Crianças da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz viajam de avião pela primeira vez

O projeto “Meu primeiro voo” selecionou, através de um concurso de redação, 9 alunos para o passeio. A viagem ao longo do litoral cearense durou cerca de 30 minutos.

un244_pag03-fotocriancasObservar de perto a grandeza do céu, a beleza das nuvens. Sentir o frio na barriga quando o avião descola suas rodas do chão e parte a subir. Ver da janelinha pequena o sol se mostrando em sua imensidão. Sensações que quem já viajou de avião algumas vezes, com certeza, conhece. No dia 12 de outubro, data em que se comemora a vida de todas as crianças, alunos da 4ª série da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz tiveram a oportunidade de participar de tudo isso pela primeira vez. A Fundação Edson Queiroz em parceria com a empresa Open Point Agência de Viagens e Turismo levou 9 estudantes ao embarque do Aeroporto Pinto Martins para sobrevoar o litoral cearense.

Através de um concurso de redação realizado durante a aula com o tema “Meu primeiro voo”, as professoras Janaína Aguiar, Eurides Silva e Tônia Ribeiro avaliaram os estudantes que melhor descreveram seus sonhos e expectativas em descobrir a cidade lá decima. Flaviano de Souza Lima, 9 anos, foi um dos eleitos. “Quando a tia disse que eu tinha sido escolhido saí pulando de alegria!”, conta. “Na hora deu medo, mas quando o avião começou a levantar voo me emocionei. Gostei muito”.

Durante o trajeto, que durou cerca de 30 minutos, eles foram elegendo seus momentos preferidos. “Adorei essa parte em que o avião faz a curva. Todo mundo parecia formiguinha. Se puder, quero ir de novo”, contou Jonas Ferreira de Oliveira, de 10 anos. Já Maria de Fátima, também de 10 anos, superou os receios na hora decolagem. “O que eu mais gostei foi quando o avião foi subindo. As casas ficaram pequenininhas e é legal ver as nuvens. Não vou mais ter medo”, prometeu.

Ao final, as crianças receberam lanches, um kit especial e um certificado de participação. Mônica Praça, coordenadora da escola, esteve ao lado da turma durante todo o processo e garante que o momento foi de muita emoção. “Todos eles estavam muito encantados e agradecidos. Foi um dia muito especial”. Ainda de acordo com ela, iniciativas como essa são essenciais para a autoestima e motivação dos pequenos. “Não só durante o passeio, mas em todo o dia e até mesmo no concurso que resultou na escolha dos 9, eles puderam perceber que, de fato, as oportunidades aparecem e é possível agarrá-las, mas tudo a partir dos estudos, do esforço e da dedicação”.