Unifor realiza terceira edição do Casamento Feliz

un-239-22
Na noite do dia 31 de maio, 11 casais realizaram, enfim, o sonho de se casar. A terceira edição do Casamento Feliz, que é parte do projeto Ética do Bem, fundado pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), em parceria com a vice-reitoria de Extensão e o Núcleo Integrado de Comunicação (NIC). A elegante cerimônia aconteceu no altar votivo da Universidade de Fortaleza, especialmente decorado para a ocasião, e reuniu aproximadamente 300 pessoas entre amigos e familiares dos casais.

Entre os noivos estavam funcionários da Unifor e moradores das comunidades adjacentes ao campus. Antes do dia da cerimônia, eles participaram de palestras preparatórias que abordavam temas como mediação de conflitos, violência doméstica, planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros outros.

Para Maria Nair Carneiro, uma das noivas, o casamento coletivo foi a oportunidade para selar 24 anos de união com Raimundo de Souza. “Fui contemplada com essa grande alegria. Estou muito feliz, porque há 24 anos eu moro com o meu marido, e não nos casamos antes porque nunca tivemos condições financeiras para isso. Fiquei sabendo desse projeto porque eu moro na comunidade do Dendê, e outras pessoas também fizeram as inscrições. Decidimos aproveitar essa grande oportunidade de oficializar a nossa relação. O mais importante de casar depois de tanto tempo foi pela animação de renovar o nosso amor”.

O juiz de paz e professor Marcelo Roseno do Centro de Ciências Jurídicas validou a união dos casais. Ele destacou o compromisso da Universidade com projetos que fazem a diferença na sociedade. “Já é a segunda vez que participo desse projeto. Acredito que seja uma experiência rica. Este é um projeto da Extensão que faz com que o ideal de Universidade se concretize, pois uma Universidade tem que ter a real preocupação com a comunidade, com o coletivo.

O projeto atende pessoas que muitas vezes não tem condições de realizar uma cerimônia, muitas delas já tem até famílias constituídas. Há uma preparação para o casamento com palestras. É um projeto que possui uma perenidade e há uma demanda grande de pessoas que querem participar dele”, aponta.

Ao final da cerimônia, casais e familiares brindaram à felicidade com um coquetel.

un-239-21

DEPOIMENTOS
“Estamos juntos há dez anos, dividindo a mesma casa, o mesmo teto. Só não nos casamos antes porque nunca deu certo. Acreditamos que tudo acontece no tempo de Deus. Ficamos sabendo do casamento coletivo através do meu esposo, que trabalha na Unifor”.
Márcia Lima Alencar

“Eu tinha ouvido falar do projeto por meio de um amigo meu que também trabalha na Unifor. Ele se casou no último casamento coletivo que teve. Meu amigo recomendou, disse que era muito bom e então eu me interessei. Quando minha esposa soube, não teve jeito. Uma oportunidade dessas a gente não podia deixar passar. A gente quis fazer uma aliança pra concretizar a nossa união”.
Joaquim Antônio da Lima Silva