Chanceler Airton Queiroz recebe a Medalha José Midlin, da Associação Brasileira dos Bibliófilos

un238-chanca-medalhaDurante a inauguração da Biblioteca Unifor Fundação Edson Queiroz - Sala Matarazzo, que aconteceu no dia 10 de abril, o chanceler da Universidade de Fortaleza, Airton Queiroz, foi homenageado com a medalha José Midlin, da Associação Brasileira dos Bibliófilos (ABBi). A honraria foi entregue ao chanceler pelo ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e membro da Academia Cearense de Letras, Ubiratan Aguiar.

A Medalha José Midlin foi criada em 2005, ano em que a ABBi completou 20 anos, e é concedida anualmente pela instituição. Personalidades como o ex-governador Lúcio Alcântara e o bibliófilo José Midlin, que deu nome à honraria, já foram condecorados. O chanceler Airton Queiroz também recebeu um diploma de sócio honorário da Associação Brasileira dos Bibliófilos, entregue pelo presidente da instituição, José Augusto Bezerra.

Em seu discurso, José Augusto ressaltou a importância do acervo da Biblioteca Unifor Fundação Edson Queiroz - Sala Matarazzo. “A partir deste momento, Fortaleza passa a ser referência nacional da preservação da memória através do papel. O chanceler teve a visão de dar este diferencial à Unifor. Esse acervo faz da Unifor a maior entidade do gênero em termos de arte e de bibliofilia no país. Esse acervo é fundamental não só para nós como também para a posteridade”.

“A medalha não poderia estar em melhores mãos. Ao trazer o acervo do Ciccillo Matarazzo para o Ceará o chanceler Airton Queiroz está ajudando a consolidar e divulgar a região como um centro de cultura e desponta a Unifor como carro chefe desse centro cultural. O chanceler é um grande impulsionador das artes, atua permanentemente em defesa da cultura”, avaliou o ex-governador do estado, Lúcio Alcântara.

Para a escritora Regina Fiúza, “poucas coleções são tão formidáveis quanto a do Matarazzo, que agora é nossa, porque o Airton trouxe para gente. Acredito que seja um marco para a história cultural do Ceará. Bibliofilia é cultura, é saber a história dos livros, da arte, porque uma biblioteca engloba tudo: arte, história, literatura. E ele trouxe tudo isso para os alunos da Unifor e para toda a população do Ceará”.

“Nós só podemos pensar no amanhã se tivermos a lembrança do ontem. Não podemos divorciar a caminhada histórica da humanidade. Um povo sem memória é um povo sem expectativa no futuro. Fico feliz em ver que a Unifor nasceu de uma semente e hoje é essa esplêndida realidade, melhor universidade do Norte e Nordeste e uma das maiores do Brasil. Hoje a Unifor nos orgulha por ser uma referência e por fazer a diferença em relação as outras universidades. E agora o chanceler Airton Queiroz nos traz a Biblioteca Matarazzo, a síntese da evolução cultural da humanidade. Parabenizo de coração, saí da biblioteca rejuvenescido”, enalteceu Ubiratan Aguiar.

Biblioteca Unifor Fundação Edson Queiroz - Sala Matarazzo
Funcionamento de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e de 14h às 17h30. Sábado, das 9h às 13h
Saiba como agendar visitas em www.unifor.br/bibliotecamatarazzo
Mais informações: 3477 3111/ 3477 3377