Unifor e Grupo M. Dias Branco firmam parceria

UN241_diasbrancoA parceria busca realizar pesquisas relacionadas à cadeia produtiva do trigo e alimentos em geral, além de promover capacitação profissional.

O setor da panificação está entre os maiores segmentos industriais do Brasil. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) apontam que o número de empresas que compunham o setor, em 2013, era de 63,2 mil. Naquele ano, esses locais receberam cerca de 43 milhões de clientes. Mas apesar de produzir um dos alimentos mais consumidos do país, o setor ainda vê na carência de mão de obra qualificada um de seus maiores desafios. Buscando atender essa demanda, a Universidade de Fortaleza e o grupo M. Dias Branco firmaram, no início do mês de julho, parceria que busca desenvolver projetos de pesquisa nas áreas da saúde, educação e tecnologia relacionados à cadeia produtiva do trigo e de alimentos em geral. O convênio foi assinado pelo chanceler da Universidade de Fortaleza, Airton Queiroz, e o presidente do grupo M. Dias Branco, Ivens Dias Branco.

Para o diretor corporativo do grupo M. Dias Branco, Luís Eugênio Pontes, o setor da panificação precisa de inovação, novos processos, equipamentos e mão de obra qualificada. “Observamos que no Brasil não existe nenhuma escola de qualidade de panificação e confeitaria que possa dar um choque no setor. Não existe nenhum curso de gastronomia de alto nível”, observa. A possível criação de um curso de panificação em parceria com entidades francesas também está entre os objetivos do convênio.

“O grupo M. dias Branco busca renovar a cadeia produtiva do trigo e do pão, de maneira que esse alimento possa ser mais saudável e nutritivo, para auxiliar carências nutricionais em crianças na fase escolar, por exemplo”, explica a coordenadora do curso de Nutrição da Unifor, profa. Clarice Vergara. De acordo com a coordenadora, a aproximação entre o grupo M. Dias Branco e a Universidade de Fortaleza acontece há pelo menos dois anos. “O grupo vem organizando uma série de ações em comemoração ao dia do Nutricionista e apoiando iniciativas da Universidade. A grande questão é aproximar a indústria à academia, e desenvolver pesquisas que, aplicadas, beneficiarão a população. Há muitos tabus com relação ao trigo, especificamente ao glúten. O Grupo M. Dias Branco sentiu necessidade de realizar pesquisas com o grupo de Nutrição da Unifor para esclarecer alguns mitos quanto ao consumo do glúten. A partir de então, veio a ideia de outras pesquisas, para avaliar possíveis carências nutricionais e possibilitar futuras intervenções de fortificação de produtos alimentícios. Além disso, há uma necessidade no setor de panificação de qualificar e informar profissionais da área”, enfatiza.

Segundo Artur Benevides, gerente de planejamento comercial do Grupo M. Dias Branco, a parceria com a Unifor consolida um trabalho que vem se desenvolvendo ao longo de dois anos, através do curso de Nutrição. “Esses dois grandes grupos empresariais do Brasil vêm promovendo a qualificação profissional no setor de alimentos, que é um setor que cresce muito, mas, ao mesmo tempo, é carente de atividades inovadoras, de bons profissionais. Nós pretendemos tornar o estado do Ceará um modelo para o Brasil, com cursos de qualidade na área de alimentos, na área da gastronomia e todas as áreas que envolvem a cadeia do trigo”, afirma. “Acho a parceria muito importante, pois sabemos da carência nutricional da grande massa e que muita coisa não é aproveitada adequadamente. Sabemos também que na panificação se pode tirar proveito alimentar, incluindo proteínas e vitaminas que terão valor nutricional para a população de baixa renda”, aponta Ivens Dias Branco.

Sobre a escolha da Universidade de Fortaleza para a parceria, o empresário citou a importância de se aliar a uma estrutura de ensino diferenciada. “Nós pensamos em ter uma estrutura de ensino que fosse gabaritada e personalizada, e como a Unifor já possui o curso de Nutrição, nada mais adequado do que nos unirmos a ela. Hoje nós vivemos a fase do conhecimento. Não é o fazer por fazer. É fazer conhecendo”.