Editorial | O papel social da Universidade

Este mês, o Unifor Notícias chega recheado de notícias que atestam o papel social da Universidade de Fortaleza. Nossa capa traz os serviços disponibilizados para toda a população da cidade e demais localidades das clínicas odontológicas. Lá, alunos da graduação atendem, gratuitamente, em conjunto com profissionais, nas mais diversas especialidades da odontologia. Por ano, são cerca de 66 mil procedimentos.

A luta contra o preconceito também está presente em nosso jornal, com a cobertura do I Simpósio LGBT Unifor. Iniciativa do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o encontro debateu questões de gênero e diversidade e contou com apoio da Universidade, no sentido de aproximar a comunidade acadêmica da temática e engajá-la no combate ao preconceito.

E que tal oferecer um pouco do seu tempo para ajudar quem mais precisa? Alunos e funcionários da Unifor podem fazer isso através do Jovem Voluntário. Criado em 2001, o projeto leva atividades lúdicas para pacientes de cinco instituições da cidade e tem ainda a preocupação de sensibilizar e contribuir para a formação não só acadêmica do aluno voluntário, mas também pessoal, tornando-o mais solidário através da possibilidade de exercer a alteridade.

O jornal segue com uma matéria que fala dos cursos de pós-graduação lato sensu da Unifor, disponíveis em cinco escolas: Escola de Saúde, Escola de Comunicação e Gestão, Escola de Tecnologia e Escola de Direito. Dentro do conceito Líderes que Transformam, nossos cursos buscam, além de qualificar tecnicamente, estimular que o aluno partilhe o conhecimento, desenvolvendo um projeto ou ação que impacte positivamente sua comunidade.

Destacamos ainda uma entrevista com a prestigiada artista plástica Beatriz Milhazes, que está em cartaz no Espaço Cultural Unifor com a exposição Coleção de Motivos. A visitação é gratuita e prossegue até o dia 28 de junho.

E assim, nós que fazemos a Universidade de Fortaleza seguimos, com a convicção de que contribuímos, através da formação de profissionais capacitados e humanizados, na missão cada vez maior de ajudar a transformar a sociedade em que vivemos. Boa leitura!

Erotilde Honório
Diretora de Comunicação e Marketing