Banner

GRADUAÇÃO: CONQUISTAS E NOVOS SONHOS A PERCORRER

un246-01
Na noite de hoje, a praça central da Biblioteca da Unifor seráp alco da cerimônia de colação de grau de 1.500 formandos. Orgulhosa de fazer parte dessa incrível jornada, a Unifor parabeniza a todos, desejando muito sucesso e dizendo até breve.


Vida nova para os 1.500 alunos da graduação da Unifor que colam grau na noite de hoje, dia 7 de janeiro de 2015. A data marca a chegada do momento mais esperado para esses estudantes que, agora, tornam-se profissionais das carreiras que abraçaram para a vida. Foram anos de intenso estudo e dedicação a uma caminhada que certamente não foi fácil, mas muito valorosa. A vitória de hoje também deve ser dividida com os pais, avós, tios, amigos e professores que estiveram lado a lado incentivando cada uma dessas pessoas, tornando todo esse processo ainda mais prazeroso, muito mais feliz. Na cerimônia que acompanharemos logo mais, torcemos para que os melhores sentimentos sejam despertados, mas principalmente o de comprometimento. Com o futuro que os aguarda e com a profissão que, durante o juramento, assumirão exercer com ética e dignidade.


Para a Universidade de Fortaleza fica o intenso sentimento de orgulho e gratidão. “Na vida de centenas de alunos e suas famílias, se encerra uma fase, um ciclo, como tantos que já se passaram e como tantos outros que ainda virão”, fala o prof. Henrique Sá, vice-reitor de Ensino de Graduação. “Estamos agradecidos por termos sido escolhidos por vocês, pelo engajamento de nossos ‘sempre-alunos’, e mais do que isso, manifestamos a expectativa da contribuição de nossos recém-egressos junto à sociedade. Temos a certeza da qualidade dessa contribuição, temos a convicção de que nossos egressos aplicarão suas competências de forma ética e que continuarão a sonhar alto, buscando mais, mantendo-se permanentemente em desenvolvimento e alcançando novas conquistas. Nós que fazemos a Graduação da Unifor, nossos coordenadores e professores, colaboradores e demais colegas alunos, expressamos nossos votos de muito sucesso e felicidades nesse novo momento de vida”.


A partir de amanhã, o mercado de trabalho contará com novos fonoaudiólogos, dentistas, nutricionistas, jornalistas, engenheiros e tantos outros profissionais capacitados para exercerem um trabalho de qualidade. Nós ganharemos mais alguns motivos de orgulho, várias razões para sentir saudade e a certeza de que, sobretudo, tivemos nosso dever cumprido.


Com a qualificação de melhor universidade privada do Norte/Nordeste, hoje formamos profissionais de 34 cursos de graduação tradicional e executiva, sendo 10 do Centro de Ciências da Saúde (CCS), 11 de Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), 12 do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e ainda do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), lugar cativo do nosso curso de Direito. Sabemos que com a estrutura e o cuidado que lhes foram oferecidos, as grandes oportunidades estarão sempre presentes para essas pessoas.


Na primeira edição de 2015 do Unifor Notícias, você poderá conferir o relato de alunos que vivenciaram e extraíram tudo de melhor que o nosso espaço pode oferecer. Em uma espécie de balanço dos últimos anos, eles nos relatam um pouco da trajetória no campus. Entre projetos, amigos e estágios, o saldo de tudo que foi absorvido e as expectativas da nova vida que está por vir.


Logo mais, durante a cerimônia de colação, os mais novos profissionais da cidade recebem seus diplomas de conclusão e farão o juramento. Contudo, não queremos nos despedir. A partir da convicção de que o caminho para o aperfeiçoamento profissional sempre será o estudo, preparamos essa linda festa não com a intenção de dizer adeus, mas com o desejo de continuarmos presentes nas suas vidas acadêmicas, seja na educação continuada ou na pós-graduação. Com as portas abertas ficaremos, dispostos a qualificar, evoluir e somar ao seu lado. Sempre!


DEPOIMENTOS

un246-04 un246-05 un246-06

“Na Unifor descobri o que quero fazer pelo resto da vida. O curso de Ciência da Computação abrange muitas áreas e aqui pude experimentar cada uma. Os professores e a coordenação estão sempre muito dispostos a compartilhar suas experiências. Para mim foi muito importante ter aulas com professores da pós-graduação, uma vez que eles apoiam e incentivam muito a iniciação científica. Acabo de terminar a graduação e estou ingressando no mestrado, onde acredito que posso otimizar meus pontos fortes e fazer a diferença no mercado de trabalho”.


Namon Alencar, concludente de Ciência da Computação.

“Optei por cursar Arquitetura aqui e acertei. Muito me agradou a estrutura, as possibilidades em termo de acervo da biblioteca, de laboratórios e de professores. Todos muito qualificados, muitos vou levar como referência para a vida. Pouco tempo depois de entrar, no 2º semestre, fui em busca de linhas de pesquisa e logo encontrei uma voltada para o Urbanismo. Tive a oportunidade de apresentar meu trabalho em diversos lugares. Logo depois, em outra parceria da Unifor, agora com uma universidade dos Estados Unidos, fui contemplada com uma bolsa e passei 6 meses fora. As oportunidades foram muitas e vou ser sempre agradecida”.


Sara Belém, concludente de Arquitetura e Urbanismo.

“Durante o curso pude atender grande parte das minhas expectativas. A infraestrutura disponibilizada é deslumbrante. Agora que finalmente consegui o meu diploma, penso que a credibilidade da Unifor vai me proporcionar boas chances no mercado de trabalho. Eu já tenho mais de três anos no mercado, pois graças aos ótimos professores da Unifor e aos laboratórios de tecnologia de ponta, pude aprender bastante. Hoje me sinto capacitado para qualquer desafio”.


José Davi Sousa de Araújo, concludente de Engenharia da Computação.

un246-07 un246-08 un246-09

“Eu já era técnica de enfermagem, mas quis me profissionalizar. Meus pais não tinham condições de pagar uma faculdade, então tive que estudar e trabalhar. Demorei para me formar. Entrei em 2008, tive que trancar em 2012 porque engravidei. Retornei em 2013. Estou muito feliz, pois gosto muito dessa área, há um mercado de trabalho amplo e competitivo e a Unifor me preparou para me diferenciar. Me sinto uma profissional muito capacitada. Agradeço a Deus, à minha mãe, meu esposo e professores por terem me ajudado nessa caminhada”.


Jullyany Cavalcante, concludente de Enfermagem.

“Sinto um gostinho de missão cumprida. Quando entrei na Universidade já era um profissional, vim buscar teoria e embasamento para o que já fazia e para realizar meu grande sonho de ter uma graduação. Estou me sentindo muito feliz. Foram anos de investimento, noites e mais noites estudando, buscando conhecimento e tentando devolver para os professores o que aprendi de uma forma bacana. Foi uma experiência acadêmica fantástica, que vou levar para o resto da vida. É uma explosão de sentimentos, de conquista, de vitórias, de amadurecimento”.


José Waltembergy Sousa do Carmo, concludente de Audiovisual e Novas Mídias.

“Para mim foi mais do que um sonho. O Direito nasceu para mim e tudo que eu almejei eu consegui na Unifor. Publiquei artigo científico, também estagiei no Tribunal de Justiça, entre outras conquistas. Esse é o primeiro passo de um grande caminho. Cada um dos professores soube passar as matérias com uma didática excelente, pude aproveitar palestras, grupos de estudo. Meu próximo passo é um mestrado aqui na Unifor. Quero cursar Direito Administrativo, pois já que a graduação me deu bons frutos, a pós-graduação com certeza também será maravilhosa”.


Ledayana Mary Costa Lima, concludente de Direito.

un246-10 un246-11 un246-12

“Com muito esforço e prazer, aprendi sobre a minha profissão da melhor forma possível. Foi como realizar um sonho a cada dia. A Unifor é uma universidade de primeiro mundo, com uma superestrutura, ótima biblioteca, profissionais atenciosos e capacitados, preparados para compartilhar seus conhecimentos. Estou me sentindo muito feliz e com a sensação de que uma etapa importante da minha vida foi cumprida. Sinto-me uma profissional completa, pois a Unifor me preparou para o mercado de trabalho”.


Delijane Aragão, concludente de Fisioterapia.

“Estudar na Unifor foi muito especial. Quando vinha acompanhar meu irmão, já me imaginava sendo aluno, não só pela excelente infraestrutura, como também pelos ótimos professores, pela biblioteca vasta, funcionários atenciosos. Tentei aproveitar da melhor maneira possível. Me sinto realizado, com a sensação de dever cumprido, mas ciente de que é o começo de uma longa estrada. Tenho como objetivos entrar para residência médica de Cirurgia Geral e me estabilizar no mercado. Não esquecendo de ajudar aqueles que precisam, fazendo o bem ao próximo”.


João Carlos Araújo Souza, concludente de Medicina.

“Escolhi a Unifor porque minha irmã já havia se graduado na Instituição e sempre me passou as melhores referências possíveis. A melhor parte da minha trajetória, no entanto, foi nas partes práticas do curso e na cadeira de estágio. Procurei sempre me envolver com monitorias, entrei na liga acadêmica e participei do projeto Fono-Odonto. Toda a vida que o campus me proporcionava eu recebia de braços abertos. Acredito que o aluno tem que ir além da teoria, sair um pouco dos livros e encarar de frente a atuação profissional do seu curso, coisas que a Unifor proporciona de maneira exemplar”.


Zildene Feitosa, concludente de Fonoaudiologia.

un246-13 un246-14 un246-15

“Na Unifor eu encontrei a minha paixão. Depois de muito pensar em qual carreira seguir, finalmente optei por ser Engenheira de Produção. A cada ano que passava, a certeza de que tinha optado pela profissão certa só aumentava. No terceiro ano do curso, a Unifor foi a primeira a apostar nas minhas competências e me concedeu meu primeiro estágio. Hoje, recém-formada, me sinto preparada para os desafios do mercado. Esses anos ficarão guardados sempre na memória, juntamente às amizades que eu fiz com os alunos, professores e funcionários”.


Alessa Linhares, concludente de Engenharia de Produção.

“Cheguei na Unifor por meio de transferência, pois a instituição onde iniciei meus estudos foi fechada. Junto a mim, vieram vários colegas de turma. Pouco tempo depois, tivemos certeza de que foi a melhor escolha possível. No nosso curso precisamos ter acesso a muitos equipamentos e isso a Universidade sempre nos ofereceu com muita qualidade. Os professores nos receberam divinamente e, além de ótimos profissionais, sempre foram muito atenciosos. Fiz muitos amigos. Graças à vasta grade de horários, pude cursar cadeiras em diferentes turnos e me graduar de maneira mais rápida”.


Amanda Lima, concludente de Educação Física.

“Foram quase cinco anos de vida acadêmica no campus da Unifor. Mais do que uma formação delimitada entre as paredes da sala, a Unifor oferece ações em vários campos do saber que possib-i litam o crescimento profissional e pessoal. Destaco o Projeto Jovem Voluntário, em que pude atuar em hospitais no trabalho com crianças internas. Coloquei em prática as lições dentro do Núcleo Integrado de Comunicação. Lá, fiz meu primeiro estágio, que me abriu portas para o mercado de trabalho. Saio da Unifor com um diploma e muitas outras conquistas que não cabem no papel”.


Lorena Cardoso, concludente de Jornalismo.

un246-16 un246-17

“A Unifor me proporcionou diversas atividades acadêmicas. Participei do programa de monitoria por dois anos, do projeto de extensão acadêmica Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade (Pronutra) por um ano, além do Programa Aluno Voluntário de Iniciação Científica (Pavic). Também tive a oportunidade de vivenciar outros estágios extracurriculares. Foram cinco anos de muita correria e de muitas alegrias nessa Universidade. Sou bastante grata a todos que me auxiliaram nessa caminhada”.


Renata Abreu, concludente de Nutrição.

“Na Unifor tive a oportunidade de conciliar o mundo acadêmico com o profissional, pois desde o início do curso trabalhei na área de Tecnologia da Informação e pude vivenciar os ensinamentos passados pelos excelentes professores. Participei do 1º projeto de parceria entre a IBM e Unifor, o BlueLab, para implementação de um sistema de gestão hospitalar. Participei ainda da organização de etapas e da final da Maratona Brasileira de Computação. A Universidade me propiciou não apenas a graduação de forma isolada, mas a oportunidade de me envolver em diversas atividades e projetos. Só tenho a agradecer.


Lucas Cavalcante, concludente de Ciência da Computação.

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados