Busca Integrada: Uma nova maneira de acessar o conteúdo digital da Unifor

Ferramenta une o catálogo físico e os conteúdos digitais de bases de livros eletrônicos e periódicos assinados pela Universidade. O acesso pode ser feito de qualquer computador ou celular.

UN242-31

O universo digital foi incorporado, de maneira irreversível, ao nosso cotidiano. Na Universidade, não é diferente. Com uma área de 5 mil m² e um acervo de aproximadamente 88 mil títulos, totalizando mais de 335 mil volumes, a Biblioteca Unifor acompanha as atualizações tecnológicas da era da informação disponibilizando ainda, por meio da Biblioteca Digital, bases de dados digitais nacionais e internacionais e mais de 8 mil títulos nas bases de livros eletrônicos. Agora, uma nova ferramenta está disponível para a comunidade acadêmica: a Busca Integrada.

Criada este ano, a Busca Integrada é uma maneira de acessar conteúdo digital, recuperando informações do catálogo do acervo da Biblioteca Unifor e de bibliotecas digitais (livros, artigos de periódicos, vídeos, teses, dissertações, etc). A ferramenta tem como objetivo unir o catálogo físico e os conteúdos digitais de bases de livros eletrônicos e bases de periódicos assinadas pela Universidade. O conteúdo pode ser acessado através do Unifor Online, de qualquer computador ou celular conectado à internet, a qualquer hora e de modo ilimitado.

De acordo com a gerente da Biblioteca Unifor, Leonilha Lessa, a Busca Integrada é uma tecnologia que poucas universidades no Brasil possuem. “Tenho conhecimento de apenas cinco em todo o país que têm uma ferramenta semelhante. Ela permite que você integre os conteúdos do seu catálogo físico com acesso aos seus conteúdos digitais. No momento temos Minha Biblioteca, que é um conjunto de editoras como Atlas, Saraiva, Grupo A e G, temos a biblioteca Pearson, e todos esses conteúdos são integrados em uma interface. Nossa Biblioteca é automatizada desde 1990, só que com a aquisição desses livros digitais era necessário consultar o catálogo para ver que livros físicos existem e consultar cada uma das bibliotecas digitais para saber o conteúdo. A grande vantagem para o aluno é essa, fazer uma interface, uma busca integrada de vários conteúdos. Outra grande vantagem é acessar os conteúdos da Ebsco Host, que é o conjunto de mais de oito bases de periódicos, com um acervo retrospectivo de mais de 20 anos. São conteúdos muito importantes para a área de pesquisa da Universidade” enfatiza.

Segundo a bibliotecária da Biblioteca Unifor, Mírian Cris, o Busca Integrada surgiu com o objetivo de facilitar o acesso às informações. “Nós deixamos o mais parecido possível com os buscadores livres da Internet, como o Google, para o aluno criar uma certa identidade com aquela tela. Antes, se quisesse ver algo físico o interessado teria que ir lá no nosso catálogo, o do acervo da biblioteca, e depois pesquisar nas bases de dado na opção Biblioteca Digital. Agora nós queremos unificar tudo em uma interface só. Claro que o processo é gradativo, esse semestre é que realmente lançamos o produto Busca Integrada, mas sempre com o objetivo de facilitar a busca de informações”.

Dentro da Busca Integrada, na conta em que o aluno pode criar dentro de seu Unifor Online, há ainda diversas opções de compartilhamento/exportação dos resultados, opção de salvar na pasta, gerar referências e encaminhar por e-mail. É possível ainda armazenar informações pesquisadas para acesso em outro momento. O Busca Integrada conta com suporte a navegadores como Internet Explorer, Firefox, Safari, Chrome, além de celulares com plataformas iPhone, BlackBerry e Android.

“Achei mais fácil procurar informação agora. Estava buscando um livro sobre a evolução psicológica da criança e no primeiro momento não encontrei. Mas quando decidi fazer a pesquisa no Busca Integrada, além de encontrar o livro físico, que poderei alugar, encontrei alguns artigos e textos sobre ele. Eu pude perceber com o resultado de minha pesquisa que essa ferramenta facilitou mais a nossa vida acadêmica”, afirma a aluna do 8o semestre do curso de Psicologia, Maria Fátima Oliveira.

Para a estudante do 7º semestre do curso de Direito, Melina Uchôa, ficou mais fácil fazer pesquisa acadêmica. “Achei ótimo. Na ferramenta Busca Integrada eu posso separar cada resultado. Se eu quiser ver só livro, por exemplo, eu seleciono e fica bem mais fácil. Além de ter a cômoda opção de entrar com o meu login do Unifor Online, ou seja, posso também entrar de casa”.

Busca Integrada
Acesso através do endereço eletrônico unifor.summon.serialssolutions.com ou por meio do Unifor Online > Menu Biblioteca > Busca Integrada.
Informações: 3477 3162