Unifor promove tarde recreativa com atletas americanos

un238-IMG_6226-cópia
Estrelas do esporte norte-americano estiveram presentes no Ginásio Poliesportivo da Unifor na tarde do dia 8 de maio para uma tarde recreativa com os jovens da Escola de Esportes da Unifor. A ocasião foi fruto de uma parceria entre o Consulado dos Estados Unidos e a Universidade de Fortaleza e trouxe Cobi Jones, recordista de atuações na seleção de futebol dos EUA, além de Tiffany Roberts, medalhista olímpica de futebol.

“O que nós queremos passar para vocês hoje é o senso de diversão quando estamos jogando e também noções de liderança e disciplina. Uma das coisas que aprendi é que nem sempre gostamos de todos que fazem parte do time, mas que sempre temos que arranjar um jeito de atingir nossos objetivos como um grupo. Temos que colocar as diferenças de lado. Esperamos que vocês tenham isso em mente enquanto jogamos hoje”, orientou Cobi Jones.

“Quando vi pela primeira vez mulheres ganhando medalhas olímpicas no futebol, sonhei em ganhar uma medalha no jogos olímpicos. Disse a todos que iria aos jogos e que iria ganhar. E ganhei. Esperamos que hoje nós possamos inspirar vocês a seguirem os seus próprios sonhos”, sustentou Tiffany Roberts.
“Além de oportunizar a essa juventude que está em situação de vulnerabilidade social o contato com atletas que são referência mundial e com as histórias de trabalho e sucesso que eles têm a passar, esta também é uma ocasião que reúne culturas diferentes com interesses em comum, há a possibilidade do surgimento de parcerias”, observou o chefe da Divisão de Assuntos Desportivos da Unifor (DAD), Carlos Augusto Costa.

Para o auxiliar técnico da seleção feminina de futsal da Unifor, prof. José Ricardo Negreiros, o projeto Escola de Esportes apresenta uma abrangência de objetivos fundamental em um projeto social realizado por uma instituição de ensino superior. “Na perspectiva institucional, além do projeto servir como campo de prática para o estagiário, ele também traz a possibilidade da detecção de talentos que podem ser usados até nas equipes esportivas da Unifor. No lado social, há o aspecto de dar acesso ao esporte à comunidade carente, em uma estrutura como a da Unifor, com equipamentos de primeiro mundo. Há ainda a proposta de trazer a família para dentro da Universidade, proporcionando um momento de lazer e integração”.

Escola de Esportes da Unifor
A Escola de Esportes da Unifor é um projeto desenvolvido pela vice-reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, em parceria com o Centro de Ciências da Saúde (CCS), através do curso de Educação Física. A escola beneficia crianças e adolescentes de 10 a 18 anos da comunidade do Dendê e tem como foco a iniciação esportiva e a utilização do esporte como instrumento de formação cidadã. O projeto beneficia atualmente 200 jovens e oferece turmas em modalidades em grupo e individuais, no masculino e feminino: voleibol, handebol, futsal, basquetebol, atletismo, natação e recreação. Além das atividades esportivas o projeto Escola de Esportes realiza palestras, workshops e clínicas afim de conscientizar os jovens sobre temas que permeiam o cotidiano.

un238-mininininha-do-depoimento un238-IMG_6256-cópia

“Frequentei a escolinha de natação por três meses e adorei, agora estou experimentando o voleibol. Estou na minha segunda semana no esporte e também estou gostando muito. As escolinhas oferecem diversas modalidades e isso é ótimo. Quero melhorar cada vez mais as minhas habilidades e esta tarde com os atletas internacionais foi uma grande oportunidade de aprendizado”.
Chrislayny Teixeira, 14 anos, aluna da Escola de Esportes da Unifor.

“Não estou esperando mudar o mundo nesse curto período de tempo. O que eu espero é que os jovens se divirtam, assim eles poderão se lembrar de hoje e das lições ensinadas. Trata-se de aprender a trabalhar com outras pessoas, sem se importar de onde elas são, como é sua aparência seu sexo. Aqui meninos e meninas jogaram juntos. Isso é inclusão. Todos têm chance de jogar e participar e isso, para mim, derruba qualquer tipo de barreira”.
Cobi Jones, ex-jogador da seleção americana de futebol.