Alunos da Unifor participam de estágio durante a Copa do Mundo

UN241_estagiocopa1Onze alunos de diversos cursos foram selecionados pela emissora HBS para trabalhar durante os jogos que aconteceram na Arena Castelão

As lembranças que eles vão levar da Copa do Mundo FIFA 2014 não se restringem a gols e títulos. Para 11 alunos da Universidade de Fortaleza, o campeonato marcou também a realização de uma incrível experiência. É que eles foram selecionados para participar do Programa de Estágio da emissora HBS (Host Broadcast Servises), credenciada pela FIFA para transmitir oficialmente a Copa do Mundo. Uma grande oportunidade que deixou como resultado uma bagagem cultural e profissional que eles avaliam como diferencial em suas formações. “Uma experiência inesquecível” é a expressão que resume a participação das transmissões dos jogos que aconteceram na Arena Castelão.

Com o apoio da Divisão de Estágio, Oportunidades e Talentos da Unifor, a HBS abriu seleção para alunos de diversos cursos, cujo principal requisito era a fluência no idioma inglês. Da Unifor, foram selecionados os alunos Carolina Lima Gress, Maria Lisie Aragão Menezes, Raiza Maria de Oliveira Teles (do curso de Administração), Gabriela Macedo Delgado (Arquitetura e Urbanismo), Guttemberg Laureno Juca, Renata de Sousa Rolim (Audiovisual e Novas Mídias), Heitor Machado Veras (Engenharia Mecânica), João Manoel Lima de Almeida (Engenharia de Telecomunicações), Luana Silva de Oliveira (Publicidade e Propaganda), Luca Laprovitera de Lima (Jornalismo) e Willy Ferreira Fernandes (Engenharia de Computação).

“Essa não é uma experiência que você tem todo dia. É uma experiência inimaginável porque a gente está em contato com pessoas do mundo inteiro, trabalhando com diferentes perfis, de rotina. Pelo estágio ser na emissora credenciada pela Fifa, a identificação foi ainda maior pela relação com o meu curso. Posso aplicar muitas coisas que aprendi aqui no mercado de trabalho, principalmente na área de eventos. Começar com um evento desse porte, saber como funciona é muito legal, você enriquece, cria bagagem profissional e cultural”, conta Luana Silva de Oliveira, aluna do 8º semestre de Publicidade e Propaganda na Unifor.

Durante a cerimônia de encerramento, que aconteceu na Arena Castelão, no dia 2 de julho, os 25 alunos que participaram do Programa de Estágio da HBS, 11 deles por meio da Unifor, receberam seus certificados, autenticados pela FIFA e pela HBS. Na cerimônia, Tania Pellegrini, senior training manager da HBS, destacou a importância do estágio, não apenas pela parte técnica, mas também por experiências que só se aprendem em campo, como as diferenças culturais, o trabalho em equipe, os imprevistos. “Gostaria de parabenizar os estagiários e agradecer, tanto os estudantes e os supervisores por ajudar a ensinar, no dia a dia, o lado prático da teoria aprendida na Universidade. Aprender sobre como se comunicar em um ambiente multicultural, sobre trabalho em equipe, comportamento profissional, comprometimento com o projeto, tudo isso se aprende trabalhando no campo”.

“Não foi fácil. Foram dias de muito trabalho, mas espero que vocês tenham gostado e adquirido experiências pessoais e profissionais, cada um a seu modo. Outro dia ouvi que a Arena Castelão era a mais amigável do Brasil para os profissionais de imprensa e isso tem muito a ver com vocês”, disse Kirsten Köpke, broadcast venue manager da HBS, parabenizando os estagiários.

“Quero parabenizar por serem parte e contribuir para esse grande espetáculo, televisionado para todo o mundo. Vocês levarão para sempre as memórias desta experiência” acrescentou Hide Arai, da Fifa TV.

Para o vice-reitor de Ensino de Graduação da Unifor, prof. Henrique Sá , “além das experiências formais, de currículo, estão as experiências pessoais. Essa é a lição mais importante: como se relacionar com pessoas de todos os locais do mundo. O mundo se torna cada vez mais multicultural e é essencial saber lidar com isso. Essas experiências serão para sempre. Quero agradecer a HBS por proporcionar uma incrível experiência para os nossos alunos neste grande evento”.

Sobre a HBS
A emissora Host Broadcast Services (HBS), com sede na Suíça, é especializada em transmissão de grandes eventos, originalmente criada para produzir os sinais de rádio e televisão das copas do Mundo FIFA de 2002 e 2006. É responsável por todas as imagens geradas, processadas e transmitidas da Copa do Mundo FIFA 2014.

UN241_estagiocopa2DEPOIMENTO
“Foi uma oportunidade incrível trabalhar com a HBS em parceria com a Unifor porque tudo o que a gente aprende na faculdade foi possível aplicar no estágio, além de praticar o inglês e lidar com pessoas do mundo inteiro. A Unifor fez essa ligação e nos deu todo o suporte e acompanhamento. Eu tive a chance de lidar com os superiores, com gente de diferentes culturas. É diferente trabalhar com um chefe francês, um outro alemão. Vou levar grandes lições para o meu dia a dia na Administração”.

Lisie Menezes Maria, aluna do 4º semestre de Administração.