ARTIGO | ORGULHO DE SER UNIFOR

* por Roberto Macêdo

un247-23

Imagine estudar em uma Universidade que participa ativamente do desenvolvimento de tecnologias que antes somente se via em desenhos animados ou em informativos de fabricantes do estrangeiro. Esta é nossa Unifor! Tenho a grata satisfação de ser filho de professores e hoje compor o corpo docente do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), tendo sido trazido pela graduação em Petróleo e Gás.

Pode-se falar de robôs bombeiros, robôs militares, plantas para envase de milhares de botijões de GLP por hora, robôs submarinos, materiais especiais que têm a resistência do aço com um quinto do seu peso. De robôs de 26 toneladas para avaliar estradas, até robôs submarinos para 3000 m de profundidade. Pode-se falar de protagonismo nacional em tudo isto e muito mais.

Pode-se falar de uma rede com várias dezenas de universidades e empresas tendo como liderança agregadora pesquisadores de nossa Unifor. Que nossa Universidade fundou a primeira especialização em Engenharia de Petróleo do Norte e Nordeste, que somos a única universidade privada do Nordeste que faz parte do programa de elite de formação de profissionais do setor de Petróleo e Gás, o Programa de Recursos Humanos(PRH), da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Que um trabalho integrador e cooperativo permitiu que em menos de um ano de PRH, nossa Unifor fosse eleita líder do Grupo de Trabalho de todos PRHs do país na área de Empreendedorismo, Inovação e Intensificação de Processos.

Hoje é o maior grupo dentro dos PRHs no país. Que dentro de nossa universidade nasceu empresa que foi considerada pelo governo peruano e pela Dassault Systèmes como caso de referência em inovação. Que de dentro do campus já foram conquistados mais de 40 prêmios e reconhecimento nacional e internacional em Inovação e Gestão. Que por vários anos nossa Universidade ficou entre os três melhores programas de estágio do país pelo IEL Nacional. Foram conquistados vários desafios e vários prêmios: Petrobras, CNI, Finep, Gerdau, IEL, Siemens, Simec, Sindiquímica, Idea, entre tantos outros.

Que a primeira Empresa Estratégica de Defesa (EED) do Nordeste e uma das primeiras reconhecidas no país está em nosso campus. O primeiro centro de referência em pesquisa com GLP no País nasceu aqui também. O primeiro acordo de cooperação entre o Exército Brasileiro e uma EED em robótica terrestre. O maior programa pós-doutorado de empresa privada no país em 2012 com o CNPq também nasceu dentro da Unifor.

Da academia até a indústria, do ensinar e aprender, está nossa Unifor. Deslumbra as centenas de visitas que todos anos desejam conhecer este mundo que aqui se comenta. E quando buscam Tecnologia e Inovação, encontram um mar de arte e ações sociais. De um visitante que vem sai um amigo que sempre deseja voltar. Esta é a Unifor que conheço.

Faço parte do Curso de Petróleo e Gás do nosso CCT. Imagine a satisfação de poder ser professor de quase todos os semestres e viver a evolução de diversos alunos. Do esforço contínuo necessário de um curso noturno à brava realização de ver meus alunos evoluírem e se consolidarem como profissionais. Vi e torci pelo nascimento do Centro Acadêmico de Petróleo e Gás, onde encontro o equilíbrio entre organizar diversas festas e buscar, de forma incansável, a inserção profissional e formação por meio da ida aos principais eventos do setor de P&G do País.

Do graduado com especialização ao recém-egresso do colégio. Este é o universo do Petróleo e Gás da Unifor. Tem alunos que se dedicam exclusivamente ao curso, tem os que trabalham, tem os que cursam bacharelado e o nosso tecnológico, e tantos outros perfis. O que se tem na realidade é a maior riqueza que se deseja, alunos que sonham e lutam para, junto do corpo docente, poder fazer um curso que mereça escrever um capítulo na história de cada um, na história de nosso curso e nossa Universidade. Sejam sempre bem-vindos a este mundo chamado Unifor.

*Roberto Macêdo é diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Armtec e professor do curso de Petróleo e Gás da Unifor.