Semana de Moda Unifor marca início do curso de Design de Moda

un236-10Palestras, workshops e desfiles marcaram a semana de atividades que aconteceu de 27 a 31 de janeiro. Novo curso tem como objetivo atender a crescente demanda do mercado de moda no Estado

O mercado de moda no Ceará está aquecido. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit), em 2013 o Ceará ocupou o quinto lugar como produtor de moda no Brasil. Além disso, disputa o primeiro lugar em produção de moda íntima com Nova Friburgo (RJ). É com este cenário promissor que a Universidade de Fortaleza comemorou o início das atividades do curso de Design de Moda com a realização da Semana de Moda Unifor.

O evento foi realizado de 27 a 31 de janeiro. Entre os palestrantes, grandes nomes da moda estiveram presentes, como Márcia Travessoni, Cláudia de Souza Leitão, Cláudio Silveira (Dragão Fashion Brasil) e Ivanildo Nunes. Além de palestras, a semana contou com workshops, sessões de make-up, loja itinerante, mesa-redonda, coquetel e a Cerimônia da Prancheta, que marcou as boas-vindas aos calouros.

Segundo a profa. Rosa Abigail, uma das responsáveis pelo workshop de Customização, a intenção das oficinas foi familiarizar os novos alunos com trabalhos manuais. “São fundamentais para o curso porque reforçam as habilidades. As peças são transformadas de acordo com o gosto de cada um e assim vamos conhecendo os diferentes estilos da turma. Moda é isso”. A aluna Karoline Lima aplaudiu a atividade. “É super importante trabalhar a criação, a imaginação. Como futuros profissionais da moda precisamos estar prontos para esse tipo de desafio”.

O encerramento da Semana aconteceu em grande estilo, na cúpula do Centro de Convivência, com a apresentação  dos desfiles do designer Ivanildo Nunes e da coleção da Cholet, ao som do Coral da Unifor.

Design de Moda Unifor
Todo o glamour da Semana de Moda – da abertura ao encerramento - se deve à proposta da Unifor de apostar nesse ramo, reconhecendo que há espaço no mercado para profissionais qualificados. De acordo com a coordenadora, profa. Ana Cláudia Farias, o curso surgiu da demanda do mercado, por conta da necessidade de uma formação mais completa. “Foi analisado que, embora tenhamos no Estado vários cursos, o mercado exigia uma formação que dialogasse com o setor criativo da moda. Percebemos uma demanda por profissionais da área e por uma universidade que oferecesse material com tecnologia de ponta, para que o profissional tenha acesso ao que há de mais moderno”, explica.

O curso possui como diferenciais o desenvolvimento da criatividade, da comunicação e da gestão. Conta com uma estrutura curricular dividida em cinco módulos e disciplinas de laboratório de têxtil, modelagem, desenho, confecção, criação e projetação. Na graduação executiva, o aluno recebe, ao final do 3º semestre, uma certificação intermediária de Assistente em Design de Moda. Ao final do curso, recebe o diploma de Tecnólogo em Design de Moda. Esse profissional tem um campo vasto de atuação, como produtor de conteúdo para blogs de moda, estilista, produtor de moda, produtor de marketing de moda, entre outras vertentes. “Almejamos que o curso seja o melhor do Estado. Na nossa graduação, a teoria e a prática caminham juntas com as novas tecnologias. Tudo dentro de uma estrutura moderna com equipamentos de última geração que possibilitarão um aprendizado mais próximo da realidade das fábricas”, conta a profa. Ana Cláudia Farias.

“Estávamos precisando de um curso como esse, mais criterioso, que forme um profissional em nível de modelagem e planejamento de coleção. O mercado carece de profissionais capacitados nessas duas áreas. Um curso novo é importante porque vai ter diferencial e aprofundamento maior nas áreas que citei. Se o estilista tem talento, organização e conteúdo aprendido na universidade é o estilista que eu pedi a Deus!”, afirma a proprietária da Cholet, Denise Roque.

“Quando soube que a Unifor tinha comprado a ideia de montar um curso de Moda, fiquei muito feliz. É uma universidade que tem reconhecimento, estrutura e um corpo docente maravilhoso. Somos um celeiro de criadores, mas precisamos de instituições que apostem nas pessoas que estão querendo fazer moda, que deem suporte teórico e acadêmico para que a moda produzida aqui possa se transformar em algo inovador no futuro. A Unifor tem uma estrutura ímpar e vai dar um passo a mais com relação à moda no Ceará”, acredita Ivanildo Nunes.

un236-8 un236-9

“Sempre tive gosto por moda, especialmente a área de criação. Escolhi fazer Design de Moda na Unifor porque acredito que vá ser o melhor de Fortaleza. Os professores são conhecidos no meio e a infraestrutura é única”.
Uriel Kasprzak, aluno do primeiro semestre de Design de Moda

“Eu me identifico com trabalhos ligados à criatividade e sou modelo, por isso resolvi aliar os interesses. Minhas expectativas são altas, pois o corpo docente é preparado e tem muita vivência. Aqui poderei me aprofundar em pesquisa de Moda, assunto que me interessa bastante”.
Kênia Pinheiro, aluna do primeiro semestre de Design de Moda