Banner

PÓS-GRADUAÇÃO UNIFOR É REFERÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

un246-18
A graduação é apenas o primeiro passo de uma longa e promissora jornada. Em um cenário onde cresce o número de cursos de pósgraduação, destaca-se quem continua percorrendo o caminho dos estudos. A Unifor dispõe de especializações, MBAs, mestrados e doutorados.


O Mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente devido à globalização e aos avanços das tecnologias de comunicação e informação. Tais avanços têm obrigado o mercado a buscar profissionais cada vez mais qualificados, com amplo conhecimento em suas áreas de atuação.


A pós-graduação hoje é um diferencial que, comprovadamente, aumenta as chances de ascensão ao profissional. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a tendência é que cada ano de pós-graduação cursada corresponde a mais de 40% de aumento na renda mensal. Ou seja, um curso que dura em média dois anos, por exemplo, pode incrementar em até 80% os ganhos salariais do profissional. A pós-graduação proporciona um alto desenvolvimento profissional, além de ampliar a rede de contatos do aluno. Através das experiências e troca de saberes em sala de aula, o profissional vai se sentir mais seguro para enfrentar desafios e a acirrada concorrência.


Nesse contexto, a Unifor oferece diversos cursos de pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs) e stricto sensu (mestrados e doutorados). São mais de 3500 alunos e mais de 100 turmas de especialização lato sensu, seis programas de mestrado e doutorado, além de um doutorado em Biotecnologia, em parceria com a Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), e o doutorado em Associação Ampla em Saúde Coletiva.


“A Unifor oferece aulas que preparam para a liderança, metodologias diferenciadas, professores com liderança no mercado, possibilidade de desenvolver os trabalhos de conclusão de curso nas empresas ou melhores instituições do estado, fortalecendo a empregabilidade. Há ainda possibilidade de aulas internacionais, formação de network, apoio à apresentação de ideias e projetos junto ao evento internacional da Fundação Clinton”, afirma a vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifor, profa. Lilia Sales.


LÍDERES QUE TRANSFORMAM: APRENDENDO PARA IMPACTAR 


Líderes que Transformam foi uma filosofia idealizada pela Universidade de Fortaleza para proporcionar forte mudança no ensino da Pós-Graduação. Em 2013, a Pós-Unifor, inspirada em grandes instituições de renome internacional, a exemplo da Universidade de Columbia, com a qual mantém parceria, além da Wharton Business School (UPENN), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard, idealizou um novo conceito de ensino, orientado a formar líderes que transformam.


Os pilares desse modelo são o autoconhecimento do potencial de liderança do aluno, a qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, estimulando o pensar global e o agir local e também a transferência do conhecimento, através dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), através da elaboração de projetos ou ações que impactem positivamente na vida de pessoas e instituições.


Alinhada às Metas do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) e por meio da parceria com a Fundação Clinton (Clinton Global Initiative), a Pós-Unifor apresenta eixos que estimulam o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso de seus alunos, buscando soluções para problemas globais e locais como a Saúde Global, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento, Diminuição da Pobreza, Educação, Direito, Paz e Segurança. Para a efetivação dessa proposta, foram criadas as Escolas de Comunicação e Gestão, Direito, Saúde e Tecnologia.


Nestas Escolas foram implantadas a escolha de professores tecnicamente qualificados e que lideram pelo exemplo; a criação de módulos estruturantes, estimulando o pensar criativo e a liderança; a metodologia com base em casos práticos e reais, aproximando o dia a dia à sala de aula; a realização de parcerias internacionais com lideranças mundiais; a formação de redes de relacionamento, permitindo a troca de experiências e fomentando a inteligência relacional; e a elaboração de projeto como TCC, realizando o impacto positivo.


A nova orientação dos projetos acadêmicos estimula o aluno a se descobrir e se reconhecer como líder, qualificar-se tecnicamente e partilhar este conhecimento, desenvolvendo projetos concretos para a sociedade. Os alunos comprometem-se com valores coletivos, para além de seus interesses e necessidades individuais, realizando efetiva transformação positiva em si e no outro, cooperando e fomentando o empoderamento humano e, de fato, liderando para transformar.


De acordo com a profa. Lília Sales, trata-se de um projeto de grande porte com significativa relevância para a sociedade e para a academia. “O Líderes que Transformam estimula o reconhecimento e/ou construção de habilidades e talentos de liderança, estimula os alunos a conhecer os problemas globais e desenvolver projetos que impactam localmente. Estimula o empreendedorismo, coloca o aluno frente a frente com as instituições, estimulando a consciência da responsabilidade de pensar criativamente e encontrar soluções para problemas concretos vivenciados”.


Lato Sensu x Stricto Sensu

As pós-graduações lato sensu envolvem programas de especialização, incluindo MBAs, e são voltadas para o mercado de trabalho. De acordo com o Ministério da Educação, os cursos devem ter duração mínima de 360 horas, o que em média totaliza dois anos. A duração, contudo, pode ser ampliada de acordo com o projeto pedagógico do curso e seu objeto específico. As aulas podem ser presenciais ou a distância. Ao final, o estudante receberá um certificado de conclusão de curso.


As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado. Os profissionais que decidem por uma pós-graduação stricto sensu geralmente desejam se aprofundar em determinado campo do saber. Somente as pós-graduações stricto sensu garantem ao aluno um grau acadêmico. Voltado para o ensino e a pesquisa, o mestrado dura dois anos. Ao final, para obter o título de mestre, o aluno deve apresentar uma dissertação. Já o doutorado é um curso mais específico e aprofundado com objetivo de formar pesquisadores. Dura quatro anos e, ao final, para a obtenção do título de doutor, o aluno deve defender uma tese, estudo que traga algo de novo para um campo do saber.




DEPOIMENTOS


un246-19




"Realizar um mestrado era um sonho antigo, que se tornou possível em uma instituição com credibilidade e renome nacional e internacional, que é a Unifor. Ter a possibilidade de aumentar o conhecimento científico, bem como trazer os resultados à comunidade, também foram sonhos antigos que se tornaram reais. Não basta aprender, é preciso compartilhar. As vantagens trazidas pela Unifor são, dentre outras, a credibilidade institucional, o apoio contínuo e as fontes de pesquisa disponibilizadas pela Instituição. O corpo docente é outro diferencial. Posso acrescentar o aumento de conhecimento e a possibilidade de continuar a pesquisa, participando ativamente do processo educacional. Fazer parte do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unifor, que também foi minha instituição de graduação e especialização só me fez ter certeza de que fazer parte de um programa de excelência é a concretização de um sonho que abre as portas para um futuro melhor”.


Carlos Alberto Soares Jr.
, mestre em Direito Constitucional e professor da graduação em Direito da Unifor.

un246-20






"Escolhi fazer o curso de MBA em Marketing da Unifor porque sabia que era referência no mercado, além de conhecer os grandes profissionais que já fizeram o curso na Instituição. Achei surpreendente, tem uma estrutura sensacional, professores extremamente capacitados e referência em suas respectivas áreas. Me sinto mais capacitado para o mercado e com uma visão ainda mais otimista para o meu futuro. Já sentia a diferença mesmo cursando, percebia que o que eu estava aprendendo em sala de aula eu já vivia, mas não via com os olhos que comecei a ver. Agora consegui enxergar oportunidades”.


Francisco Taywan Ramires
, aluno do MBA em Marketing.

un246-21





“O doutorado é considerado o maior título de uma carreira acadêmica. Poder ter realizado na área da Saúde Coletiva representou a concretização de um investimento iniciado ainda na graduação. A relevância de ter realizado este curso na Unifor reside na garantia da qualidade do ensino e o compromisso do corpo docente para com os alunos. As vantagens da Unifor centram-se nas oportunidades vivenciadas na parceria entre o Programa de Saúde Coletiva com outras áreas da Universidade, a exemplo do NATI. Essas parcerias também ocorrem extramuros com outras universidades locais, nacionais e internacionais. A participação em eventos científicos e em projetos multicêntricos também representam um aprendizado conquistado para aplicação em um futuro próximo”.


Patrícia M. C. Collares
, fisioterapeuta mestre e doutora em Saúde Coletiva.

un246-22






“A valorização de cursos de pós-graduação, principalmente em grandes instituições como a Unifor é o diferencial para alavancarmos nossas carreiras e continuarmos nossa evolução dentro das empresas que hoje são cada vez mais dinâmicas e exigentes. As experiências acumuladas durante minha vida profissional demonstram que o desafiador cenário globalizado assume importantes posições nos relacionamentos entre líderes e liderados, em especial nas empresas multinacionais. A necessidade de constante qualificação nos obriga a buscar novos conhecimentos, por isso busquei este curso. Esta certificação vai me trazer oportunidades dentro da empresa em que me encontro, evoluindo a nível profissional e pessoal”.


Cláudio Vieira de Moura
, aluno do MBA em Gestão Comercial.

 


SERVIÇO

A Unifor possui 74 cursos de especialização e MBA em diversas áreas. Dispõe de 6 programas de mestrado e doutorado na áreas de Administração de Empresas, Direito Constitucional, Informática Aplicada, Psicologia, Saúde Coletiva e Ciências Médicas. Possui também o doutorado em Biotecnologia, em parceria com a Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), e o doutorado em Associação Ampla em Saúde Coletiva. Conta ainda com 68 cursos de Educação Continuada nas áreas de Comunicação e Gestão, Direito, Saúde e Tecnologia. A lista de todos os cursos está disponível em www.unifor.br/posgraduacao. Informações: 3477 3178/ 3114.



 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados