Unifor recebe Prêmio Nacional de Gestão Educacional

Com o projeto Meu Brasil Brasileiro – Criarte, a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz teve seu trabalho reconhecido através do prêmio, que reconhece práticas inovadoras em gestão escolar.

un237_12A Universidade de Fortaleza, por meio da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, recebeu, no dia 26 de março, o Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), com o projeto Meu Brasil Brasileiro – Criarte. A premiação ocorreu durante o Geduc 2014, um dos principais congressos para a gestão educacional brasileira, em São Paulo.

Promovido pela Humus, Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN), Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU), o PNGE visa estimular a divulgação e disseminação de boas práticas relacionadas à gestão educacional, premiando instituições e profissionais que realizam ações inovadoras nesse âmbito de atuação e que tenham êxito na melhoria da qualidade de seus processos acadêmicos e organizacionais.

Para Mônica Praça, diretora da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, a premiação serve de estímulo para todos que fazem a escola. “Isso reflete o reconhecimento do nosso esforço e é um estímulo ainda maior para as nossas professoras acreditarem no próprio trabalho e faz com que a gente tenha mais força para continuar indo além”, diz.

A Escola aplicou o projeto Meu Brasil Brasileiro, onde os alunos, no período de agosto a dezembro de 2013, puderam estudar um pouco mais sobre o Brasil e compartilhar com as demais turmas o que estavam aprendendo sobre determinada região do país. “Em dezembro ocorreu o Criart, que foi a finalização do projeto Meu Brasil Brasileiro, em que houveram apresentações de dança e exposição de obras produzidas pelos alunos”, explica Mônica Praça.

Randal Pompeu, vice-reitor de Extensão da Unifor, fala sobre o reconhecimento da Escola e o apoio da Fundação Edson Queiroz em projetos de responsabilidade social. “Esse prêmio representa o reconhecimento nacional do trabalho que nós fazemos na escolinha, que conta com todo o apoio da Fundação Edson Queiroz. Desde a sua criação, a Escola forma crianças num período importante de desenvolvimento do cidadão. A Fundação oferece toda a estrutura para a Escola funcionar, como material didático, salas computadorizadas e excelentes professores. Estamos criando também vários grupos de música”, afirma. “É uma escola sempre ativa, sempre preocupada com a formação dos alunos”, complementa.

A Escola
Atualmente, a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz possui 550 alunos e tem suas vagas divididas entre moradores do Dendê e filhos de funcionários da Unifor. Atende crianças do Infantil V ao 4º ano do Ensino Fundamental e oportuniza um ensino infantil de qualidade.

A escola é mantida pela Fundação Edson Queiroz, que oferece aos seus alunos todo o material didático, alimentação, uniforme, aula de inglês, aulas de informática, dança, educação física e artes visuais. Além disso, a Escola tem parceria com os cursos da área de saúde da Unifor e configura um espaço de prática acadêmica, ofertando atendimento à saúde para os alunos. Em 2001 a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz foi agraciada com o prêmio Cidadania sem Fronteiras, realizado pelo Instituto Cidadania Brasil, na categoria Projetos de Destaque Social.

Sobre a Criarte
A Criarte - Mostra Criança e Arte é um evento realizado anualmente pela Escola de Aplicação Yolanda Queiroz com o objetivo de desenvolver e valorizar a dimensão criativa das crianças. Em 2013, apresentou como tema “Meu Brasil Brasileiro, Ritmos do Brasil”, contando com a participação de mais de 150 alunos.