Unifor no circuito econômico internacional

A Universidade de Fortaleza será palco, em abril, do Seminário Preparatório para a VI Cúpula do Brics. Cúpula que reunirá chefes de estado dos cinco países membros do grupo acontece em julho no Centro de Eventos.

un236-1

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. As cinco potências emergentes compõem o Brics, acrônimo criado para denominar o grupo concebido com o objetivo de converter o poder econômico de seus países membros em uma maior influência geopolítica. Desde 2009, os chefes de estado que compõem o grupo se reúnem em uma cúpula que congrega ainda ministros, secretários e demais componentes de governo, além de empresários. Este ano, o encontro será nos dias 15 e 16 de julho, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará. Esta é a segunda vez que o Brasil sediará a Cúpula que, em 2010, aconteceu em Brasília. Antes desse importante evento internacional, a Unifor será palco do Seminário Preparatório para a VI Cúpula do Brics, previsto para acontecer entre os dias 28 e 30 de abril.

Foi para discutir detalhes do seminário que, no dia 4 de fevereiro, uma comitiva do Itamaraty, chefiada pelo embaixador José Alfredo Graça Lima, subsecretário de Políticas II do Ministério das Relações Exteriores, esteve na Unifor. O embaixador foi recebido pela reitora Fátima Veras e pelo vice-reitor de Extensão, Randal Pompeu. Também estiveram presentes o ministro conselheiro do MRE, Flávio Damico, e o assessor de Relações Internacionais do Governo do Estado do Ceará, Hélio Leitão.

“O Brics está na moda e representa para nós um mecanismo político. É preciso fazer uma reflexão acadêmica sobre o que ele representa para a sociedade. Este evento – a Cúpula – vai permitir que os líderes dos países vejam a potência do grupo e como é possível ajudar a sociedade. O nível de discussão sobre o Brics está crescendo cada vez mais e hoje podemos enfrentar qualquer tipo de crise. O futuro é promissor. A diplomacia tem várias finalidades e uma delas é aproximar países que tenham elementos que os possibilitem crescer juntos sobre vários pontos de vista. A realização do Seminário, como uma pré-organização, é uma oportunidade de ouro para a academia”, salientou o embaixador Graça Lima.

Segundo o coordenador no Núcleo de Estudos Internacionais (NEI) da Unifor, prof. Walber Muniz, o grande propósito do Seminário é verificar a posição de cada embaixador dos países que formam o grupo antes do evento principal. “Estamos realizando uma pré-organização do que acontecerá no meio do ano. O Seminário apontará a posição de cada embaixador e os principais pontos que serão discutidos. A Unifor acompanha a evolução do Ceará no plano internacional. Como a grande instituição que é, responsável pela formação de estudantes de várias partes do Brasil, não poderia ficar de fora de um evento como esse, que congrega autoridades da comunidade internacional”.

De acordo com Hélio Leitão, “a expectativa em realizar um evento do Brics é conseguir envolver a sociedade e colocar o assunto em pauta na agenda do Estado. As pessoas ainda não sabem muito bem o que é, e este é o meio de divulgar. Além disso, o mundo voltará a atenção para a capital cearense e queremos envolver a comunidade acadêmica. Este foi um dos motivos de escolher a Unifor como local para a realização do Seminário Preparatório”, afirma.

Para Hélio Leitão, realizar a Cúpula no Ceará representa significativo avanço para o Estado e o coloca na rota das discussões mais importantes do mundo. “Os olhos do mundo se voltarão para Fortaleza, para o Ceará. Aqui serão discutidas as grandes questões da geopolítica mundial e os novos polos de poder que estão surgindo nos cinco continentes. Isso é um momento histórico e nós queremos envolver a comunidade acadêmica, os formadores de opinião e os órgãos de imprensa nessa discussão. Elegemos a Universidade de Fortaleza para que nos servisse de sede para o Seminário pela sua relevância, importância e estrutura. Temos a Unifor como grande parceira nessa empreitada”, finaliza.

Seminário Preparatório para a VI Cúpula do Brics
De 28 a 30 de abril, na Unifor