Chanceler Airton Queiroz recebe medalha de Benemérito da ACL

Chanceler Airton Queiroz recebe o título de Benemérito da
Academia Cearense de Letras das mãos do presidente da instituição,
José Augusto Bezerra. A ocasião marcou os 120 anos da ACL

No último dia 28 de agosto, o chanceler da Universidade de Fortaleza, Airton Queiroz, foi homenageado durante a comemoração dos 120 anos da Academia Cearense de Letras (ACL). Durante a solenidade, realizada no Palácio da Luz, sede da Academia, o chanceler, em conjunto com outras personalidades, destaques da política e da economia locais, receberam o título de beneméritos da ACL. Também receberam a medalha o governador Cid Gomes, o presidente do BNB, Nelson Souza e o empresário Ivens Dias Branco. Na ocasião, os acadêmicos José Murilo de Carvalho Martins, Pedro Henrique Saraiva Leão e Mauro Benevides receberam a Medalha Thomaz Pompeu.

Para o presidente da ACL, José Augusto Bezerra, o chanceler Airton Queiroz é um homem à frente do seu tempo. “É um dos maiores empresários do nosso País. Herdou do seu pai, Edson Queiroz, a visão e o dinamismo e, de sua mãe, dona Yolanda Queiroz, uma das mais importantes mulheres da nossa geração em todo o Brasil, herdou o carisma e a força interior. Vem andando por caminhos nunca percorridos e criando sua própria trilha na história”, afirmou, ressaltando ainda a importância do chanceler para o campo da cultura no Ceará e no Brasil.

“Temos que enaltecer de Airton Queiroz o amor pela arte e pela cultura, o que o põe lado a lado com os maiores brasileiros de todos os tempos neste campo, havendo recebido grandes láureas no exterior. Transformou a Unifor numa das maiores universidades do Brasil, gerando novos conhecimentos e oportunidades para todos nós e colocando nossa terra na rota das grandes exposições e dos grandes visitantes internacionais”, prosseguiu José Augusto Bezerra.

A solenidade pelos 120 anos da Academia Cearense de Letras teve início com uma missa realizada na Igreja do Rosário, celebrada pelo monsenhor Francisco Manfredo Ramos, imortal da instituição. Em seguida, já no Palácio da Luz, a escritora e acadêmica Ângela Gutiérrez rememorou toda a história da instituição. Na ocasião, foram abertas, ainda, as inscrições do Prêmio Osmundo Pontes de Literatura de 2014, para publicação de obras inéditas de autores cearenses. Além dos homenageados da noite e membros da ACL, na sessão solene estavam presentes a presidente do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Queiroz, e o superintendente da Nacional Gás, Edson Queiroz Neto.

Saiba Mais
A Academia Cearense de Letras é a entidade literária máxima do estado do Ceará e a mais antiga instituição do gênero no país, fundada em 15 de agosto de 1894. Situa-se no Palácio da Luz, antiga sede do Governo do Ceará. O prédio que faz parte do conjunto arquitetônico da Praça dos Leões, em Fortaleza. Entre os patronos estão Antônio Bezerra, Antônio Pompeu, Domingos Olímpio, Clóvis Bevilácqua, Barão de Studart, Padre Mororó, Justiniano de Serpa, José de Alencar. Entre os acadêmicos, Horácio Dídimo, Henriqueta Galeno, Rachel de Queiroz, Alba Valdez, Dolor Barreira, entre outros.