A incrível arte de fazer rir

com Maria Clara Gueiros

un-239-1O humor é uma das características mais marcantes do povo brasileiro. De norte a sul do país, é fácil encontrar nomes que marcaram época e criaram personagens inesquecíveis. A atriz e humorista Maria Clara Gueiros é um deles. Nascida no Rio de Janeiro, a carioca é atriz desde 1984. Seus primeiros trabalhos na TV foram como atriz nas novelas da Globo O Clone, 2002 e Mulheres Apaixonadas, 2003. Mas o sucesso começou com o seu primeiro grande papel de humor, a personagem Laura do programa Zorra Total, onde ficou conhecida pelo bordão “Vem cá, eu te conheço?” O sucesso do papel fez com que a comediante ganhasse mais espaço no programa e, de 2005 a 2008, Maria Clara ganhou fama com as protagonistas Márcia, Zana Zen e Clarisse. Suas piadas e trajetos são lembrados pelo público até hoje. Um de seus momentos inesquecíveis na TV aconteceu em 2011, na novela Insensato Coração, onde interpretou a divertida Bibi e ganhou prestígio atuando ao lado de Ricardo Tozzi. O sucesso do casal Douglas e Bibi renderam ótimas críticas aos atores. Além das novelas Beleza Pura, Caras e Bocas e Lado a Lado, entre outras, Maria Clara atuou nos filmes Um Show de Verão, Xuxa Gêmeas, Os Porralokinhas, Sexo com Amor? e Muita Calma nessa Hora. E, como se não bastasse, a humorista brinca e improvisa textos de maneira magistral no teatro. Atuou em Corações Encaixotados, Os Difamantes, Tango, Bolero e Cha Cha Cha, O Mágico de Oz, entre outros. Maria Clara esteve na Unifor para apresentar o espetáculo Enfim, Nós e, por e-mail, concedeu entrevista exclusiva ao Unifor Notícias. Confira!

Unifor Notícias: Como foi o início de sua carreira? Você sempre quis ser atriz?
Maria Clara Gueiros: Comecei minha carreira em 1985 como bailarina e sapateadora. Em 87, por causa de um espetáculo de sapateado que meu grupo escreveu, me vi com a incumbência de falar um texto em cena. Quando dei por mim, tinha virado atriz. Virei atriz trabalhando.

Unifor Notícias: A comédia foi uma escolha? Quando você decidiu ser humorista?
Maria Clara Gueiros: A comédia me escolheu. Nesses ensaios comecei a sentir que eu era engraçada, que meu personagem, que a princípio não era cômico, foi se tornando engraçado. Foi tudo acontecendo naturalmente. Daí pra frente, continuei fazendo comédia.

Unifor Notícias: Como funciona o seu processo criativo?
Maria Clara Gueiros: Meu processo se baseia na leitura do texto e no que ele tem a dizer. O texto é que me guia. Depois, ao longo dos ensaios, o todo, o personagem aparece naturalmente e fala por si.

Unifor Notícias: Fazer humor é também um ato político?
Maria Clara Gueiros: Existir é um ato político. Não ser politizado é um ato político. Não tenho intenção de influenciar o público politicamente, no que se refere a partidarismo. Minha política é a da delicadeza, do humor agradável que não ofende nenhuma categoria e que traz alegria. Minha política é trazer o público de uma maneira simpática para rir junto comigo e não rir de ninguém.

Unifor Notícias: Qual é a importância do humor na vida das pessoas?
Maria Clara Gueiros: O humor é uma catarse muito importante, a meu ver. Fazer humor, para mim, é vital. Eu me realizo de uma maneira impressionante. Trabalho me divertindo. Assistir a um espetáculo, a um filme ou a programa de humor é uma forma de relaxar, dar risada e esquecer as mazelas da vida.

Unifor Notícias: Qual é o limite para expressar-se de forma cômica sem que o outro se ofenda?
Maria Clara Gueiros: O limite é a delicadeza, a boa educação e o olhar para o outro. Quem se preocupa com o outro jamais vai cometer a falta de educação de fazer um humor grosseiro, ofensivo e de mau gosto.

Unifor Notícias: Você já estreou diversos espetáculos. Qual foi o mais divertido?
Maria Clara Gueiros: Já fiz quase 50 espetáculos teatrais. Cada um tem a sua importância. Meu primeiro espetáculo, que me lançou na carreira foi “ Na Cola do Sapateado”. Tenho um carinho imenso por ele. Os espetáculos que fiz no Tablado (todos! O ultimo foi Pluft) estão no meu coração. Se eu for enumerar, teria que ter uma edição no jornal só pra isso!

Unifor Notícias: Você pretende continuar na comédia ou sente vontade de fazer outros trabalhos?
Maria Clara Gueiros: Amo fazer comédia e sinto que tenho um espaço tão bom, que pretendo continuar fazendo. Na verdade, adoro estar em cena.

Unifor Notícias: Quais são os planos para o futuro?
Maria Clara Gueiros: Trabalhar sempre, fazendo o que mais gosto e ser feliz com a minha família.

Unifor Notícias: Que mensagem que você deixaria aos que buscam seus lugares no mundo cômico e artístico?
Maria Clara Gueiros: Nunca desista. Se você tiver talento, vai encontrar um lugar ao sol.