Alunas da Unifor conquistam quatro prêmios no Intercom Nordeste 2014

O evento, que teve como tema Comunicação: Guerra & Paz. Convencer e Conviver – 100 Anos de Publicidade, Propaganda e Relações Públicas, reuniu em João Pessoa (PB) estudantes de todo o Nordeste. Vencedores concorrerão ao prêmio nacional em setembro.

un-239-10Os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza marcam sua participação no XVI Encontro de Estudantes de Ciências da Comunicação – Intercom. Na edição regional, realizada nos dias 15, 16 e 17 de maio, em João Pessoa (PB), quatro trabalhos de alunas da Unifor foram premiados.

Os produtos da Unifor ganharam nas categorias Campanha Publicitária, com “Seja Um Anjo Para o CEU”; Anúncio Impresso, com “Do Jeito que Só um Artista Sabe Fazer”; Cartaz, com “Uma Verdadeira História de Amor Não Machuca”; e Jornal Mural, com “Jornal Mural do Turista”. As alunas vencedoras vão representar a Unifor a nível nacional, em Foz do Iguaçu (PR), de 1º a 5 de setembro. São elas: Bybyanne Adienev Matias Lopes Lemos, Milena de Lima Fassanaro Ricci, Monisa Costa de Lima e Thaís Holanda Praciano. Durante os três dias do congresso, as estudantes puderam participar de oficinas e minicursos, assistir palestras, prestigiar lançamentos de livros e somar conhecimento ao aprendizado em sala de aula.

As vencedoras receberam os prêmios com entusiasmo. Bybyanne Lemos, 23, do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, ganhou o prêmio na categoria Campanha Publicitária, com a peça “Seja Um Anjo Para o CEU”, desenvolvida para Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). A estudante, que é bolsista do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC), da Unifor, diz tratar-se de um trabalho publicitário com vínculo na Agência NIC. “Foi um job para o NIC. Aqui recebemos várias demandas sem fins lucrativos que desenvolvemos para adquirirmos experiência e prática. Produzimos campanhas, cartazes, impressos e identidades virtuais. Inscrevi o job, defendi com base e trouxe o prêmio pra agência”.

Monisa Costa, 20, do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, conquistou o título de melhor Cartaz Publicitário com “Uma Verdadeira História de Amor Não Machuca”. Para ela, que é estagiária voluntária do NIC, o prêmio é uma prova de que ser voluntária também é uma grande vantagem. “Estou há dois meses estagiando voluntariamente no NIC. Apesar de minha peça não ter vínculo com o NIC, pois foi feita na cadeira de Redação Publicitária I, pude aplicar todo o aprendizado que adquiri na agência na peça. No início da carreira, sendo estudantes, não temos muitas oportunidades nas agências do mercado. O NIC é uma vitrine para chegarmos a esse mercado.

Outra aluna do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, Milena Ricci, 20, foi contemplada na categoria Anúncio Impresso, com “Do Jeito que Só o Artista Sabe Fazer”. Voluntária como diretora de arte na Agência NIC há dois meses, Milena diz que tem aprendido com o estágio. “O meu anúncio foi feito na disciplina de História da Arte e da Estética. Defendi mais com fatores históricos do que com a prática, mas a Agência tem me ensinado muito sobre como lidar com cliente, como funciona o mercado. Só soube das inscrições do Intercom porque faço parte do NIC. Aqui nós ficamos por dentro de tudo que acontece lá fora”.

Representando o curso de Jornalismo, a aluna Taís Praciano, 20, do 7º semestre, foi premiada pelo projeto “Jornal Mural do Turista”, produzido no Laboratório de Jornalismo da Unifor (Labjor). “Ganhar o prêmio foi incrível! Saber que meu trabalho foi reconhecido é uma sensação ótima. Vou pra Foz do Iguaçu muito feliz de estar representando todos do meu curso. Penso que mesmo que você não ganhe, a experiência é super válida. Conhecer outros alunos de Comunicação e ver trabalhos de todo o Nordeste nos enriquece demais”.