Unifor apresenta a realidade do mercado de trabalho na Feira de Profissões

UN241_feiraA Universidade de Fortaleza realizou, no último dia 23 de julho, a cerimônia de abertura da Feira de Profissões Unifor. O evento, que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, no campus da Universidade, pretende promover a interação de alunos de Ensino Médio e Fundamental com o mercado profissional. Os estudantes terão a oportunidade de interagir com convidados das áreas de comunicação, gestão, saúde, tecnologia e direito.

“A experiência que a Universidade está querendo proporcionar é uma interface entre o mercado, as escolas e a Universidade. A gente pretende apresentar o mundo da Unifor, os cursos, os espaços, as atividade culturais, esportivas, os laboratórios, os professores. E, a partir daí, discutir seus desejos profissionais, sonhos. A Universidade procura estabelecer um permanente contato com escolas e empresas, fazendo a ponte entre esses dois mundos. Para que o aluno possa entender que a opção por um curso tem profunda relação com sua sustentabilidade no futuro, mas também com sua felicidade. Essa escolha é uma decisão extremamente importante, que às vezes não é bem embasada. Por isso, defendemos que a melhor forma de escolher fazer isso é através de experiências que façam com que os alunos possam vivenciar a profissão”, acredita o prof. Henrique Sá, vice-reitor de Ensino de Graduação.

Para a psicóloga escolar e orientadora educacional da sede Fátima do Colégio Antares, a iniciativa é extremamente necessária. “É uma oportunidade para nossos alunos do Ensino Médio e Fundamental de estarem na Universidade, de saírem da realidade da escola, ultrapassar os muros e conhecer a realidade do que é estar em uma Universidade. A proposta é riquíssima, fazer com que os alunos estejam mais próximos da realidade profissional. E eles desejam muito isso”.

A iniciativa da Universidade envolverá escolas particulares e públicas, como o Colégio Militar de Fortaleza. Para o psicólogo do colégio, Capitão Sandro Sabino, a feira é uma oportunidade singular. “Já temos uma feira de profissões no nosso colégio e a Unifor tem participado com a gente há alguns anos. Aqui haverá não só uma grande estrutura, mas também o contato com outros profissionais, instituições. Acho um momento de uma riqueza sem igual na busca de uma escolha profissional para os nossos alunos”.