editorial | As boas práticas da Universidade

É com imenso prazer que entregamos a segunda edição online do Unifor Notícias, as boas práticas da produção acadêmica nos diferentes centros e cursos a serviço do ensino, pesquisa e extensão.

O jornal traz uma síntese direta e objetiva do trabalho Mato Alto – Pedra por Pedra, do aluno Arthur Leite, do Curso de Audiovisual e Novas Mídias, premiado pelo concurso nacional de roteiro Martin Azul, em parceria com o Ministério da Cultura e veiculado pelo Canal Futura.

O artigo do professor titular do Curso de Direito Francisco Elicivaldo Lima, Produção com sustentabilidade: tendências, ressalta a importância para a busca de “alternativas de modo a conseguir uma maior redução do impacto ambiental gerado” para todos os processos produtivos em qualquer segmento da indústria. Atentem, esta é a grande questão para a sobrevivência no planeta.

Um destaque muito especial para o Prêmio Nacional de Gestão Educacional, recebido pela Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, ressalta o reconhecimento das práticas inovadoras em gestão escolar que incentiva a dimensão criativa das crianças.

A parceria da Unifor com o Banco do Nordeste é um fato a ser celebrado por todos. É um apoio financeiro e de gestão de negócios ao aluno empreendedor que se lança de forma orientada, aplicando o aprendizado desde os primeiros semestres, no mercado de trabalho.

Duas matérias são estratégicas. A nossa capa, estampando a produção do primeiro clone caprino (fofo e tenro como todo filhote!) transgênico da América Latina pelo Laboratório de Biologia Molecular e do Desenvolvimento da Universidade de Fortaleza, e a pesquisa sobre melioidose. Coordenado pelos professores Marcelo Bertolini, Jocelei Maria Chies e Luciana Bertolini, a produção do clone caprino foi realizado em parceria com a PUC-RS. Ele deverá produzir leite contendo a proteína humana capaz de tratar a doença de Gaucher. Já a pesquisa sobre melioidose é uma das únicas no Brasil e foi iniciada pela profa. Dionne Rolim, médica infectologista, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas e do curso de Medicina da Unifor.

Trata-se de uma produção científica determinante para o futuro da região e do país em suas respectivas áreas. Só temos a comemorar!

Até a próxima edição!

Erotilde Honório