Banner

Pós-graduação: hora de seguir em frente

un236-30Cada vez mais competitivo, o mercado de trabalho vem exigindo a continuidade dos estudos. Caminho certo para quem deseja ampliar conhecimentos, a pós-graduação pode abrir portas para melhores colocações profissionais.

A graduação é uma vitória a ser comemorada. Afinal, a primeira etapa da jornada rumo à conquista do tão sonhado sucesso profissional foi, enfim, cumprida. Agora é hora de seguir em frente. Uma pós-graduação é uma excelente opção para quem deseja aperfeiçoar conhecimentos na busca por uma carreira exitosa, em meio a um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Dados do Censo de 2000 apontam que, naquele ano, 5,8 milhões de brasileiros haviam concluído pelo menos uma graduação. Passados 10 anos, em 2010, este número cresceu para 12,6 milhões, um aumento de 117%. Os dados indicam que cada vez mais pessoas estão tendo acesso à educação superior no Brasil. A pós-graduação passa a ser um diferencial dentro de um cenário de alta competitividade.

Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que cada ano de pós-graduação cursada corresponde a mais de 40% de aumento na renda mensal. Ou seja, um curso que dura em média dois anos, por exemplo, pode incrementar em até 80% os ganhos salariais do profissional. Já a Catho, empresa de recrutamento online, apontou que quem faz pós-graduação chega a receber 70% mais do que outros profissionais.

“O mercado de trabalho é bastante competitivo e dinâmico, sempre buscando profissionais qualificados e exigindo a formação continuada e treinamento avançado. Isso torna a pós-graduação um componente fundamental no currículo, contribuindo decisivamente para a ascensão profissional”, destaca a vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, profa. Lilia Sales. Os programas de pós-graduação são classificados em stricto sensu e lato sensu.

LATO SENSU
As pós-graduações lato sensu envolvem programas de especialização, incluindo MBAs, e são voltadas para o mercado de trabalho. De acordo com o Ministério da Educação, os cursos devem ter duração mínima de 360 horas, o que em média totaliza doisanos. A duração, contudo, pode ser ampliada de acordo com o projeto pedagógico do curso e seu objeto específico. As aulas podem ser presenciais ou a distância. Ao final, o estudante receberá um certificado de conclusão de curso.

“O objetivo maior da pós-graduação da Unifor é formar líderes que impactam de forma positiva suas comunidades, empresas e instituições. Em 2013, a pós-graduação da Unifor renovou a estrutura física e atualizou diversos cursos de especialização e MBAs, e o programa de Educação Corporativa realizou parceria com empresas ranqueadas entre as maiores e melhores do Ceará, lançando o MBA Executivo com módulos internacionais e os MBAs em Gerenciamento de Projetos, Marketing, Finanças, Gestão Empresarial e Logística”, explica a chefe da Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu da Unifor, Carla Pimenta Leite.

STRICTO SENSU
As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado. Os profissionais que decidem por uma pós-graduação stricto sensu geralmente desejam se aprofundar em determinado campo do saber. Somente as pós-graduações stricto sensu garantem ao aluno um grau acadêmico. Voltado para o ensino e a pesquisa, o mestrado dura dois anos. Ao final, para obter o título de mestre, o aluno deve apresentar uma dissertação. Já o doutorado é um curso mais específico e aprofundado com objetivo de formar pesquisadores. Dura quatro anos e, ao final, para a obtenção do título de doutor, o aluno deve defender uma tese, estudo que traga algo de novo para um campo do saber. “Enquanto os cursos lato sensu buscam o aprimoramento da formação profissional, os cursos stricto sensu promovem capacitação mais avançada, culminando com a produção de dissertações e teses. A realização de cursos de pós-graduação, além de agregar conhecimento, reduz o tempo de contratação, o que se reflete também nos salários”, aponta a chefe da Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unifor, profa. Adriana Rolim.


Programas de Pós-Graduação da Unifor crescem no conceito da Capes
De acordo com a última avaliação trienal da pós-graduação stricto sensu divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), dois programas da Universidade de Fortaleza tiveram seu conceito ampliado.

No ranking 2013, que considera o período de 2010 a 2012, os destaques foram o programa de mestrado e doutorado em Direito Constitucional, que subiu o conceito de 4 para 5, e o mestrado em Saúde Coletiva, que aumentou de 3 para 4, igualando-se aos programas de pós-graduação em Administração de Empresas, Informática Aplicada e Psicologia, já detentores da nota 4.

Vale ressaltar que a nota 5 do curso de Direito é a mais alta entre as instituições do Norte e Nordeste, índice alcançado somente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O conceito 5 significa que o programa alcançou grau de excelência com abrangência nacional.

Conforme frisa a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor, profa. Gina Vidal Marcilio Pompeu, “o PPGD está orgulhoso desse êxito porque é resultado de muito trabalho, por meio de publicações, orientações, dissertações e teses, e da interação com a sociedade no âmbito nacional e internacional”.

Avaliação da Capes
Na Avaliação Trienal 2013, referente ao período de 2010 a 2012, foram analisados 3.337 programas de pós-graduação, que compreendem 5.082 cursos, sendo 2.893 de mestrado, 1.792 de doutorado e 397 de mestrado profissional. O processo foi realizado durante o período de 30 de setembro a 25 de outubro, quando cerca de 1.200 consultores estiveram reunidos na Capes, distribuídos nas comissões de área de avaliação.


un236-31Estou na terceira pós-graduação, desta vez o MBA em Gerenciamento de Projetos pela Unifor. Decidi fazer por uma necessidade de readequação no mercado. Trabalhei por 16 anos em um operadora de plano de saúde odontológico. Hoje estou trabalhando em outro setor, de Engenharia Civil, na área de rodovias. O Gerenciamento de Projetos veio para suprir uma necessidade de aprofundar conhecimentos dentro da minha nova área de atuação. Os padrões e normas que estou aprendendo estão me ajudando a desenvolver de maneira eficaz o trabalho que eu não conhecia tão bem. O curso me chamou a atenção devido ao know-how que a Universidade tem. A Unifor é a melhor. Pesquisei, mas não encontrei nenhum completo como o daqui. O que me chama atenção no curso é a integração com os outros alunos, pois consigo verificar as diversas áreas em que o Gerenciamento de Projetos pode atuar. Vejo que é uma área que vem crescendo e que necessita de profissionais qualificados. Então, sei que vou conseguir uma melhor posição no mercado. Hoje já colho os frutos do aprendizado e, apesar de ainda estar no começo do curso, já sinto os reflexos positivos no meu trabalho”.
Camila Chaves, aluna do MBA em Gerenciamento de Projetos

un236-32“Sou formada em Pedagogia e como docente quis desenvolver estudos na área da Psicologia, por conta das necessidades que eu sentia nas escolas. Eu residia em Mossoró e comecei a pesquisar sobre boas universidades e seus processos de seleção para mestrado. Na Unifor, me interessei pela linha de pesquisa que envolvia a questão do trabalho, uma das minhas inquietações. Participei da seleção e fui a última a ser chamada. No início, passava dois dias em Fortaleza e retornava a minha cidade, pois ainda não tinha sido dispensada do trabalho. Passei um mês indo e voltando. Me dediquei ao máximo. Posso dizer que antes eu era uma curiosa, hoje eu sou uma pesquisadora, com orgulho. Falo curiosa, pois não tinha conhecimento metodológico para compreender, pesquisar e chegar a algum resultado bem definido como tenho agora. Consegui terminar o mestrado antes do tempo e logo participei da seleção do doutorado em Psicologia também aqui na Unifor. Quis permanecer, pois tudo aqui é excelente, a estrutura, os cursos, os professores são comprometidos e capacitados, dando todo o embasamento para desenvolver uma pesquisa de alto nível. O mestrado supriu minhas necessidades e foi além. Agora serão mais quatro anos de Unifor. Vejo a educação como o caminho para o desenvolvimento de qualquer país. A pesquisa é fundamental para a transformação social. Ela nos dá fundamentos e nos mostra resultados para que resolvamos problemas em nossa sociedade”.
Silvia Fernandes do Vale, aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia

un236-33Desde cedo comecei a gostar da parte acadêmica. Na graduação fiz três monitorias. Assim que me formei continuei nessa linha. Fiz mestrado na área de Direito Tributário e foi uma experiência ótima. Comecei a lecionar em 2003 e no mesmo ano passei em um concurso para procuradora do município. Devo muito à pós-graduação, pois na minha prova dissertativa caíram pontos que trabalhei no mestrado. Continuei dando aulas, mas senti que precisava continuar o ciclo e entrei no doutorado em Direito Constitucional aqui na Unifor. Como aluna, a experiência foi muito gratificante. O programa é extremamente organizado, os professores acessíveis, é um doutorado rico e aberto no sentido da interdisciplinaridade, com a possibilidade de explorar as várias vertentes do Direito. Foi uma oportunidade efetiva de crescimento e desenvolvimento muito importante. É um processo que vai tornando cada vez mais interessante o Direito, pois, à medida que você explora, você descobre novas coisas e vai se interessando e se envolvendo cada vez mais. A pós-graduação é um momento de reflexão em que se faz um aprofundamento. Adquirimos um perfil crítico e analítico, e isso até para quem não vai seguir carreira acadêmica é importante. Quando terminei o doutorado, em 2011, apresentei meu currículo para docente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unifor. Minha área de estudo se encaixou no que o programa estava precisando. A vida acadêmica é muito interessante e desafiante, pois exige que você esteja o tempo todo lendo, aprendendo mais. Há momentos riquíssimos de troca de ideias com os alunos. É uma carreira que está sempre te desafiando e apresentando novas possibilidades e interesses”.
Natércia Sampaio SIqueira, profa. do Programa de Pós-Graduação em Direito

un236-34“Trabalho com consultoria empresarial na área de gestão, informática. Há algum tempo venho me aprofundando na áreade marketing, em CRM (customer relationship management), e senti a necessidade de fazer mais uma especialização. Meu foco é atuar no mercado de micro e pequenas empresas, então resolvi fazer o MBA em Marketing da Unifor. A estrutura é impecável. Os seminários nos permitem interagir com as outras turmas de MBA, e isso é um diferencial, pois há a possibilidade de se fazer mais contatos. Os professores são ligados ao mercado e temos a chance de fazer projetos em uma empresa real. Acabei de terminar o primeiro semestre e já consigo aplicar o conhecimento adquirido, que é bem atualizado em relação ao mercado. Não pretendo parar por aqui. Quero fazer um mestrado também aqui na Unifor”.
Rubens Caxilé, aluno do MBA em Marketing.


SERVIÇO
A Unifor possui 80 cursos de especialização e MBA em diversas áreas. Também dispõe de 6 programas de mestrado e doutorado na áreas de Administração de Empresas, Direito Constitucional, Informática Aplicada, Psicologia, Saúde Coletiva e Ciências Médicas. Possui também o doutorado em Biotecnologia, em parceria com a Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), e o doutorado em Associação Ampla em Saúde Coletiva. Conta ainda com cerca de 50 cursos de Educação Continuada nas áreas de Comunicação e Gestão, Direito, Saúde e Tecnologia. Informações: 3477 3174/ 3178/ 3114.

 

Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 236

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados