Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é inaugurado na Unifor

un237_13

NAF servirá de campo de prática para alunos de Ciências Contábeis, que prestarão serviços gratuitos para a comunidade, sob supervisão de professores.

A Unifor possui agora um núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Inaugurado no dia 11 de março, o local promete ser uma importante ferramenta de estudo para alunos do curso de Ciências Contábeis, que prestarão auxílio fiscal para a comunidade em geral. O NAF surgiu por meio de uma parceria entre Universidade de Fortaleza, Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Secretaria de Finanças do Município (Sefin) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE) com o objetivo de promover a prática dentro da academia.

A fase inicial do Núcleo previu o treinamento dos alunos em diversos módulos específicos, como Tributação e Teoria Cidadania Fiscal, Tributação Federal e Treinamento em Serviço. A partir deste mês, os alunos passaram a atender a população, sendo supervisionados por técnicos dos órgãos do fisco e também por professores da Unifor. Entre os serviços oferecidos estão o esclarecimento de dúvidas sobre declaração de imposto de renda, regularização de CPF, emissão de certidão negativa e verificação da situação perante a Receita Federal.

Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis, prof. Wellington de Lima, “a possibilidade de praticar, fazer cursos na Receita Federal e atender um contribuinte é algo fantástico para um estudante. A Unifor realmente busca parcerias e o NAF se destaca pelo peso que a união de grandes órgãos do fisco representa. O Núcleo vai promover cidadania, consciência fiscal, além de envolver a comunidade carente, que muitas vezes não tem o acesso a estes órgãos. A Unifor está abrindo as portas para promover essa inclusão”.

De acordo com o superintendente da Receita Federal no Ceará, Moacyr Mondardo, o NAF Unifor é o primeiro do país a conseguir unir o propósito educacional com o social. “O Núcleo tem diversos objetivos, um deles é aproximar oestudante do conhecimento fiscal, isto é, uma finalidade educacional. Além disso, tem também a prestação de serviço, um propósito social de promoção da cidadania. Esse é o primeiro NAF do Brasil a fazer essa união. A aproximação do aluno com a prática serve de estímulo, pois verá caminhos e nichos que poderão ser aproveitados em sua vida profissional, ao mesmo tempo em que se aproximará da realidade”.

INAUGURAÇÃO
A inauguração do NAF aconteceu no dia 11 de março no auditório da Biblioteca da Unifor. A solenidade contou com as presenças da reitora Fátima Veras, da diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, Clara Bugarim, e do coordenador do curso de Ciências Contábeis, Wellington de Lima, além de alunos e professores. Também estiveram presentes o superintendente Moacyr Mondardo, o delegado da Receita Federal em Fortaleza, João Batista de Barros, a secretária executiva da Sefaz, Sandra Machado, o secretário municipal de Finanças, Jurandir Gurgel Filho, a presidente do CRC-CE, Clara Germana Gonçalves, entre outras autoridades.

un237_14DEPOIMENTO
“O conhecimento vai além da sala de aula, e com certeza com o apoio do NAF, não só os alunos da Unifor serão beneficiados. Planejo participar e levar os conhecimentos que adquiri no curso para a comunidade. A parceria da Unifor com os órgãos fiscais é muito importante, somos privilegiados em poder aliar as várias esferas do fisco com o curso. Acredito que dará muito certo”.
Robson Assunção, aluno do 5º semestre de Ciências Contábeis

Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Unifor (NAF)
Atendimento de segunda a quinta, de 8h às 11h e de 17h às 19h
Sala R-11