Banner

Unifor é a única universidade particular do Nordeste a sediar treinos da Copa do Mundo FIFA 2014

A partir do dia 20 de maio a Universidade de Fortaleza entregará o campo oficial de futebol para a FIFA. As seleções da Costa Rica, México, Gana e Costa do Marfim jogarão em Fortaleza na primeira fase da competição e poderão treinar na Unifor.

un238-fifaDe 12 de junho a 13 de julho, o Brasil sediará a Copa do Mundo FIFA 2014, a maior competição mundial de futebol. A FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) anunciaram uma lista de campos oficiais de treinamento (COT) selecionados nos diversos locais em que acontecerão os jogos. A maior universidade particular do Norte e Nordeste está na lista do Governo do Estado como COT, estando apta a receber as seleções que atuarão em Fortaleza durante a Copa do Mundo no Brasil.

De acordo com o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, a Unifor atende a todos os critérios para ser um campo de treinamento. “Além de um gramado de excelência, no COT é fundamental uma boa infraestrutura. A Unifor é uma das melhores universidades do Brasil e a cada dia estreita mais ainda sua relação com o mundo esportivo. Dispõe de uma das melhores infraestruturas esportivas do Brasil. A segurança oferecida nos Campos Oficiais de Treinamentos (COTs) é padronizada. Em relação à estrutura, a Unifor tem um diferencial, pois dispõe de piscinas e área para trabalho de musculação”, enfatiza o secretário.

Para o gerente geral de Competição e Serviços às Equipes do COL, Frederico Nantes, o Comitê analisou critérios como a distância do COT à rede hoteleira e ao aeroporto, instalações físicas, iluminação do campo, condições de solo, vestiários, sala da imprensa, arquibancada, segurança, sala de musculação, fisioterapia, dormitórios, departamento médico, entre outros. “Primeiramente, um Campo Oficial de Treinamento (COT) deve estar localizado em uma das 12 sedes. O local deve apresentar uma infraestrutura com campo de jogo em medidas oficiais, vestiários, acessos e espaço para trabalho da imprensa, e a Unifor preencheu todos os requisitos. Acreditamos que a oportunidade de receber seleções nacionais de diversos países em sua estrutura seja muito proveitosa, pela visibilidade internacional, além de receber consultoria especializada para manutenção do gramado, bem como material esportivo de qualidade internacional”, afirma Frederico Nantes.

O chefe da Divisão de Assuntos Desportivos da Unifor (DAD) Carlos Costa, demonstrou entusiasmo em relação à escolha da Instituição. “A Copa do Mundo é o maior evento de futebol do planeta, e a Unifor sente-se honrada de ser uma das sedes de treinamento. Isso demonstra a nossa capacidade técnica e excelente infraestrutura, agregando valores positivos à Universidade, em sua busca por excelência na formação profissional no curso de Educação Física e na área esportiva”.

Segundo Frederico Nantes, os times Costa Rica, México, Gana e Costa do Marfim jogarão em Fortaleza e poderão treinar no local. Há chances ainda de a seleção brasileira treinar também. “Caso o Brasil se classifique em segundo lugar no grupo A, na primeira fase da Copa do Mundo da FIFA, ele poderá treinar na Unifor antes da partida das oitavas de final”. De acordo com Ferruccio Feitosa, “na primeira fase da Copa jogarão em Fortaleza três seleções que já foram campeãs mundiais: Uruguai, Alemanha e Brasil.

Além delas também jogarão Costa Rica, Gana, México, Grécia e Costa do Marfim. Ainda não sabemos quem jogará as oitavas e quartas de final, pois somente o bom desempenho definirá isso. Essa decisão é da FIFA. Mas como teremos importantes jogos em Fortaleza é provável que a Unifor recepcione importantes seleções. A ocasião dos treinos será muito importante, pois a mídia nacional e internacional estará presente na Unifor por vários dias. Certamente é uma oportunidade ímpar para que a Universidade apresente a sua belíssima estrutura”, afirma o secretário.

un238-IMG_6097De acordo com o coordenador de esportes da Unifor, Marcelo Viana, em 2013, durante a Copa das Confederações, a seleção da Espanha optou, dentre os campos disponíveis pela FIFA, pelas instalações da Universidade de Fortaleza. “Recebemos a seleção espanhola em 2013 e estamos prontos para recebê-la em 2014, caso ela venha a Fortaleza. Vai ser importante para a Unifor por conta da visibilidade de ser sede de treinamento da Copa. Nenhuma outra universidade do Ceará terá essa honra”, afirma Marcelo.

“Na época da Copa das Confederações, no ano passado, a Unifor foi escolhida como sede para treino dos jogos aqui em Fortaleza. Este ano, o campo de futebol da Unifor, juntamente com outro local, foi escolhido para ser campo oficial de treinamento das seleções em Fortaleza. A partir do dia 20 de maio vamos entregar o campo para a FIFA, que desde janeiro vem fazendo visitas regulares à Unifor, analisando a condição do gramado e vários outros detalhes técnicos. Eles que vão decidir quem vai treinar na Unifor, mas ter a Universidade como campo oficial de treinamento é um grande feito”, enfatiza o vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária, prof. Randall Pompeu.

Parque Desportivo Unifor
O campo de futebol da Unifor faz parte do Parque Desportivo Unifor. Nele são oferecidos equipamentos e instalações que estimulam a prática esportiva, promovem a revelação de novos talentos, complementam as atividades acadêmicas, sediam projetos sociais e abrigam eventos de porte regional, nacional e internacional. O Parque Desportivo reúne ginásio (com três quadras esportivas), piscina semiolímpica, estádio de atletismo, complexo de quadras de tênis, campos society, quadra de areia, área de arremesso e lançamento e academia. Laboratórios de avaliação física, anatomia, fisiologia humana, histologia, cinesiologia e informática também estão à disposição dos alunos e atletas.

Como fruto dessa infraestrutura, a Unifor está na lista das sedes do guia oficial de locais de treinamento a serem definidos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O guia foi lançado pelo Comitê Organizador da Olimpíada de 2016. Na Unifor, foram disponibilizados locais para prática de atletismo, handebol e tênis. Mais de 170 instalações, de mais de 70 municípios diferentes, estão pré-selecionadas pelo COI. A escolha definitiva dos locais deverá ser anunciada ainda este ano.

A Unifor é a primeira instituição de ensino superior do Ceará a formar profissionais de Educação Física. Na última avaliação do Ministério da Educação (MEC), o curso de Educação Física da Unifor obteve nota quatro, em uma escala de zero a cinco, sendo um dos melhores cursos oferecido no estado. “Consideramos muito positiva a escolha da FIFA e acreditamos atender plenamente às recomendações do que foi solicitado”, comenta o prof. Carlos Costa. Para ele, a indicação é resultado da excelência dos recursos humanos e da qualidade dos equipamentos disponíveis no Parque Desportivo, compostos por uma estrutura moderna, dentro dos padrões das confederações brasileiras e até internacionais.

 

 

Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 238

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados