Banner

CARTA | Edição 236

un236-3Chanceler Airton Queiroz,

Com muita satisfação, digo mesmo, com emoção, recebi o catálogo da exposição Trajetórias: Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz. Começo por ressaltar o que considero de grande importância na vida: a família, os amigos, as pessoas que estão à nossa volta, a humanidade que nos une.

Este catálogo chega em minhas mãos, em primeiro lugar, porque há 24 anos conheci, em Belo Horizonte, Zulena e Silvany Dantas, família pelo qual tenho grande admiração, tanto pelos bons valores que compartilham, quanto pela amizade incondicional. Segundo, quando Silvany Dantas enviou-me o convite da exposição Trajetórias, mais uma oportunidade para estar no Ceará, me veio à mente as duas visitas que fizemos ao Espaço Cultural Unifor, em 2005 e em 2011. Conjuntamente a estas lembranças, refleti sobre a valorização de iniciativas como essas da Fundação Edson Queiroz e Unifor, na divulgação da arte brasileira de forma tão equitativa, dando acesso não somente às pessoas com maior envolvimento no mundo das artes, mas favorecendo igualmente o acesso de toda população, de todas as idades, para apreciação de obras de inestimável valor cultural do nosso país.

Finalmente, recebo aqui em Portugal o catálogo desta bela exposição, graças à sua sensibilidade e gentileza. O meu sincero agradecimento pelo seu gesto. É com enorme prazer que o tenho em minhas mãos.

Nestes quase 13 anos vivendo em Portugal, conheci várias cidades europeias, visitei os principais museus, não como conhecedora da arte, mas como grande apreciadora da arte. Tenho pelos livros dos museus, catálogos de exposições e livros de fotografia um grande apreço, onde nos meus tempos livres os posso desfrutar. E, como não poderia deixar de ser, ampliamos horizontes e os nossos pensamento se voltam para o Brasil, não só pela saudade, mas pela valorização da riqueza da nossa cultura. Parabéns pelas iniciativas que desenvolvem, um exemplo a ser seguido por outras instituições, e muito obrigada por me enviar o Trajetórias.

Se me permite, gostaria de brevemente me apresentar. Sou terapeuta ocupacional, com experiência profissional com pessoas com a doença de Alzheimer e outros topos de demências. Atualmente, junto a uma colega terapeuta ocupacional, Patrícia Paquete, portuguesa, e uma assistente social, Meire Helena Rebouças, cearense, somos proprietárias da Humanamente, Lda., uma empresa portuguesa com a missão de ser referência na prestação de serviços em saúde humana e apoio social, contribuindo para que a pessoa com déficits cognitivos seja considerada e respeitada enquanto pessoa e cidadão de plenos direitos. A Humanamente atua com base em princípios humanistas e aplica abordagens biopsicossociais, valorizando a dignidade humana da pessoa com demência.

Muitas investigações científicas têm sido feitas sobre os sintomas, a evolução da doença e tratamentos farmacológicos, mas pouco se tem feito ao nível de prática diária com a pessoa com demência. Quando uma pessoa se defronta com perdas nas capacidades cognitivas é preciso encontrar meios para estimular as competências preservadas e promover a sua participação ativa em novos projetos de vida. A pensar nestes objetivos, um dos produtos concebidos pela Humanamente, Ltda. foi a edição do manual 100 Exercícios para a mente – Volume I, de autoria das terapeutas ocupacionais Cláudia Zolini e Patrícia Paquete, com exercícios de estimulação cognitiva para a memória, linguagem, cálculo e gnosias, adaptados culturalmente para Portugal e Brasil. Pretende ser um manual flexível e dinâmico, para ser utilizado não só como recurso terapêutico para profissionais, mas também como meio de ligação entre familiares, pessoas que cuidam e são cuidadas.

Assim sendo, é com muito gosto que oferecemos para a vossa apreciação um exemplar deste manual e, caso considerem pertinente, o disponibilize para a Biblioteca da Unifor.

Despeço-me reafirmando os meus agradecimentos.

Com os melhores cumprimentos,
Cláudia Zolini
Terapeuta ocupacional, gestora do Humanamente, Ltda.

 

 

Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 236

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados