Unifor inaugura novas instalações do Conselho Comunitário do Dendê

O local, reformado pela Universidade, será palco de cursos profissionalizantes voltados aos os moradores e abriga ainda o Polo de Produção de Vassouras Pet da comunidade.

un-243-01

Denominado Conselho Comunitário de Defesa Social Celina Queiroz
o espaço foi reformado pela Unifor através de iniciativa
dos moradores da comunidade do Dendê.

Dona Antônia Agostinho, mais conhecida como Dona Toinha, líder comunitária do Dendê, estava realizada. “Parece que estou flutuando de alegria”, disse, durante a inauguração do Polo de Produção de Vassouras Pet, junto ao Conselho Comunitário da Comunidade do Dendê, oficialmente batizado de Conselho Comunitário de Defesa Social Celina Queiroz. A entrega aconteceu no dia 19 de setembro, durante as atividades da Semana de Responsabilidade Social da Universidade de Fortaleza.

A Unifor, ciente do seu compromisso para uma sociedade mais justa e um ambiente ecologicamente equilibarado, promoveu nos dias 19 e 20 de setembro sua Campanha de Responsabilidade Social, aderindo à Campanha Nacional lançada pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior-ABMES. A proposta do evento foi engajar os alunos da Unifor em ações e projetos de responsabilidade socioambiental, apresentar os projetos e campanhas desenvolvidos pela Universidade de Fortaleza e incentivar a interação da comunidade acadêmica com essas ações. O lema da campanha para 2014 foi Semear e Cultivar a Paz.

un-243-03

Dona Antônia Agostinho, a Dona Toinha, líder comunitária
do Dendê, em frente ao conselho reformado:
“Parece que estou flutuando de alegria”.

A inauguração do polo foi um marco na história da comunidade, que vinha participando, por meio da Unifor, de oficinas de reciclagem. Os moradores aprenderam a fabricar vassouras de forma artesanal, utilizando como matéria-prima garrafas pet. As oficinas foram fruto de visita realizada a Tauá em 2013, quando a Universidade de Fortaleza firmou um termo de cooperação técnica com a Prefeitura daquele município cearense com o objetivo de desenvolver pesquisas e capacitar profissionais, além de compartilhar experiências de convivências comunitárias. “Durante a visita, um dos projetos que mais chamou a atenção do Dr. Airton Queiroz foi o processo de reciclagem que eles têm lá, em especial a reciclagem da garrafa pet”, conta o vice-reitor de Extensão da Unifor, prof. Randal Pompeu.

A partir daí, a Universidade entrou em contato com o projeto Recicla Tauá, cuja sede fica na Associação dos Moradores e Pequenos Agricultores do Bairro Bezerra e Sousa, e fez o convite para que o curso fosse ministrado na Universidade, em especial para os moradores do Dendê. Como incentivo para o projeto, a Fundação Edson Queiroz reformou as instalações do Centro Comunitário do Dendê, que agora servirá de espaço para realização do trabalho e de outros cursos realizados pela Unifor para a comunidade.

“A Universidade, desde sua criação, é envolvida com a questão da responsabilidade social e realiza vários projetos. As instalações do Conselho Comunitário, agora reformado, é um espaço muito importante, um local para implementar diversos projetos”, aponta o prof. Randal Pompeu.

un-243-04

No novo conselho, além de espaço para cursos profissionalizantes,
funcionará ainda o Polo de Produção de Vassouras Pet da comunidade.

De acordo com o prof. Carlos Eufrásio, o novo local possibilitará, além da produção de vassouras, a realização de cursos demandados pelos próprios moradores.“A relação entre a comunidade e a Universidade sempre foi estreita. Neste local funcionava a sede do conselho comunitário e os moradores apresentaram uma proposta de reforma à Universidade e o chanceler Airton Queiroz de pronto aprovou. Isso vai viabilizar que a Universidade possa ofertar mais cursos de qualidade voltados para a demanda local, constituindo ainda em um espaço de vivência democrática e de empoderamento da própria comunidade”.

“Desde seu início, a Universidade vem prestando um serviço de atenção social na comunidade do Dendê. As novas instalações do Conselho, que hoje está sendo inaugurado, é uma iniciativa da própria comunidade e a Unifor ajudou a viabilizar o projeto. Reformamos a parte física e vamos continuar aqui oferecendo cursos e ajudando a comunidade”, pontua a reitora Fátima Veras.

“Nós acreditamos que, com a implantação da fábrica de vassouras e de mais grupos de formação através de oficinas de qualificação, podemos desenvolver melhor a mão de obra dos moradores. O retorno não vai ser só pessoal, vai ser para toda a comunidade. A parceria com a Unifor é uma das mais ricas que temos na comunidade do Dendê”, festeja Dona Toinha.

un-243-02

“Fiz o curso de reciclagem na primeira vez que a Universidade ofereceu. Gostei muito e aprendi muitas coisas. O que a gente pretende é que possamos produzir bastante através da fábrica. Acho que a partir daqui vão surgir novas oportunidades de emprego para as pessoas. Outros cursos vão ser realizados, não só de reciclagem. Através da Unifor conseguimos reformar este espaço e vamos ter, além da fábrica de vassouras, cursos como corte e costura, doces e salgados e outras oportunidades de renda para os moradores”.

Raimunda Luzanira, moradora da Comunidade do Dendê