Unifor apresenta o Russian State Ballet pela primeira vez em Fortaleza

un-243-23

Integrantes da Cia. de Dança Unifor participaram de workshop com bailarinos
do Russian State Ballet, com a presença do diretor artístico Victor Davydov e
da assistente de direção artística Svetlana Ustyuzhaninova.

A companhia, que tem 33 anos de história, esteve na Universidade ministrando um workshop para os bailarinos da Cia. de Dança Unifor.

Pela primeira vez em Fortaleza, o Russian State Ballet, considerada uma das companhias de dança mais respeitadas da Rússia, apresentou, nos dias 18 e 19 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, o clássico espetáculo “O Lago dos Cisnes”. Com 33 anos de história, a companhia, sob a liderança do coreógrafo Viatcheslav Gordeev, seu criador e diretor-geral, veio de uma grande tour pela Europa, passando pela Alemanha, Suíça, Turquia, Dinamarca, Suécia. No Brasil, o Russian State Ballet desembarcou para a sua maior turnê já realizada no país.

A parceria entre Unifor e Russian State Ballet foi coroada no dia 17 de setembro, quando o corpo do Ballet esteve na Universidade visitando a exposição “Abstrações”, em cartaz no Espaço Cultural Unifor. No mesmo dia, dois bailarinos da companhia ministraram um workshop exclusivo para a Cia. de Dança Unifor, com a presença do diretor artístico Victor Davydov e da assistente de direção artística Svetlana Ustyuzhaninova. Já no dia 18 de setembro, à tarde, no Centro de Eventos do Ceará, os componentes da Cia. de Dança Unifor tiveram a oportunidade de assistir ao ensaio do Russian State Ballet. No dia 19 de setembro, a Camerata Unifor abriu o espetáculo do Russian State Ballet, no Centro de Eventos do Ceará.

“A parceria entre Universidade de Fortaleza e Russian State Ballet pretende também estabelecer novos intercâmbios entre bailarinos e coordenadores artísticos de ambas as instituições, o que enriquecerá a bagagem cultural de nossa Cia. de Dança e certamente impactará positivamente sua qualidade artística”, explica o chefe da Divisão de Arte e Cultura da Unifor, prof. Th iago Braga.

“Esta é minha primeira turnê no Brasil. Estou gostando muito, o Brasil é belíssimo. Todos os espetáculos têm sido fantásticos, porque o público é muito alegre. Fizemos muitas apresentações e todas foram um sucesso. Tem sido uma experiência fantástica e eu espero poder retornar em breve. A dança é a coisa mais linda que eu já fi z. Para torná-la uma profi ssão é preciso se sacrifi car e se dedicar muitíssimo. Digo para os alunos daqui: é preciso muito amor”, declara a bailarina italiana Elena Spiller, uma das solistas do Russian State Ballet, presente no workshop para a Cia. de Dança Unifor.

SOBRE O RUSSIAN STATE BALLET

Representante da união entre velho e novo, o Russian State Ballet é um dos grandes nomes do ballet mundial. A companhia surgiu do sonho de Irina Tichomirova, primeira bailarina do Bolshoi (a mais famosa companhia russa) e diretora da Sociedade Filarmônica de Moscou, em 1979. De lá para cá, astros dos principais grupos russos, como o Kirov, o Stanislavski e o Bolshoi, uniram-se à trupe.

Os 40 solistas da companhia são os responsáveis pelo encontro entre o erudito e o moderno. A concepção de um novo espetáculo leva de um a dois meses. Nesse período, a rotina de ensaios é árdua: pela manhã, os bailarinos ensaiam por uma hora e 15 minutos em média. Após ligeiro descanso, são cinco horas de treinos sem parar. Em dias de apresentação, ainda há um período de relaxamento antes de fazer a maquiagem e vestir o figurino.

DEPOIMENTO

un-243-24

“Hoje tivemos a oportunidade incrível de fazer uma aula com o State Ballet, da Rússia. Sempre viajamos para fazer cursos com pessoas de fora e a experiência é incrível. Ter a oportunidade de conhecer dançarinos com mais experiência que a gente”.

Michelle Athayde, aluna do 4º semestre de Educação Física e dançarina da Cia. De Dança Unifor