Especial Colação de Grau | Palavra da reitora

un236-12Mais um ano se inicia com a certeza de um recomeço promissor. A Unifor, no balanço de suas ações desenvolvidas em 2013, comemora os excelentes resultados alcançados pelas áreas de ensino, pesquisa e extensão, bem como a sintonia da comunidade acadêmica com sua visão de excelência. Todos, em uníssono, buscam a integração das áreas, sempre aspirando ao fortalecimento dos laços e à formação global de seus alunos, no âmbito do conhecimento, da pesquisa e da responsabilidade social, que lhes caberão como cidadãos e profissionais.

Temos a lamentar a perda de um líder político que dedicou 67 anos de sua vida à luta pelos direitos humanos, causa pela qual se tornou prisioneiro de um regime de segregação racial, até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre. Resta seu legado de luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia. Falamos de Nelson Mandela, cujo espírito de liderança nasceu dentro de uma universidade, tornando-se um exemplo mundial na luta contra o racismo.

A Universidade de Fortaleza acredita na força da juventude e na sua capacidade de contribuir para um mundo mais justo e pacífico. A cada final de semestre, quando se quantificam os concludentes, tem-se a certeza da qualidade da formação que levam e das habilidades que têm para enfrentar o concorrido mercado de trabalho. Para além disso, esta Universidade também crê na dimensão humana de cada formando e espera deles o poder de luta que faça jus ao exemplo do líder africano.

A formação não se restringe à sala de aula, onde os conteúdos são ministrados por um corpo docente qualificado. As atividades desenvolvidas na graduação e na pós-graduação visam a contribuir com a inovação e a preparar nossos jovens para melhorar significativamente a sociedade em que vivem. Dentre tantas conquistas, temos a comemorar, nesta seara, os resultados obtidos nas áreas de pesquisa e pós-graduação, cujas notas obtidas pelos Programas de Pós-Graduação na Avaliação Trienal da Capes 2009-2012 ratificam a excelência do trabalho realizado. Temos a comemorar também o sucesso da exposição Trajetórias ao longo do ano, com um número de visitantes que supera as expectativas e mostra o quanto a arte une e dignifica o ser humano.

Entendemos, como Nelson Mandela, que “a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, e por isso investimos numa instrução integral. Assim, temos a garantia de que o fruto que colhemos é bom, por confiarmos na qualidade do que foi plantado. Parabenizamos os concludentes de 2013.2 e, com eles, seus familiares, que foram decisivos nesse êxito. A cerimônia de Colação de Grau é a celebração de um momento ímpar, de alegria compartilhada, em que se afere a validade do investimento que se fez. A Unifor espera que mestres, pais e formandos guardem consigo a convicção de que deram seu melhor e que festejem a vitória certos de quem têm nesta Universidade uma casa de portas abertas para novas e memoráveis conquistas.

Fátima Veras
Reitora da Universidade de Fortaleza