Unifor sedia JAO e Congresso Brasileiro de Câncer Bucal

Em sua 17º edição, a Jornada Acadêmica de Odontologia sedia, pela primeira vez, o Congresso Brasileiro de Câncer Bucal e atinge público recorde com mais de 600 inscritos.

un244_pag04-fotojao

Dra. Elizabeth Carrara de Angelis (esq.) recebe certificado
de participação das mãos da profa. Christina Praça, fonoaudióloga.

Oferecer uma melhor qualidade de vida ao paciente oncológico foi o objetivo do 10º Congresso Brasileiro de Câncer Bucal e da 17ª Jornada Acadêmica de Odontologia, realizados pelo curso de Odontologia da Unifor em parceria com o Hospital do Câncer de São Paulo – A.C. Camargo, nos dias 22, 23 e 24 de outubro. Fundidas pela primeira vez em um único evento, as duas iniciativas trouxeram para o campus da Unifor oportunidades para discussões científicas interdisciplinares sobre temas que abordam a odontologia moderna e questões relacionadas ao câncer bucal.

A Jornada Acadêmica de Odontologia da Unifor é o evento acadêmico da Odontologia mais antigo do Estado do Ceará e, este ano superou as anteriores, atingindo recorde de público. “A JAO surgiu três anos após a fundação do curso de Odontologia, que completa 20 anos em 2015. No início foi desenvolvido por um pequeno grupo de alunos, mas hoje atingiu recorde de público, contando com mais de 600 participantes inscritos”, explica Saulo Ellery, presidente docente do JAO e professor do curso de Odontologia da Unifor.

Ainda de acordo com o prof. Saulo Ellery, esta é a primeira vez em que o Congresso Brasileiro de Câncer de Boca é realizado fora de São Paulo. “A união dos eventos foi fruto de uma parceria entre Unifor e A. C. Camargo, um dos maiores centros de tratamento de câncer de boca do Brasil, que fica em São Paulo. Tivemos a participação de acadêmicos, profissionais, cirurgiões dentistas, médicos, terapeutas, psicólogos e fonoaudiólogos e nosso objetivo foi entender temas atuais sobre o diagnóstico, tratamento, prevenção do câncer de boca para uma melhor conduta com os pacientes. Além disso, a JAO contou com uma gama de palestras, o que implica diretamente no saber do nosso aluno e na renovação e reciclagem dos sistemas atuais da odontologia para os profissionais da área”, explica.

“Tive a oportunidade de fazer parte da JAO como aluno, depois como diretor docente e, agora, na coordenação do curso, o que me possibilita perceber como a jornada cresceu. A parceria com a A.C. Carmargo traz para os nossos alunos a vivência de um dos hospitais de câncer mais bem estruturados da América Latina”, enfatiza o prof. Fernando André Campos Viana, coordenador do curso de Odontologia da Unifor.

A 10ª edição do Congresso Brasileiro de Câncer Bucal, que trouxe o tema “Câncer Bucal: Prevenção – Diagnóstico – Tratamento”, promoveu maior integração entre as equipes de saúde que atuam no tratamento do câncer de boca: cirurgiões-dentistas, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos. O congresso foi composto de conferências, discussões e apresentações de programas de prevenção que têm dado bons resultados em alguns estados do Brasil.

“Tivemos mesas-redondas que exaltaram a importância do diagnóstico precoce, dos tratamentos, efeitos colaterais e de como amenizá-los, além de apresentações de casos de diagnósticos difíceis e raros”, destaca o Dr. Fábio Alves, cirurgião-dentista e coordenador científico do 10º Congresso Brasileiro de Câncer de Boca.

DEPOIMENTO

un244_pag04-fotodepoimento-dr.renato

“Estou bastante impressionado com a estrutura da Universidade. Vejo uma adesão extraordinária dos alunos da Unifor e percebo sua preocupação em conhecer o que há de melhor dentro de suas áreas de interesse, como a cirurgia. Os palestrantes são extremamente qualificados e têm apresentado conceitos muito importantes. Independentemente de querer ou não seguir a área cirúrgica, aqui o aluno tem vivência sobre o tema muito importante para a sua carreira”.

Dr. Renato Sawazaki, palestrante convidado do Rio Grande do Sul.