IDEA 2014: hora de testar conhecimentos

UN241_IDEAEste ano, o Instrumento de Desempenho Acadêmico será realizado em 20 de outubro. Através do teste, alunos de 32 cursos de graduação poderão verificar a evolução de seu desempenho

De 15 de setembro a 17 de outubro os alunos dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza poderão se inscrever para a edição de 2014 do Instrumento de Desempenho Acadêmico, o IDEA. O IDEA é um teste realizado pelos alunos de graduação da Unifor, focado em áreas específicas do estudo, um método que avalia a aquisição de conhecimento dos estudantes e oportuniza a verificação da evolução de seu desempenho. O resultado do IDEA permite um diagnóstico e a implementação de melhorias ao longo do curso, nas estruturas curriculares e nos processos de ensino e aprendizagem.

Nesta edição, a prova ocorrerá no dia 28 de outubro. Serão 60 questões de múltipla escolha referentes às competências a serem desenvolvidas durante cada curso. Alunos de 32 cursos de graduação da Unifor participarão. São eles: Administração, Audiovisual e Novas Mídias, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, na área de Comunicação e Gestão; Direito, na área Jurídica; Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, na área da Saúde; Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Telecomunicações, na área Tecnológica. Além deles, participam ainda os cursos de Eventos, Marketing, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Construção de Edifícios, da graduação executiva.

Por que participar? Participar do IDEA é interessante para o aluno da Unifor porque assim ele terá a oportunidade de verificar a evolução de seu desempenho, servindo como avaliação formativa, possibilitando que se situe em relação ao grupo em que se insere. Além disso, o IDEA o prepara para as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, Enade. O resultado da prova é confidencial e a divulgação será feita apenas individualmente, através do Unifor Online, com acesso por meio de senha e login próprios.

“O IDEA é um teste de conhecimentos que abrange todo o universo das competências exploradas por cada um dos cursos da Universidade. Ou seja, o aluno de todos os semestres do curso vai poder experimentar um teste que abrange o que seria requerido para ele ao final do processo de formação. Para um aluno de começo de curso é interessante porque ele vai poder acompanhar seu progresso ano a ano. Para o alunos de semestre avançado, é uma certa constatação das áreas em que ele já tem domínio e de algumas áreas que ele vai precisar reforçar. O IDEA é uma excelente oportunidade para aferir o seu desempenho, o seu conhecimento e observar o seus pontos fortes e fracos”, enfatiza o vice-reitor de Ensino de Graduação, prof. Henrique Sá.

IDEA 2014
Inscrições abertas de 15 de setembro a 17 de outubro, na Central de Atendimento/DAE Unifor. A prova será aplicada no dia 28 de outubro, no campus da Unifor.