ESPECIAL COLAÇÃO DE GRAU | PALAVRA DA REITORA

un246-02A Colação de Grau é um momento festivo comemorado pelos concludentes, suas famílias e toda a comunidade acadêmica. Nessa ocasião, a sensação de dever cumprido e uma série de expectativas vêm à tona. É hora de alçar voo e agir, buscando melhorar o mundo em que se vive. Para a Universidade de Fortaleza, essa é uma das mais importantes perspectivas, pois investe na formação de profissionais de excelência, conectados com as demandas sociais e ambientais, capazes de transformar vidas, cenários e tecnologias; tudo isso com ética, competência e muita criatividade.

A nossa instituição trabalha em busca da inovação, dos avanços tecnológicos, do bem-estar social, da qualidade de vida, da saúde, da justiça e de novas modalidades de comunicação e gestão, tendo obtido uma posição de destaque na qualidade do ensino e nas contribuições que oferece para a nossa região. Essas conquistas são possíveis diante de um corpo docente qualificado, funcionários habilitados e uma infraestrutura que propicia o amplo desenvolvimento dos seus alunos, integrando o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

Para alcançarmos essas metas, embasamo-nos em valores que estão impregnados em nossa cultura, fazendo parte, também, das diretrizes que norteiam a formação dos nossos alunos, das relações interpessoais, sociais e com o meio ambiente. Assim, o respeito ao homem e à sua diversidade, aos princípios democráticos e aos direitos humanos; a responsabilidade social e ambiental; a compreensão do ser humano como centro do processo educativo; a contribuição com as transformações científicas, econômicas, políticas, sociais, culturais e tecnológicas; além do compromisso com a ética, a arte e a estética são valores que mantemos e perseguimos com afinco. Acreditamos tanto que esses valores fazem a diferença na vida das pessoas e no cenário educacional, que sugerimos a vocês, neograduados, que os levem adiante, disseminando pelo mundo as sementes desta Instituição que será sempre um lugar especial para todos vocês.

Hoje, não é dia de despedida; mas o início de uma nova trajetória, repleta de desafios pessoais e profissionais que serão vencidos com base em todo o aprendizado de vocês. O tempo não para, os cenários mudam, o saber é dinâmico, por tudo isso, a busca constante pelo aprender é essencial para a longevidade das carreiras que nesta noite vocês abraçam. Digam sim aos desafios, confiem nos seus conhecimentos, mantenham-se vibrantes, valorizem as emoções, sejam sedentos por novos saberes, tenham coragem, criem, inovem e ousem sempre. Afinal, a ousadia pertence aos sábios, por isso, levem consigo o pensamento de que a ousadia é uma das mais valiosas características do ser humano, pois tem grande poder e magia na transformação da realidade.

Fátima Veras
Reitora da Universidade de Fortaleza