Unifor firma parceria com o Ministério da Saúde da França

O convênio prevê a mobilidade internacional de alunos e professores de ambas instituições para a troca de experiências e o intercâmbio de pesquisas.

un244_pag10-fotoparceria-ministdasaudeA Universidade de Fortaleza deu início a uma série de atividades previstas em um acordo de cooperação firmado com o Centro Hospitalar Universitário-CHU-Rouen, oitavo maior da França. O convênio prevê a mobilidade internacional de alunos e professores de ambas instituições, a fim de realizar intercâmbio de estudos e pesquisas em favor da promoção da saúde.

O projeto tem financiamento do Ministério da Saúde Francês e deverá acontecer até 2016. Tem a participação de professores e pesquisadores da Faculdade de Medicina e de Farmácia da Universidade de Rouen e da Universidade de Fortaleza, através do Mestrado em Saúde Coletiva. O convênio foi intermediado pela professora da Universidade de Fortaleza, Leda Roquayrol Guillemette, que também presta assessoria à Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifor, desenvolvendo a internacionalização da pesquisa científica com instituições europeias.

De acordo com a coordenadora do Mestrado em Saúde Coletiva da Unifor, Raimunda Magalhães, o principal objetivo do convênio é o desenvolvimento da formação de recursos humanos e pesquisa. “Essa parceria é importantíssima, pois além de desenvolver nossa pesquisa, trabalharemos com uma universidade conceituada na França, o que permitirá maior visibilidade do nosso programa de mestrado a nível internacional”, enfatiza. Segundo a coordenadora, já está confirmada a participação de um aluno de mestrado da Unifor e de um professor doutor em pesquisas na área odontológica e geriátrica, no Centro Universitário-CHU-Rouen.

O convênio deve atender as seguintes considerações: desenvolver projetos de ensino, pesquisa e inovação, organização de reuniões científicas, simpósios, seminário e workshops, acolhida e formação de internos e estagiários, troca de documentações e publicações em conformidade com as leis e regulamentos nacionais. Além disso, serão privilegiadas ações de aperfeiçoamento dos conhecimentos e das práticas médicas e paramédicas em temas como saúde pública (oferta e tratamento), saúde da criança e do adolescente, saúde da mulher, saúde do idoso, violência, nutrição e obesidade e medicina do trabalho.

Para Lilia Sales, vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UnifoR, a pesquisa qualificada é meta fundamental da Universidade de Fortaleza. “Parcerias internacionais estimulam a troca de ideias de forma abrangente entre pesquisadores, aumentando o potencial de impacto das pesquisas desenvolvidas. A parceria com a Universidade de Rouen, especificamente com o Centro Hospitalar Universitário-CHU/Rouen, referência europeia, traz o fortalecimento da pesquisa em saúde pública de relevância global, estimula a produção científica internacional e expõe nossos alunos ao que existe de mais atual sobre o tema. Concretiza o pensar global e agir local e impactar positivamente a realidade brasileira”, afirma.

Para dar início às atividades de cooperação, uma delegação francesa esteve em Fortaleza entre os dias 25 a 31 de outubro, ministrando cursos e seminários na Unifor, além de visitas às instalações da Universidade (Núcleo de Atenção Médica Integrada e Clínica Odontológica), ao Instituto Pediátrico Albert Sabin, ao Instituto Peter Pan, à Maternidade Escola e o Lar Torres de Melo.

A delegação participou ainda do V Seminário Internacional em Promoção da Saúde, que ocorrereu de 29 a 31 de outubro, no Ponta Mar Hotel.

Reitora Fátima Veras Recebe medalha

A reitora da Universidade de Fortaleza, Fátima Veras, recebeu no dia 27 de outubro, a Medalha de Honra do Centro Hospitalar Universitário (CHU-Rouen). A condecoração é concedida aos mais relevantes parceiros em ações de promoção da saúde.

A homenagem é fruto da parceria firmada entre a Unifor e o Ministério da Saúde da França. De acordo com a reitora Fátima Veras, a Universidade está muito satisfeita por este momento e pela oportunidade de intercâmbio de conhecimentos. “Essa experiência é fundamental para a troca de experiências, tanto do nosso corpo docente, como para nossos discentes. Esperamos que esta parceria se consolide e traga bons frutos”, afirma.