Alunos italianos realizam pesquisa sobre o EPJ

un238-italianosSeis alunos da Università di Palermo, na Itália, estão na Unifor para realizar pesquisas sobre o ensino jurídico (teoria e prática). O foco deles são as Clínicas Jurídicas (Legal Clinics, em inglês). Como exemplo, é possível encontrar na Unifor o Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ).

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unifor, Gina Pompeu, ressalta a importância do estudo e da parceria entre as duas universidades. “A Unifor vai contribuir para a formação desses alunos com a inserção no ambiente social e no ambiente internacional. Na Universidade de Palermo, eles não têm uma clínica jurídica como nós temos o EPJ. Esses estudos visam à implantação da prática jurídica naquela Instituição”.

Os alunos afirmam que essa é uma experiência desafiadora, mas que estão confiantes. A graduanda em Direito, Roberta Filippone, conta que escolheu a Unifor devido à excelência no ensino e pela oportunidade da prática jurídica. “Fortaleza é uma cidade bastante parecida com Palermo, com muitos problemas sociais. Quero contribuir para que lá as pessoas possam ter um acesso fácil à justiça, assim como a comunidade próxima da Unifor tem”, afirma a estudante.

Única doutoranda do projeto, Sabrina Causa explica que “na Itália, estudamos apenas a parte teórica. Aqui teremos a oportunidade de aliar a teoria à prática, além de estudar sobre a sociedade brasileira”.

Os alunos irão produzir por todo o semestre artigos sobre as Clínicas Jurídicas, conforme as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unifor.

Escritório de Prática Jurídica
O EPJ é campo de estágio para os alunos do curso de Direito da Unifor, o qual propicia o aprendizado prático das disciplinas do programa curricular, envolvendo alunos, professores orientadores, psicólogo, estagiários e assistente social. Presta atendimento jurídico gratuito à comunidade, por meio de convênio com a Defensoria Pública do Estado do Ceará. Possui outros serviços auxiliares: Psicologia, Serviço Social e o Serviço de Solução Extrajudicial de Disputas – Sesed.

un238-letizia

“Acredito que vai ser uma nova e ótima experiência para a minha carreira acadêmica. A Unifor possui um lindo campus, muito diferente da nossa realidade. É maravilhoso estar aqui. Espero aproveitar cada oportunidade oferecida aqui na Unifor. Vim dentro de um projeto para aprender mais sobre o Escritório de Prática Jurídica (EPJ), pois queremos implantar um em nossa universidade. Esperamos que ele possa funcionar tão bem quanto o daqui”.
Letizia Lo Truglio, estudante de Direito, da Università di Palermo, na Itália.

un238-david

“Antes de vir, imaginava o Brasil um pouco diferente. Acredito que seja um lugar maravilhoso, mas muito desigual. O Escritório de Prática Jurídica trabalha justamene nesse aspecto. O que nós viemos fazer foi ver como ele funciona. Existem muitas pessoas que não têm condições de pagar e é uma excelente maneira de se praticar a justiça, que deve valer para todos. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de aprender. É por isso que estamos aqui e é o que queremos implementar em Palermo. Acho a Unifor muito boa. O campus é lindo e os professores são atenciosos e as pessoas muito abertas e amigáveis”.
David Roccaro, estudante de Direito, da Università di Palermo, na Itália.