Instalações da Unifor são utilizadas para Cúpula do Brics

UN241_brics1Durante os dias 14 e 15 de julho, a Universidade de Fortaleza teve suas instalações utilizadas para a VI Conferência de Cúpula do Brics, realizada no Centro de Eventos do Ceará. O evento, que contou com a presença dos chefes de estado do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, solicitou à Unifor espaço para pouso de helicóptero no campo de futebol, recentemente utilizado como Centro de Treinamento da Copa do Mundo. Além dele, foi disponibilizado ainda espaço para credenciamento dos participantes, local para treinamentos e ensaios nas áreas abertas, instalações de posto de descontaminação e atendimento primário à saúde.

O pedido de apoio partiu do Comando da 10ª Região Militar, responsável pela segurança estratégica do evento, e foi prontamente atendido pela Universidade. O campus foi ocupado por caminhões do Exército Brasileiro, ambulâncias, helicópteros e maquinários. A segurança da Universidade também foi modificada e o acesso ao campus ficou restrito a alguns locais.

O bloco R ficou à disposição do Itamaraty, órgão responsável pelo credenciamento de convidados. Durante os dois dias, cerca de 5 mil pessoas foram credenciadas. Já o bloco S ficou reservado para atendimento médico. Um posto foi instalado, onde foi possível fazer atendimentos primários, como medicação de urgência.

UN241_brics2

Seminário Preparatório
Ainda em abril, a Universidade de Fortaleza sediou o Seminário Preparatório para a VI Conferência de Cúpula do Brics, que contou com a presença de representantes do governo brasileiro e dos embaixadores dos países que formam o bloco, bem como de acadêmicos e intelectuais vinculados à área de relações internacionais.

O evento foi organizado pelo Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Núcleo de Estudos Internacionais da Unifor (NEI), a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) e o Ministério das Relações Exteriores. O seminário teve como objetivo promover uma reflexão sobre as expectativas dos cinco países Brics com relação a sua atuação conjunta no cenário mundial.

Sobre o Brics
Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. As cinco potências emergentes compõem o Brics, acrônimo criado para denominar o grupo concebido com o objetivo de converter o poder econômico de seus países membros em uma maior influência geopolítica. Desde 2009, os chefes de estado que compõem o grupo se reúnem em uma cúpula que congrega ainda ministros, secretários e demais componentes de governo, além de empresários.