Unifor realiza os Encontros Científicos 2014

A cada ano o evento insere mais pessoas no ciclo do fomento ao conhecimento e nesta edição conta com mais de 3 mil trabalhos inscritos.

A Universidade de Fortaleza realiza, de 20 a 24 de outubro, a edição 2014 dos Encontros Científicos. Realizado anualmente, o evento reúne o Encontro de Iniciação à Pesquisa, Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, Encontro de Iniciação à Docência, Encontro de Práticas Docentes e o Encontro de Iniciação Científica Júnior. Este ano, o Encontro de Iniciação à Pesquisa chega a sua vigésima edição.

Os Encontros Científicos da Unifor funcionam como espaço de destaque para refletir o conhecimento científico produzido pela Universidade e o incentivo à formação de pesquisadores. Em cinco dias, trabalhos de todo o país são apresentados nas formas oral e painel, numa troca intensa entre professores, alunos, pesquisadores da Unifor e visitantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e escolas de Ensino Médio.

De acordo com a vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifor, profa. Lilia Sales, os Encontros Científicos têm como objetivo divulgar pesquisas e contribuir com o intercâmbio e o debate sobre as pesquisas científicas e a formação acadêmica. “Estamos na vigésima edição do Encontro de Iniciação à Pesquisa, na décima quarta edição do Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, na décima quarta edição do Encontro de Iniciação à Docência, na sexta edição do Encontro de Práticas Docentes e na segunda edição do Encontro de Iniciação Científica Júnior. Esse último objetiva divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos dos cursos de graduação em conjunto com estudantes de Ensino Médio e, assim, proporcionar aos estudantes das escolas uma oportunidade acadêmica no contexto de uma IES, além de incentivar o intercâmbio com pesquisadores de outras instituições de ensino Médio e Superior”, enfatiza.

O Encontro de Iniciação à Pesquisa é voltado para alunos de graduação que começam a estudar de forma aprofundada temas que despertam sua curiosidade e vontade de trazer soluções para problemas que identificam. Assim, eles começam a pensar num possível desenvolvimento de pesquisa em nível de mestrado. Para a profa. Lilia Sales, “é um estímulo ao fomento, debate e qualificação do estudo na graduação e a chance de debate com os colegas e professores sobre o seu tema”.

Para o Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa o foco são alunos graduados que cursam pós-graduação Lato ou Stricto Sensu. “Nesse encontro eles têm a possibilidade de impor conhecimento mais denso e profundo pesquisado há mais tempo. Debatem e desenvolvem possíveis parcerias para o aprimoramento das suas pesquisas”, afirma.

De acordo com a assessora da vice-reitoria de Ensino de Graduação e professora do curso de Direito da Unifor, Beatriz de Castro Rosa, “o Encontro de Iniciação à Docência tem como objetivo difundir as práticas metodológicas utilizados pelos professores nas disciplinas com a participação dos monitores, que são os alunos que estão sendo iniciados na docência”.

Já o Encontro de Práticas Docentes é destinado a professores do nível superior. “Esse encontro tem como objetivo incentivar práticas inovadoras e metodologias de ensino e aprendizado que coloquem o aluno como o centro do aprendizado”, afirma Alessandra Alcântara, assessora da vice-reitoria de Ensino de Graduação e professora do curso de Comunicação Social da Unifor.

Os Encontros Científicos da Unifor fomentam a curiosidade, inovação, a formação e o desenvolvimento de conhecimento e a publicização das pesquisas. “Todos os resultados apresentados merecem destaque, pois os trabalhos passam por um rigoroso processo de avaliação. É um momento muito rico onde as pessoas passam cinco dias imergidos no conhecimento”, conclui a profa. Lilia Sales.

Encontros Científicos 2014
De 20 a 24 de outubro de 2014
www.unifor.br/encontros

DEPOIMENTO

un-243-17

“É a primeira vez que estou participando dos Encontros Científicos como professora da Unifor. Durante o Encontro de Práticas Docentes vou divulgar uma das metodologias diferenciadas de ensino que utilizo em sala que já teve resultados práticos e que faz parte do meu projeto de mestrado”.

Alessandra Bouty, professora do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor.