Unifor e Wharton School: formando líderes que transformam

Alunos do MBA Executivo da Unifor viajaram à Pensilvânia para estudar em uma das melhores escolas de negócio do mundo.

un-243-18A Pós-Graduação Unifor, em parceria com a Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, iniciou, em 2013, o projeto inovador Líderes que Transformam. Sua finalidade é propiciar a formação e o aperfeiçoamento de líderes e executivos do Ceará que fazem parte do MBA Executivo da Unifor. A filosofia busca desenvolver profissionais focados em ações que impactem positivamente no desenvolvimento da nossa sociedade.

No último dia 8 de setembro, 24 alunos da pós-graduação viajaram a Pensilvânia para participar do curso Integrating Finance and Strategy for Value Creation, através da Wharton Executive Program. O curso, realizado pela Wharton School, uma das melhores escolas de negócio do mundo, teve duração de quatro dias e abrangeu conteúdos como valores financeiros, riscos, estratégias de negociação e estrutura de capital. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer importantes empresas norte-americanas de gestão e inovação que atuam em diversos países.

A Wharton School da Universidade da Pensilvâniarecebeu, em 2013, pela Global MBA Ranking – Financial Times, o título de uma das melhores escolas de negócios do mundo. Para este ano, de acordo com a US News, que realizou uma pesquisa com 1.394 faculdades dos Estados Unidos, a Universidade da Pensilvania é a melhor do país. “Esses rankings são baseados em um foco puro e distinto em dados”, diz Bill Phelan, cofundador e CEO da Faculdade Factual/ US News, que visa ajudar os alunos a tomar melhores decisões de carreira e faculdade. “Nós não contamos reputações anteriores, proporcionando uma visão mais imparcial”.

De acordo com a vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifor, Lília Sales, a Universidade recebeu com grande alegria a notícia sobre a Universidade da Pensilvânia colocar-se como a melhor Escola nos Estados Unidos. “A Universidade de Fortaleza consolida essa parceria com intuito de encontrar as melhores práticas e oferecer aos cearenses experiências inovadoras e desafiadoras”.

Parceria - A aliança entre a Universidade de Fortaleza e a Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, já existe desde 2013 e vem proporcionando aos alunos da Unifor experiências internacionais para torná-los líderes capazes de impactar seus campos de atuação. Em abril deste ano, o campus da Unifor recebeu professores de Wharton para o curso Strategic Management. Em maio, o Clube Penn Microfinance, grupo de finanças da Wharton Businees School, palestrou e dividiu experiências com alunos da pós-graduação. O foco foram “cases” exitosos de projetos de microfinanças pelo mundo, a exemplo do Banco Palmas em Fortaleza, conhecido mundialmente pelas ações do Penn Microfinance.

“A metodologia aplicada pelas universidades americanas, o ambiente direcionado para o aprendizado e o convívio em uma academia muito conceituada contribuem para uma experiência única”, atesta Paulo Marcelo Braga de Santana, aluno do módulo Integrating Finance and Strategy for Value Creation. Para Alfredo Cordeiro, outro aluno do módulo, tratou-se de um momento único. “O Módulo Internacional desenvolvido pela Unifor e a Wharton School me deu a possibilidade de ter contato com as técnicas mais modernas de gestão financeira durante a imersão na cultura americana de ensino, considerada uma das melhores do mundo”.