Líderes que Transformam: Pós-Unifor firma parceria com a Endeavor

Em conjunto com uma das maiores instituições internacionais de fomento ao empreendedorismo, a Unifor capacitará pelo menos 500 alunos até o final do semestre.

UN242-03

Deusmar Queirós, presidente do Grupo de farmácias Pague Menos,
realiza palestra durante o CEO Summit, evento da Endeavor e da EY
(antiga Ernst & Young Terco) que reúne grandes nomes de empreendedores,
investidores e altos executivos do Brasil e do mundo.

No dia 27 de agosto, a Universidade de Fortaleza participou de um dos eventos mais importantes de empreendedorismo do Brasil que reúne empresários, investidores e altos executivos. Trata-se do CEO Summit, evento que tem o objetivo de discutir as melhores práticas, estratégias e tendências de mercado. Cerca de 16 alunos do MBA Executivo da pós-graduação da Unifor participaram do encontro, que é realizado pela Endeavor, organização internacional que identifica e viabiliza a continuidade sustentada dos negócios de empreendedores de alto potencial de crescimento.

De acordo com a vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifor, profa. Lilia Sales, o CEO Summit é um evento promovido pela Endeavor, uma das maiores instituições internacionais de fomento ao empreendedorismo, que firmou uma importante parceria com a Unifor. “Dentro da ideia de lideranças que transformam, queremos que os alunos da pós-graduação desenvolvam como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ações que impactem positivamente no desenvolvimento da nossa sociedade. Estamos procurando parceiros que tenham o mesmo ideal e, como a Endeavor tem uma grande rede de empreendedores do mundo, fizemos uma parceria para o programa Bota Pra Fazer, que ensina sua metodologia a todos os alunos, capacitando-os à realização de projetos e ações. A Endeavor é a melhor parceria que podíamos firmar. Para todas as áreas do conhecimento vamos dar acesso aos nossos alunos a essa metodologia, que será passada aos professores que, por sua vez, vão repassar aos alunos. Pelos menos 500 alunos, de início, serão inseridos nessa metodologia”, explica a vice-reitora.

“Penso que se tratando de gestão, é uma parceria muito válida e especial para o Ceará. Aqui no nosso estado temos uma certa carência de treinamento para atingir empreendedorismo. A Endeavor visa à construção de um empreendedor de alto impacto, isso é muito importante porque a Unifor vai contribuir para formação de líderes e futuros empreendedores, dentro de um direcionamento baseado na Endeavor, que já tem experiência há mais de 12 anos no Brasil”, afirma a aluna da pós-graduação da Unifor, Dnyse Queiroz Costa Simões.

O CEO Summit teve como missão inspirar a nova geração de empreendedores cearenses a partir do relato de histórias de sucessos de quem superou obstáculos para tirar seus sonhos do papel e, hoje, gera negócios, inovação, renda e empregos. Entre os participantes estavam Deusmar Queirós, presidente do Grupo de farmácias Pague Menos e Empreendedor do Ano no prêmio promovido pela EY (antiga Ernst & Young Terco) em 2012, assim como Sônia Hess (Dudalina), Paulo Sales (Baterias Moura) e Carlos Santos Mota, líder do escritório Fortaleza da EY, além de empreendedores que integram a rede apoiada pela Endeavor, como Joaquim Caracas, CEO da Impacto Protensão, e Iliane Alencar, CEO da Tec Saúde.

Para o presidente da Baterias Moura Brasil, Paulo Sales, “todo empreendedor precisa trabalhar muito, ter foco, ser objetivo e perseverante. Não é que nós, que estamos na estrada há mais tempo, sabemos mais que esses jovens, mas podemos ajudá-los com nossa experiência”.

“Fico feliz em poder falar para esse público como uma empresa familiar, do interior de Santa Catarina, ganhou o mundo. Atualmente, a Dudalina conta com 103 lojas em todo o Brasil e cerca de 2.600 colaboradores. Em Fortaleza, temos duas unidades. Empreender não é trabalhar pouco para ficar rico rápido. É enxergar as oportunidades atrás das dificuldades e a partir disto encontrar os caminhos certos”, acredita a presidente da Dudalina, Sônia Hess.

“O evento foi muito interessante e eu gostei muito das apresentações. Assistimos depoimentos de empresários bem sucedidos e pudemos refletir sobre os bons exemplos que nos foram apresentados. O CEO Summit é realmente um dos maiores eventos de empreendedorismo do Brasil”, afirma o aluno do MBA Executivo da Unifor, Rommel Saraiva Macedo e Silva.