Banner

A Unifor para sempre

Programa Sempre Unifor busca integrar o aluno egresso às atividades da Universidade. A iniciativa oferece a possibilidade de fazer cursos com desconto, além de vantagens em diversos serviços ofertados pela Instituição.

 

UN242-29


Entrar em uma universidade é um marco na vida de qualquer estudante. São anos de dedicação em busca do sonho do sucesso profi ssional. Ao final do percurso, é possível olhar para trás com a alegria de ter vivenciado um mundo totalmente novo de possibilidades, conhecimentos adquiridos, amizades para a vida. A Universidade de Fortaleza sabe: esse período é para sempre. E é por isso que a Unifor acaba de lançar um programa para manter seus alunos egressos sempre perto, integrando-os no que de melhor a Universidade tem para oferecer. Trata-se do Sempre Unifor.

 

Através do Sempre Unifor, será possível ao egresso voltar a vivenciar o dia a dia da Universidade, através das atividades de pesquisa e extensão da Instituição. O programa é realizado pela internet, através do site www.sempreunifor.com.br. Lá, os alunos poderão conferir uma diversidade de serviços e descontos, além de receber todas as novidades da Unifor. Para isso, basta que ele acesse a página e cadastre seus dados.

 

Entre os benefícios que os egressos poderão ter acesso estão descontos nos cursos de pós-graduação, nas áreas de Gestão, Direito, Saúde e Engenharia. Além disso, o ex-aluno pode ainda desfrutar de serviços diversos como Academia Unifor, Biblioteca Unifor, tradução de documentos acadêmicos e acesso a vagas de emprego.

 

“Eu sempre digo que o maior patrimônio de uma instituição de ensino são os seus ex-alunos. A instituição que se pautar por esse princípio vai compreender mais profundamente o seu papel na sociedade. São os estudantes que você forma que vão ser responsáveis pelas transformações sociais, que são fundamentais”, afirma Jesualdo Farias, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduado em Engenharia Mecânica pela Unifor.

 

De acordo com Lardyanne Pimentel, graduada do curso de Jornalismo da Unifor e mestranda em Comunicação Multimédia pela Universidade de Aveiro, em Portugal, “ao chegar na Europa, o meu trabalho desenvolvido na Unifor foi fundamental para eu conseguir entrar no mestrado e me sair bem, me desenvolver dentro da universidade portuguesa”.

 

PÓS-GRADUAÇÃO UNIFOR
Para a vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifor, profa. Lília Sales, trata-se de um programa inovador. “É importante por estimular a memória da Universidade, por estimular o carinho e o afeto de todos que passaram pela Unifor. O programa Sempre Unifor incentiva o vínculo do aluno, para que ele faça novamente parte do grupo. Para ele será benéfi co por unir sua história à história de uma universidade que tem enorme impacto no estado. Uma vez que foi nosso aluno, o crescimento da instituição em que ele estudou, o fará crescer também. É importante partilhar da possibilidade de continuar os estudos nas especializações, MBAs, mestrados e doutorados que oferecemos”.

 

Desde 2013, a pós-graduação da Universidade de Fortaleza baseia-se no conceito Líderes que Transformam, filosofia idealizada pela vice-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, inspirada em três orientações: grandes instituições de ensino mundial, como Columbia, Wharton, Harvard e MIT, que impulsionam o ensino a partir da realização de parcerias; na proposta de liderança humana, empenhada em formar líderes com capacidade de servir com excelência, motivar e enfrentar desafios com criatividade; e a exemplo da Fundação Bill Clinton, discutir desafi os mundiais e agregar parceiros para cooperar e impactar.

 

Para consolidar essa nova filosofia, dividiu-se a Pós-Graduação em quatro Escolas: Comunicação e Gestão, Direito, Tecnologia e Saúde. A partir daí foram realizadas uma série de inovações, como a escolha de professores locais, nacionais e internacionais tecnicamente qualificados e que desenvolvessem ações positivas de liderança; a criação de módulos diferenciados, abordando a liderança inovadora, estratégia e inovação; metodologia em sala de aula focada em casos reais, estimulando o raciocínio criativo; realização de parcerias internacionais com lideranças mundiais em educação, como Universidade de Columbia, Escola de Business de Wharton (Universidade da Pensilvânia), Massashussets Istitute of Technology – MIT e Universidade de Harvard, possibilitando a oferta de cursos de curta duração dessas instituições e participação de seus professores em módulos estruturantes, consolidando o pensar global dos alunos da Pós-Unifor, a partir dessas experiências internacionais.

 

A partir da filosofia Líderes que Transformam, os alunos se comprometem com valores maiores que os interesses individuais, contribuindo para uma transformação positiva do cidadão, transferindo o conhecimento apreendido, possibilitando a liderança que transforma. Atualmente, a Universidade de Fortaleza possui seis programas de mestrado (Administração de Empresas, Ciências Médicas, Direito Constitucional, Informática Aplicada, Psicologia e Saúde Coletiva) e seis de doutorado (Administração de Empresas, Direito Constitucional, Informática Aplicada, Psicologia, Biotecnologia-Renorbio e Saúde Coletiva). Possui ainda diversos cursos de curta duração, especialização e MBA. Vale ressaltar que cada Centro de Ciências da Unifor possui um núcleo de pesquisa, onde vários projetos estão em andamento, com oferta de bolsas de iniciação científi ca, mantendo vínculo com órgãos de fomento à pesquisa como Capes, Funcap e CNPq.

 

DEPOIMENTOS

 

UN242-06




"A Unifor é o meu berço acadêmico, foi lá que eu ingressei na Engenharia, onde forjei toda a fundamentação básica para construir uma carreira de cientista. O conhecimento multissetorial, multidisciplinar é fundamental e isso você encontra dentro da Universidade. Uma vez Unifor, sempre Unifor”.

Jesualdo Farias, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduado em Engenharia Mecânica pela Unifor.







UN242-05



“Falar da Unifor é encher o coração de paixão, de amor, de boas lembranças e de muito aprendizado. Porque na Universidade de Fortaleza eu desenvolvi um aprendizado fundamental para minha atividade profissional hoje. Foi na Unifor, na Extensão, na TV Unifor, que eu trabalhei e apresentei programas televisivos, desenvolvi produção, reportagem e pude conhecer a realidade da prática profissional. Quando voltar a Fortaleza, tenho que ir visitar a Unifor, o espaço, as pessoas, que para mim são como se fossem uma família”.

Lardyanne Pimentel, mestranda em Comunicação Multimedia pela Universidade de Aveiro, em Portugal e graduada em Jornalismo pela Unifor.





UN242-04



“Eu sou um apaixonado pela Universidade de Fortaleza, que me propiciou ser um novo cidadão, uma nova pessoa. A Unifor pra mim é um referencial importante e eu faço questão de divulgar que sou um ‘uniforniano’. Quando me perguntam eu falo com orgulho, até porque aqui me estabeleceu um novo horizonte depois de graduado e de pós-graduado. O programa Sempre Unifor é importante. Eu tenho em mente que nós temos que estar sempre nos renovado, nos capacitando”.

Marcos Cals, sociólogo e político e graduado em Sociologia pela Unifor.

 

 

 

 

 

Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 242

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados