Cia. de Dança Unifor seleciona novos bailarinos

un-239-9A Cia de Dança Unifor está com inscrições abertas para a seleção de novos bailarinos. Até o dia 26 de agosto, os alunos interessados podem se inscrever na vice-reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e das 14h às 18h. A seleção é composta por duas etapas: uma entrevista e uma audição, na qual os candidatos serão submetidos a três testes práticos, recebendo uma pontuação de 1 a 10. Para a classificação, deve-se alcançar a média 7.

A entrevista está marcada para o dia 27 de agosto e a aula prática será no dia 29 do mesmo mês. Os bailarinos com melhor classificação serão selecionados para um período de estágio de três meses. Caso não haja adaptação de algum bailarino ao trabalho desenvolvido pela Companhia, o mesmo será desclassificado durante ou ao final do período de estágio. Os membros são contemplados com bolsas de graduação após três meses de participação na Companhia de Dança. O desconto vai de 20% a 40% de acordo com o tempo de participação no grupo.

A Companhia de Dança é um dos Grupos de Arte da Unifor coordenados pela Divisão de Arte, Cultura e Eventos, vinculada à vice-reitoria de Extensão e Comunidade Universitária. É composta por bailarinos e bailarinas que atuam no contexto da comunidade universitária, expondo e difundindo a linguagem da dança junto às atividades de extensão desta Universidade. A Cia. de Dança Unifor está composta por dez integrantes e ofertará vagas para mais seis componentes.

De acordo com o coordenador da Cia. de Dança Unifor, Márcio Carvalho, durante a seleção, serão priorizados, além do perfil técnico, “o amor pela arte da dança, a disciplina e o respeito por seu coordenador e colegas de trabalho, contribuição para a harmonia do grupo e empenho máximo na idealização e criações coreográficas para apresentar um excelente trabalho, já que a dança exige muito tempo de dedicação para que se atinja um resultado satisfatório”.

A Cia. de Dança Unifor participa dos principais festivais de dança locais, como o Fendafor - Festival Internacional de Dança de Fortaleza, a Mostra de Arte do Teatro Dragão do Mar e a AA DANCE, da Associação das Academias de Fortaleza. Já foi premiada no Fendafor com os prêmios de 1º lugar na categoria Solo Clássico Livre Avançado e 2º lugar na categoria Solo de Repertório Avançado, com a bailarina Manuella Barbazán, do curso de Arquitetura e Urbanismo; e 2º lugar na categoria Solo Livre Avançado, com a bailarina Rostana Anizia, também do curso Arquitetura e Urbanismo.

“A Cia. de Dança Unifor apresenta ao público performances alinhadas com as novas tendências da dança, ao mesmo tempo em que valoriza suas tradições. O grupo tem o papel de ampliar os processos formativos dos bailarinos com habilidades técnicas desde a dança clássica até a dança contemporânea, passando pelo jazz, sapateado, entre outros estilos. Assim, oferece a cada componente a consciência de um processo cultural dentro e fora do meio artístico, por meio de experiências concretas na área da dança”, afirma Thiago Braga, chefe da Divisão de Arte, Cultura e Eventos da Unifor.

Requisitos para inscrição e audição
Os interessados em se inscrever para a Cia. de Dança Unifor devem estar cursando entre 20% e 80% de qualquer curso da Unifor (apresentar histórico escolar), ter experiência mínima de dois anos em balé clássico, jazz, dança contemporânea ou outros estilos (comprovar mediante declaração ou certificados) e ter disponibilidade de 6h/semanais, mais os horários de ensaios extras (a combinar) para apresentações e eventos. Os critérios de seleção são postura e presença cênica, habilidades técnicas em balé clássico, jazz e dança contemporânea, criação e interpretação. A audição será uma entrevista com os candidatos e uma aula prática composta por três fases e pontuadas de 1 a 10, devendo o candidato alcançar a média de 7 pontos para conseguir classificação.

Fase 1 - Técnica clássica: barra, centro e diagonal;
Fase 2 - Centro com sequência coreográfica em jazz e dança contemporânea (trazer meias ou sapatilha meia ponta);
Fase 3 - Apresentação de uma sequência coreográfica de criação própria com duração máxima de três minutos (não representar repertório).

Cia. de Dança Unifor - Audição para Bailarinos
Inscrições abertas até 26 de agosto. De segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h, na vice-reitoria de Extensão e Comunidade Universitária. Informações: 3477 3311