Banner

Unifor: concretizando ideais e sonhos

un236-14
Um misto de emoções tomou conta dos 1.668 novos profissionais que concluíram a graduação na noite do dia 7 de janeiro. Nesse dia, a praça central da Unifor foi palco da cerimônia de Colação de Grau, que coroou os esforços empregados pelos alunos em anos de formação até a chegada da merecida conquista. Quarenta cursos estavam representados. Destes, 33 cursos de graduação, sendo 11 do Centro de Ciências Tecnológicas, 10 do Centro de Ciências da Saúde, 11 do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, além de Direito, do Centro de Ciências Jurídicas. A Graduação Executiva em Eventos formou a sua primeira turma.

Alunos do Stricto Sensu também colaram grau: foram 129 de cinco cursos de Mestrado - Administração de Empresas, Direito Constitucional, Informática Aplicada, Psicologia e Saúde Coletiva - e dois de Doutorado - Direito Constitucional e Psicologia.

Ladeados por familiares, amigos e professores os agora profissionais graduados receberam seus diplomas e fizeram o juramento em que se comprometeram a exercer a profissão que abraçaram com ética e dignidade.

A noite, marcada por muita festa e alegria, teve outros momentos inesquecíveis, como a entrega da Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz para os alunos com as melhores médias de cada Centro de Ciências da Universidade. Os quatro melhores estudantes receberam ainda certificados de Desempenho Acadêmico. A entrega das bolsas de Pós-Graduação foi feita pessoalmente pela Dona Yolanda Queiroz.

Em seu discurso, o chanceler Airton Queiroz ressaltou a necessidade de os novos graduados cultivarem o ideal de desempenhar um papel relevante na sociedade, com atitudes que façam a diferença na vida em comunidade e na vida pessoal. “Vocês são possuidores dos meios necessários para vencer por meio do próprio esforço, de acordo com sua própria responsabilidade e mérito. Haverá renúncias e até mesmo sacrifícios no caminho. Mas a etapa hoje vencida e consolidada os capacita para seguir em frente. A conquista desse diploma é o vínculo do qual vocês podem se orgulhar porque estão se formando em uma universidade reconhecida nacionalmente e internacionalmente, conforme atestam as honrarias que recebemos por ocasião dos 40 anos. Este diploma também representa um pacto de vocês com o desenvolvimento da nossa cidade, do estado e do país, a partir de uma atuação pautada nos valores humanos, científicos, culturais e ambientais. Eu, o chanceler da Universidade de Fortaleza, confio em vocês. Continuem lutando por seus ideais e sonhos, pois são eles que nos motiva a seguir em frente. Sucesso a todos”.

“Compreendo a colação com a culminância de todo o projeto pedagógico da Universidade. Nós concluímos uma fase muito significativa de desenvolvimento profissional dentro de cada curso. Este é um momento de muito festejo, pois celebra-se a conclusão de um processo de trabalho. Professores e gestores solidarizam-se e compartilham essa alegria com os alunos e seus familiares”, comenta o vice-reitor de Ensino de Graduação, prof. Henrique Sá.

ORGULHO
A graduação é uma conquista única e etapa primordial para quem deseja obter conhecimento e êxito profissional. A Unifor se orgulha de fazer parte de um momento tão especial na vida de cada um dos novos profissionais que aqui se formaram, ajudando a transformar sonhos e ideais em realidade. Os graduados carregam consigo, além das memórias dos momentos vividos ao longo de seus cursos, a certeza de que todos os esforços para chegar até aqui não foram em vão. Foram anos de dedicação aos estudos em uma universidade de excelência que os capacitou para exercer com competência a profissão escolhida por cada um.

É importante lembrar, contudo, que a graduação não é o fim do percurso, mas mais uma etapa num caminho de inúmeras possibilidades que agora se abrem. A Unifor acredita que o profissional graduado está em constante formação e aperfeiçoamento e tem o prazer de estar presente ao longo da trajetória de desenvolvimento profissional, seja na educação continuada ou na pós-graduação.

“Compreendemos que a graduação é o encerramento de uma fase de relacionamento que temos com os alunos, mas ao mesmo tempo é uma abertura para novas perspectivas, novas oportunidades de relacionamento. Nós temos uma cultura dentro da Universidade que entende que não existem ex-alunos, assim como não existem ex-pais ou ex-filhos. Uma vez aluno da Unifor, sempre aluno. Os egressos sempre estão em relacionamento conosco e nós temos muito interesse em preservar os laços afetivos e profissionais criados durante a graduação”, finaliza o prof. Henrique Sá.

Confira nesse especial de colação, histórias emocionantes de concludentes

un236-13“Foi um momento de grande felicidade e realização, a coroação de seis anos de muito trabalho. Receber o reconhecimento da Unifor é uma satisfação imensa. A notícia de que fui escolhido como o melhor aluno do Centro de Ciências da Saúde e do curso de Psicologia e premiado foi recebida com imensa alegria. A bolsa enriquecerá meu currículo acadêmico e representa uma motivação para continuar desenvolvendo tudo aquilo que comecei na Universidade. Saber que a Unifor legitima o esforço e o desempenho dos seus alunos é um grande incentivo. Só tenho a agradecer a meus familiares, colegas e a toda a equipe de professores e funcionários da Unifor, que me deram suporte em toda a caminhada”.
Saulo Rocha, concludente de Psicologia, agraciado com a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz

un236-15

“Este prêmio representa o coroamento de um esforço. Sou apenas um representante, pois muitas pessoas se esforçaram tanto quanto eu. São várias mãos recebendo, pois estou aqui representando meu Centro. Me sinto muito feliz, agradeço a Unifor e espero poder honrar essa oportunidade que me está sendo dada. Pretendo seguir a área acadêmica, quero ser professor. Farei a especialização, depois o mestrado, o doutorado. Só espero o melhor”.
Armando Freitas Gonçalves, concludente de Direito, agraciado com a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz.

un236-16

“A bolsa foi um presente. Eu já planejava fazer uma pós-graduação e continuar estudando. Esperei muito por este momento, fiz todas as cadeiras da melhor maneira que pude e este presente foi mais um incentivo. Sabia que tinha sido a melhor do curso de Publicidade, mas não sabia que seria escolhida a melhor do Centro, então foi uma ótima surpresa. Já exerço a profissão e agora pretendo usar este incentivo a meu favor no mercado”.
Luana Peixoto, concludente de Publicidade e Propaganda, agraciada com a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz.

un236-17

“Esta é a concretização de um ciclo importante. Ainda não sabia se faria uma pós-graduação ou se partiria imediatamente para o mercado de trabalho, mas este prêmio falou por mim. Quero parabenizar a todos que acabam de se formar e desejo que tudo dê certo para todos”.
Fernando Antônio Leitão, concludente de Arquitetura e Urbanismo, agraciado com a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz.

un236-18“O ambiente, os professores, o conteúdo, tudo fez com que eu atingisse minha meta e superar minhas expectativas. Me graduar é um sonho que persigo há anos e, graças à Unifor, torno realidade. Foi uma ponte que me transportou para o mercado de trabalho. Já atuo em um escritório de contabilidade, pois a Universidade tem grande aceitação. O mais importante foi a competência de professores comprometidos com minha formação. Essa graduação era minha meta e minha paixão pelos números só aumentou”.
Nívea Fernandes, concludente de Ciências Contábeis

un236-19“Diálogos sempre abertos com professores e coordenadores fizeram com que eu pudesse usufruir ao máximo do curso. Salas de ensaio sempre disponíveis me permitiram pesquisar com o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Teatro – Múltiplos. Fazer parte de um ambiente propício para a criação artística me deu base para entrar no mercado de trabalho, embora este seja difuso e delicado. Fiz intercâmbio e logo em seguida fui monitora. Se você entrar pronto para dialogar, ousar, colocar propostas, a Unifor pode ajudar a chegar bem alto”.
Manoela Elias, concludente de Teatro

un236-20“Tive experiências acadêmicas que vou levar para toda a vida. Sou integrante da área esportiva da Unifor e estou colhendo os frutos no âmbito jurídico por ter aproveitado tudo que a Instituição me disponibilizou. Participei de vários congressos internacionais relacionados ao curso de Direito, fui recentemente aprovado na OAB. Também participei da equipe de atletismo, pela qual fiz viagens, entre elas para o Mundial de Atletismo 2009 em Malta. Me sinto realizado”.
Anderson Josué, concludente de Direito

un236-21“É um prazer muito grande graduar-se. Meus parentes estão orgulhosos, sem dúvida é um sonho para eles também. Consegui estágios importantes, participei de projetos, não me arrependo e não trocaria de universidade. Os professores são ótimos, muitas das oportunidades que surgiram foram por indicações deles. Fui convidado pela University of Victoria, do Canadá, para estagiar e agora me ofereceram a oportunidade de fazer um mestrado”.
Gustavo Salomão, concludente de Eng. da Computação

un236-22“Sempre achei a Educação Física muito interessante, pois envolve esporte, os movimentos do corpo. Quando entrei na Unifor, vi que era muito mais. Os professores sempre estiveram ao nosso lado dando todo o apoio possível. Eles também nos mostraram oportunidades dentro da graduação. Sou o primeiro da família a se formar. No começo havia muita pressão dos meus pais, mas eles sempre me apoiaram. Para eles é um orgulho. Planejo fazer uma pós-graduação. Meu objetivo é ser professor da Unifor”.
Bruno Gabriel Façanha, concludente de Educação Física

un236-23“No começo foi difícil, mas aos poucos fui me firmando. Depois do quarto semestre, entrei para a área da pesquisa científica, e isso fez com que eu gostasse ainda mais do meu curso. No oitavo semestre comecei a estagiar, o que foi muito importante para meu conhecimento. Hoje existe a possibilidade de ser efetivado. Também penso em seguir carreira acadêmica. Todo o tempo que passei na Unifor foi muito proveitoso. Todos na minha família estão orgulhosos”.
Igor Brito, concludente de Eng. de Telecomunicações

un236-24“Vim do interior e a única universidade para a qual prestei vestibular foi a Unifor. Conheci o campus numa excursão para o Espaço Cultural, ainda na escola, e me encantei. Eu tinha o sonho de fazer Fisioterapia, pois meu pai era paraplégico. Fui monitora e isso me possibilitou conhecer o outro lado de uma vocação, a docência. Tive um apoio muito grande por parte dos professores. Quero continuar aqui na Unifor, no mestrado em Saúde Pública. Meu pai faleceu há pouco tempo, mas eu sinto que a missão foi cumprida. Me formar foi um sonho pelo qual batalhei muito. Por muito pouco meu pai não viu”.
Anny Jamille, concludente de Fisioterapia

un236-25“A experiência de estudar na Unifor é única. Há uma estrutura de ponta, professores competentes que ajudam no processo todo. Estagiei desde o 1º semestre. Tudo aconteceu muito rápido, mas eu já me sentia preparado porque tinha o respaldo da Unifor. Tive experiência de seis meses no Labjor e na TV Unifor, o que me abriu as portas para outras oportunidades. Através da Unifor, participei de um intercâmbio na Espanha durante seis meses. Acabei de passar em um processo seletivo para estudar documentário em Nova York e, com certeza, a Unifor contribuiu para mais essa conquista”.
Lucas Dantas, concludente de Jornalismo

un236-26“Estudar na Unifor foi uma experiência rica e proveitosa. Aprendi a trabalhar o olhar, pois o curso de Artes Visuais proporciona ao aluno criar um olhar poético sobre tudo, ver a vida com poesia. Com o que aprendi, me sinto mais do que preparada para fazer minhas próprias exposições, inclusive já recebi convite para expor na Inglaterra. Penso em fazer pós-graduação. Tudo para mim na Unifor foi e é importante. Eu adoro o espaço, amo meus professores e agradeço a cada um deles por conviver com pessoas que pensam e fazem a arte. Eu aproveitei tudo que a Unifor me ofereceu e saio com saudade”.
Hirma Castro, concludente de Artes Visuais

un236-27“A Unifor me mostrou a beleza que a enfermagem tem, me ensinou a cuidar do paciente com amor e me fez gostar de atuar na área da Saúde. Ao longo do curso, consegui realizar estágios particulares e públicos, fui monitora e bolsista. A ampla estrutura da Instituição, o enriquecimento do conteúdo por meio dos professores, a experiência que adquirimos me fazem ter a certeza de que serei uma profissional de mão cheia. Mal posso esperar para fazer minha pós-graduação em Saúde Coletiva aqui e já penso em mestrado, doutorado e pós-doutorado. Foi um sonho conquistado e estou muito satisfeita”.
Vanessa Barcelos, concludente de Enfermagem

un236-28“Eu me apaixonei pela Fonoaudiologia ainda no primeiro semestre, quando tive conhecimento da audiometria ocupacional. Acabei direcionando meu curso inteiro para essa área. Posso dizer que me encontrei. No curso temos uma grande proximidade com os professores. Isso facilita nossa entrada em grupos de pesquisa. Os professores conseguem identificar que área você tem mais facilidade. Planejo fazer uma pós-graduação. Me envolvi muito com a pesquisa e quero aproveitar este momento de produção para tentar um mestrado aqui na Unifor”.
Miriam Albuquerque, concludente de Fonoaudiologia

un236-29“A Unifor é a número um. Uma universidade de referência, com uma infraestrutura de apoio completa. O curso de Ciências Econômicas oferece uma visão do cenário macro e microeconômico, estudamos finanças corporativas, teoria da administração, contabilidade, matemática financeira e finanças internacionais. Por ir além dos cursos de outras IES, me sinto em vantagem no mercado. Agora quero seguir rumo à pós-graduação em Gestão de Pessoas e Gestão de Marketing. Também penso em realizar um mestrado”.
Miguel Paes de Castro Filho, concludente de Ciências Econômicas

 

 

Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 236

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados