editorial | Arte como elemento cotidiano cearense

Nossa capa traz um chamado para o que a Unifor cultiva com muito esmero: a Arte. A exposição Abstrações reúne duas grandes coleções de dois empresários brasileiros que dedicaram parte do seu tempo a buscar o que lhes chamava a atenção em matéria de artes visuais. Um no Sudeste, Roberto Marinho, o outro no Nordeste, Airton Queiroz. Este teimoso e persistente no afã de adquirir e possibilitar ao seu povo conhecimentos outros que complementam qualquer formação. A exposição é aberta: ele convida e insiste para que todos usufruam do benefício de ter no Ceará algo só encontrado em grandes centros, grandes museus internacionais. Vale conferir. Vale vir mais de uma vez para admirar e compreender os múltiplos sentidos da arte abstrata.

A reportagem sobre o projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender põe o aluno em contato com o dia a dia de pacientes renais internados e seus cuidadores que dedicam consideráveis horas com o tratamento. No caso de jovens pacientes que ainda frequentam a escola, este período é ainda mais crucial, uma vez que afeta o aprendizado basilar. De forma lúdica, os voluntários participantes preenchem este período com atividades e tentam suprir defi ciências escolares geradas pelo exaustivo tratamento, além de permitir uma interação saudável para todos os envolvidos. Desenvolvido pela Vice-Reitoria de Extensão, o projeto conta com mais de uma década de atuação com uma história de sucesso junto a pacientes renais que se sentem apoiados nessa troca de experiências.

A parceria entre Unifor e Grupo M. Dias Branco, a participação dos alunos da Unifor como estagiários na Copa do Mundo e a cessão das instalações da Unifor para pousos das aeronaves que trouxeram os governantes para a reunião do BRICS em Fortaleza são matérias que merecem atenção. E, especialmente para os alunos da graduação, uma nova edição do IDEA 2014, oportunidade para testar conhecimentos adquiridos e se reavaliar.

Fechamos com a reportagem do show de encerramento do XVI Festival Eleazar de Carvalho. Como sempre, uma oportunidade de aprendizagem, troca de experiências e prazer pela excelente apresentação muito prestigiada pelo público.

Até a próxima edição.

Erotilde Honório