necessita e o nosso trabalho vai sendo desenvolvido em cima desse estudo de caso. Esse é o nosso foco, esse alinhamento do estudante com o mercado, para que se torne o mais prático possível”, ressalta Marcelo Augusto, professor coordenador da Escola de Tecnologia da Pós Unifor.

 

DEPOIMENTOS

 

un249-18

 

 

“Na Pós-Unifor o aluno é apresentado às parcerias com empresas e instituições públicas e privadas relacionadas a sua área de conhecimento, convidado e orientado a desenvolver projetos inovadores que resolvam desafios do mundo real, encontram a oportunidade de apresentar essas ideias em eventos internacionais, a conversar com lideranças nacionais e, consequentemente, passam a viver uma experiência transformadora que impacta definitivamente na sua vida profissional”.

 

Lilia Sales, vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifor.

 

 

 

 

un249-19

 

“As discussões, as exposições de trabalhos e a troca de experiências, informações e conhecimento nos deixa diante de uma forma diferente e eficaz de formação profissional. Nunca imaginei que fazer parte da pós-graduação em Saúde Mental na Unifor traria modificações tão significativas para minha vida pessoal e profissional. A proposta de nos fazer ‘líderes que transformam’ é um tanto quanto desafiadora para a Universidade e tentadora para nós, pois diante de tudo que já vivi neste processo de aprender e ensinar, posso ver a transformação de um grupo que estará apto à fazer uma modificação social dentro de cada área de atuação escolhida”.

 

Ticiana Alves de Sousa Alcoforado, aluna da Escola de Saúde Pós-Unifor.

 

 

 

 

un249-20

 

“A Unifor estimula a elaboração de TCCs que abordem a relação prático-teórica encontrada no mercado de trabalho, na sociedade e na realidade observada no mundo corporativo. O maior objetivo diz respeito ao estímulo e orientação para o surgimento de lideres que transformem realidades. A relevância maior pode ser identificada nas conclusões obtidas no término de cada TCC. Cada conclusão encontrada é obtida pela aplicação de métodos que validam, cientificamente, o trabalho realizado, aproximando a teoria da realidade observada, provocando inovações e novas possibilidades de soluções. Contrariando o ditado popular que afirma que ‘na prática a teoria é outra’, nossos TCCs apontam que ‘na prática, a teoria se confirma e se transforma’”.

 

Frederico Gurgel, consultor da Pós-Graduação para o o desenvolvimento de TCCs.

 

 

un249-21

 

“A pós-graduação é essencial para o engrandecimento do meu network. Atualizar e ampliar meus conhecimentos em áreas já conhecidas e desbravar novas áreas de interesse me permitem avaliar novas oportunidades de negócio e parcerias, valorizando meu trabalho e da minha empresa. Professores com vasto conhecimento prático na área e horários flexíveis, me dão mais confiança tendo em vista que a informação transmitida vai além da teoria. O curso de pós em Obras de Infraestrutura da Unifor está sendo totalmente satisfatório para minha vida profissional e está bem adequado em questões de horários, custo e benefício”.

 

Caio Brasil, aluno da Escola de Tecnologia Pós-Unifor.

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados