editorial | Educar para transformar

A Educação que transforma é o tema que permeia a presente edição do Unifor Notícias. É consensual que a Educação desempenha um importante papel no processo de transformação social, como sugere o seu próprio significado – ex ducere, conduzir ou levar para fora, que evoca a ideia de movimento e movimento contínuo. Esta é a tônica de educadores, políticos e cidadãos, imbuídos do sentimento de superação das desigualdades e de desenvolvimento do país. Neste âmbito, a matéria sobre a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz registra uma parte de sua trajetória como grande motivadora do desenvolvimento, em especial, da Comunidade do Dendê e demais comunidades circunvizinhas à Universidade.

O destaque para o reconhecimento do talento dos estudantes de Comunicação, contemplados com quatro prêmios no Intercom Nordeste 2014, ressalta o empenho dos alunos e a satisfação do intercâmbio de saberes.

A competição esportiva de Tênis de Mesa, realizada no ginásio poliesportivo da Unifor, contou com 900 mesa-tenistas de todo Brasil na disputa do torneio, consagrado como a competição máxima da modalidade no país. Isto confi rma, mais uma vez, a capacidade e excelência para receber grandes eventos em nosso Parque Esportivo.

E o XVI Festival Eleazar de Carvalho, maior festival de música clássica do estado, é um evento já tradicional nos palcos e campus da Unifor que se inicia 30 de junho e tem seu encerramento no dia 20 de julho. É uma das raras oportunidades de formação de público para a música erudita. Portanto, convidamos professores, alunos, funcionários e a comunidade cearense a não desperdiçar esta oportunidade de imersão no mundo da música erudita. Aproveite para conferir em nosso site a programação gratuita.

Erotilde Honório
Diretora de Comunicação e Marketing