Biblioteca Digital: conhecimento a um clique de distância

un237_07Mais de 8 mil títulos nacionais e internacionais estão à disposição dos alunos e professores da Unifor. O acesso deve ser feito através do Unifor Online.

A Biblioteca Digital é mais uma ferramenta que a Universidade de Fortaleza oferece aos seus alunos. O amplo acervo eletrônico é composto por periódicos, livros, teses, dissertações e outros documentos que objetivam facilitar o acesso de estudantes e professores às produções acadêmicas. Criada em 2009, a Biblioteca Digital possui atualmente mais de 8 mil títulos nas bases de livros eletrônicos Atheneu/Zahar, BV Pearson e Minha Biblioteca, além de disponibilizar ainda bases de dados nacionais e internacionais, dentre elas EBSCOhost, Vlex, Portal de Periódicos Capes, Scielo e BVS.

O acesso à Biblioteca Digital é feito pelo Unifor Online (www.unifor.br), plataforma virtual de comunicação entre alunos, professores e funcionários da Unifor. Para acessar basta entrar com matrícula e senha na página principal da instituição, abrir a aba Biblioteca e clicar no submenu Biblioteca Digital. “Os alunos automaticamente têm acesso aos títulos nas bases de livros eletrônicos na medida em que esses são inseridos. É um número que cresce gradativamente” ressalta Mirian Cris, bibliotecária da Unifor. “Concentramos não só os documentos digitais que assinamos, mas também teses e dissertações presididas pela Unifor. Estamos também em processo de indexação dos artigos das revistas produzidas aqui na instituição, para que o aluno possa baixá-los diretamente pelo nosso catálogo”, completa.

“A informação está passando por um novo momento em todo o mundo. Os conteúdos estão no meio digital e isso é uma tendência global, não há como fugir. As bibliotecas universitárias estão um passo à frente quando se fala em Biblioteca Digital e a da Universidade de Fortaleza não fica atrás. Temos investido constantemente na ampliação do nosso acervo digital, e esse investimento começou há quinze anos, quando adquirimos nosso primeiro conteúdo para o meio”, conta a gerente da Biblioteca da Unifor, Leonilha Lessa.

Treinamento
Para os alunos que se interessarem em aprofundar conhecimentos sobre as diversas bases de livros e dados disponíveis na Biblioteca Digital, a Unifor oferece treinamentos em grupos ou individuais conforme o curso, nível e objetivos dos participantes. Os treinamento podem ser realizados de três maneiras: individualmente, em dupla ou em grupo. Os agendamentos são realizados por telefone ou pessoalmente, na própria biblioteca.

As capacitações realizadas em grupo são para um número mínimo de cinco pessoas. Nas modalidades individual ou em dupla, os alunos têm o tempo de 50 minutos com um instrutor da Biblioteca, podendo remarcar quantas vezes forem necessárias. Ex-alunos também podem agendar ou acessar as bases devido ao acesso ininterrupto que possuem ao Unifor Online.

“Normalmente os treinamentos em grupo são agendados pelos próprios professores. Alguns marcam semestralmente treinamentos para as turmas que estão entrando na Universidade. Já o treinamento individual ou em dupla geralmente parte do interesse dos próprios alunos. Por exemplo, se o estudante estiver realizando a sua monografia e estiver com dificuldades em utilizar as bases digitais ou encontrar o que precisa para desenvolver o seu tema, então ele vem aqui e agenda um dia para que possamos ajudá-lo”, explica Mirian Cris.

“Nós fechamos turmas divididas por centro, área e nível do aluno. O treinamento para um aluno da Medicina não é igual ao de aluno do Direito, pois as bases e os conteúdos são diferentes. Cada centro tem as suas bases e cada curso tem bases que o atendem melhor. Também não posso falar com um aluno do primeiro semestre como se estivesse falando com um do último  semestre, pois a maturidades e os objetivos são diferentes”, acrescenta.

Somente no ano passado a Biblioteca realizou mais de 6,5 mil capacitações. A expectativa é que esse número venha a ser superado em 2014. Até fevereiro deste ano já foram 1.933. Além disso, neste semestre foi iniciada uma parceria com o Núcleo de Estudos à Distancia (Nead), com o objetivo de incentivar os quase seis mil alunos inscritos em disciplinas à distância a utilizar a ferramenta. “O processo de aceitação da Biblioteca Digital é gradativo e sua utilização cresce a cada dia. Os alunos que estão iniciando a graduação já sabem que podem contar com a Biblioteca, assim como os de pós-graduação”, conclui Mirian Cris.

“O Brasil demorou a evoluir nesse aspecto, mas de uns anos para cá percebemos que a biblioteca adquiriu novas funções, dentre elas a de capacitar as pessoas para utilizar as ferramentas digitais. As pessoas encontram na internet conteúdos de ótima e péssima qualidade e a Biblioteca Digital vem para selecionar a informação legitima e disponibilizá-la para a comunidade”, complementa Leonilha Lessa.

“A virtualização dos acervos é uma tendência mundial atualmente. Não temos certeza se daqui a 10 ou 15 anos o meio de disseminação da informação mais adequado será o papel. Sabemos, porém, que haverá muito mais conhecimento disponível virtualmente que no meio físico, devido ao menor custo, a maior facilidade no acesso e por se tratar de um material não perecível. Para a área acadêmica ter uma gestão que planeja estrategicamente a incorporação dessas novas plataformas é essencial, pois não só amplifica o alcance a todo tipo de informação como possibilita o acesso a uma variedade maior e previamente organizada do conhecimento. Os acervos virtuais são uma fonte de recursos adicionais às mídias convencionais. Para o aluno a grande vantagem é que a disponibilidade é de 24 horas por dia sem limitação de números de exemplares”, expõe o vice-reitor de Ensino de Graduação, prof. Henrique Sá.

Biblioteca Digital
Acesso por meio do Unifor Online