Unifor alia-se a Universidades Internacionais e inova na oferta de cursos

un238-IMG_3570Com o objetivo de formar profissionais que façam a diferença em seus ambientes de trabalho, a pós-graduação Unifor se uniu a três grandes universidades de renome internacional, a Columbia University, a Wharton Business School (University of Pennsylvania) e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT Professional Education). As parcerias buscam garantir o contínuo aprendizado, a troca de experiências e a constante inovação no mercado, proporcionando a oferta de cursos diferenciados e contribuindo para a formação de grandes líderes.

Durante todo o mês de abril a Universidade de Fortaleza recebeu empresários e autoridades jurídicas do estado em três cursos internacionais. “Liderança e Estratégia”, com a Wharton Business School, uma das três melhores escolas de negócios do mundo (Ranking Finacial Times 2013) e dois cursos com a Columbia University voltados para Negociação Corporativa e Mediação Judicial. Para o segundo semestre deste ano, a Unifor realizará o primeiro curso resultado da aliança com o MIT Professional Education.

Para vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifor, Lilia Sales, o mais importante é que todos os cursos fazem parte da nova filosofia da pós-graduação: Liderança para Transformar. “A internacionalização das atividades do ensino e da pesquisa é fundamental para a qualificação da pós-graduação. Buscamos desenvolver a prática de pensar global e agir local, tanto nas esferas Lato e Stricto Sensu”.

Columbia Law School
Em outubro de 2013, a Columbia Law School e a Universidade de Fortaleza anunciaram parceria para ampliar o ensino e prática do Direito e da mediação e resolução de conflitos nos Estados Unidos e Brasil, criando a Edson Queiroz Foundation Mediation Program. A parceria vem inovando o ensino do Direito no estado. Fundada em 1754, a Columbia University é uma das mais antigas instituições de ensino superior dos Estados Unidos. Já abrigou quatro presidentes americanos e 72 agraciados com o Prêmio Nobel.

Wharton Business School
Fundada em 1881 como a primeira escola de business dos Estados Unidos, a Wharton School, da University of Pennsylvania é reconhecida mundialmente pela liderança intelectual e constante inovação que permeiam todas as disciplinas de educação empresarial. Em 2013, segundo o ranking Financial Times, esteve entre as três melhores escolas de negócio do mundo. Em parceria com a Unifor já ofertou dois workshops internacionais: The Strategic Leader, em agosto de 2013, e Strategic Management, em abril de 2014. Em setembro deste ano, os alunos da pós-graduação irão conhecer o campus da Wharton, nos Estados Unidos, e participar do workshop Integrating Finance and Strategy for Value Crearion.

MIT Professional Education
O Massachusetts Institute of Technology (MIT) é líder no ensino da Engenharia e das Ciências há mais de 150 anos. O instituto constrói programas educacionais que preparam alunos para fazer a diferença no mundo, com uma educação inovadora e pesquisas de ponta, o que tem gerado a criação de grandes empresas. Essa é a primeira vez que o MIT Professional Education vem ao Brasil e escolhe o Nordeste e a Unifor como aliados. Com temas como Inovação, Design Thinking, Beyond Smart Cities, a proposta é trazer o que há de mais atual, impulsionando a inovação e a tecnologia. Já em agosto o primeiro curso será ministrado no campus da Unifor, o Radical Innovation, com o professor Sanjay Sarma. Sanjay, é professor de Engenharia Mecânica e o primeiro diretor de Aprendizagem Digital do MIT.

un238-Antjie-b

DEPOIMENTO
Minha universidade tem algumas universidades parceiras na América do Sul e a Unifor é uma delas. Sempre quis vir para cá, mas a questão da língua sempre foi um problema. Nunca conseguia achar uma universidade que tivesse disciplinas em inglês. Depois de muito procurar, vi que a Unifor possuia cadeiras em inglês o que foi ótimo. Eu até tive aulas de português antes de vir, mas é difícil obter o nível de proficiência suficiente para assistir aulas. Então, vi para ficar por dois semestres. Nesse primeiro, estou tendo aulas em inglês e espero que no próximo já consiga assitir as aulas em português. A Unifor foi a única universidade que eu encontrei que possuía disciplinas em inglês e foi por esse motivo que eu vim. Também existe o processo de dupla titulação, que é ótimo para mim. Gosto muito daqui. É muito fácil manter contato com os brasileiros, as pessoas são abertas. Tenho amigos que são estudantes estrangeiros, mas também muitos brasileiros. Eles são ótimos. No meu primeiro dia no campus quase não pude acreditar. O campus é tão grande e lindo. As fontes, as plantas e os animais. Acho que nunca conheci um campus tão lindo”.
Antjie Schmidt, estudante da Berlin School of Business and Law, na Alemanha. Estuda Comércio Exterior na Unifor.