Banner

Feira de Profissões: Unifor apresenta a realidade do mercado de trabalho a alunos do Ensino Médio

Durante a Feira de Profissões, o alunos puderam conhecer e tirar dúvidas sobre os cursos de graduação oferecidos pela Universidade, além de participar de palestras, oficinas, jogos, dinâmicas de orientação vocacional e visitas guiadas pelo campus.

 

UN242-22

Alunos de 194 instituições públicas e particulares de Ensino Médio participaram, nos dias 28 e 29 de agosto, da 1a Feira de Profissões Unifor. Durante o evento, eles tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura da Universidade, além de aprender sobre os cursos de graduação disponíveis aqui. Os alunos puderam participar de palestras, oficinas, jogos, dinâmicas de orientação vocacional, além de tirar dúvidas sobre profissões e carreiras nos stands dos 42 cursos disponíveis na Instituição, divididos por áreas do conhecimento (Comunicação e Gestão, Saúde, Tecnologia e Jurídica) e espalhados por todo o campus. Eles também participaram de visitas guiadas para conhecer todos os espaços da Unifor.

 

O vice-reitor de Ensino de Graduação da Unifor, prof. Henrique Sá, conta que a ideia de uma feira que apresentasse a Universidade a alunos de Ensino Médio vem sendo amadurecida há algum tempo. “Nossa intenção em nos aproximarmos dos alunos de Ensino Médio é antiga. A ideia da Feira nasceu de um amadurecimento de experiências que a Unifor teve com alunos de Ensino Médio, como os projetos Portas Abertas Para o Futuro e o Vida no Campus. Percebemos que podíamos expandir essas experiências e também que a atividade de apresentação da Universidade não deveria ser apenas uma mostra, e sim um serviço. A Feira foi pensada como um espaço de experiências nas áreas profissionais que a Universidade disponibiliza. Não só a experiência da interação com aqueles que fazem a Instituição, alunos, professores, coordenadores, funcionários, mas também a vivência dentro do espaço onde a coisa acontece de fato, salas de aula, laboratórios e o campus como um todo”.

 

Para o vice-reitor, a Feira de Profissões Unifor teve dois objetivos principais. “Tivemos duas premissas: a função social da Universidade e a necessidade de atrair e captar futuros alunos. São duas ações complementares. A Feira é uma ação de responsabilidade social no que concerne à orientação profissional, à disponibilização de todo o universo da instituição e de todas as potencialidades do ponto de vista de desenvolvimento de carreiras, mesmo que o aluno não venha a ser o nosso aluno no futuro. Nós entendemos que com isso estamos cumprindo um papel social. Mas é claro que há também o lado da atração de futuros alunos e da fidelização precoce. Às vezes, o aluno ainda nem concluiu o segundo ano e já está pensando em qual instituição escolher. Isso é fundamental para nós“, explica.

 

Para o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, prof. Carlos Bittencourt, a realização da Feira no ambiente da própria Universidade é um ponto positivo e uma tendência. “Eu achei muito interessante a Feira de Profissões ser realizada aqui, pois geralmente acontecia o contrário, nós íamos aos colégios nos apresentar. Neste formato nós temos a oportunidade de nos mostrar aqui dentro, e isso encanta o público, nós vemos os olhos dos meninos brilhando. Acredito que do ponto de vista deles há um encantamento com a possibilidade de definição de uma profissão aqui como também a possibilidade de estudar aqui. Dessa maneira, o evento foi encantador”.

 

“Os alunos estão adorando, eles já visitaram vários stands. Ressalto a importância desta iniciativa da Unifor no aspecto social, pois este é um trabalho que beneficia a sociedade”, frisa Ana Maria Oriá Fernandes, Supervisora Pedagógica do Colégio Nossa Senhora das Graças. Rafael Marques, auxiliar da coordenação do Colégio Santo Tomás de Aquino acredita que eventos como a Feira de Profissões são importantes para que os alunos conheçam um ambiente acadêmico. “Esse é um momento de bastante dúvida para os alunos que estão concluindo o Ensino Médio e está sendo muito importante essa iniciativa da Unifor para incentivar os alunos e dar um direcionamento para que eles possam escolher o curso que futuramente será sua profissão. É muito importante para eles estar aqui, tirar suas dúvidas e, inclusive, olhar para outros caminhos. A Universidade está concedendo um grande benefício aos que estão hoje aqui”.

UN242-23

No ginásio poliesportivo da Unifor, os alunos do Ensino Médio puderam conhecer os cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e vivenciar a prática das profissões.

UN242-24

Entre as atividades programadas para a Feira, estavam palestras, oficinas e dinâmicas.

UN242-25

Os cursos da graduação estiveream expostos em stands divididos por áreas do conhecimento (Comunicação e Gestão, Saúde, Tecnologia e Jurídica).

UN242-15

Alunos apresentaram projetos de pesquisa realizados da Universidade.

 

 

DEPOIMENTOS

 

UN242-13


“É a primeira vez que venho à Unifor e à Feira de Profissões. Desde que entrei no Ensino Médio que despertou em mim o interesse por ciências jurídicas e também pelo curso de Jornalismo. Estou achando muito interessante o conteúdo que cada stand e as pessoas que estão neles estão bem dispostas a nos atender e tirar nossas dúvidas. Eles nos deixam muito à vontade para fazer perguntas. É uma grande iniciativa da Unifor de incentivo aos alunos que estão indecisos em relação a que curso escolher”.


José Eudes Viana
, 18 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Santo Tomás de Aquino.






UN242-07



“É a segunda vez que estou visitando a Unifor. Na primeira vez eu já gostei bastante, pois pude ver mais sobre a área que estou interessado, que é Psicologia. Desta vez, na Feira de Profissões, estou tentado ver outros caminhos. A nossa coordenadora foi quem nos trouxe, ela colocou o cartaz no colégio e falou que seria muito interessante. A maior parte da turma atendeu ao chamado. Eu acredito que a iniciativa da Unifor seja muito interessante, pois muitos não tem conhecimento sobre a profissão que quer seguir e aqui você pode aprender, tirar dúvidas e ver outros caminhos”.


João Glaydson Policarpo
, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Rosa Gattorno.

 

 

 

Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 242

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados