A importância da monitoria para o processo de formação acadêmica

un236-47por Elizabeth Gondim*

Se partirmos do pressuposto de que todo conhecimento teórico sem prática é inválido e que todo conhecimento prático sem teoria é perigoso, é interessante a leitura do presente texto. Sabe-se, desde sempre, que o conhecimento incorporado deve ser resultado da adição do conhecimento teórico com o prático, desse modo, um conhecimento cristalizado. Este texto discorre sobre a importância da atividade téorico-prática proporcionada pelo Programa de Monitoria Acadêmica.

Vários são os compromissos de um Programa de Monitoria Acadêmica, dentre eles o desenvolvimento de autonomia do aluno monitor, o aumento do senso de responsabilidade e a ampliação do vínculo do professor, monitor, alunado.

Na Universidade de Fortaleza, existem dois Programas de Monitoria: a Monitoria Voluntária e a Monitoria Institucional, ambos com o intuito de favorecer a participação dos alunos na execução de projetos de ensino e na vida acadêmica universitária, além de incentivar a melhoria no processo de ensino e aprendizagem tanto do aluno monitor quanto dos alunos da disciplina.

No Programa de Monitoria Voluntária, o professor da disciplina elabora um plano de monitoria em que são exigidos alguns requisitos: o aluno deve ter cursado a disciplina e possuir média global igual ou superior a 7,0. Por outro lado, a Monitoria Institucional é regulamentada pela Portaria FEQ Nº 08/2008 e possui definidas as suas normas de funcionamento, em que foram concedidas para os discentes da Unifor um total de 110 bolsas com duração de um ano, distribuídas entre os centros, com seleção mediante projetos com maior relevância didático-pedagógica ou técnico-científica.

Como docente da Unifor, é importante apresentar o relato da minha experiência como orientadora de uma aluna monitora na categoria Institucional. Há dois semestres, elaborei o processo seletivo para monitoria da disciplina de Atividade Física Adaptada do curso de Educação Física, e uma aluna foi aprovada no Programa de Monitoria e contemplada com a bolsa. Como docente, eu observo o quão importante é o Programa de Monitoria para minha aluna e monitora, visto que o aluno é, por mim e alguns colegas docentes da Instituição, considerado um profissional em formação. Por conta da convivência, das avaliações trimestrais, dos relatórios mensais e da participação em eventos científicos, observo minha monitora mais consciente da importância do monitor em sala de aula, com maior senso de responsabilidade, com maior disposição para estudar e com ampliado vínculo interpessoal com alunos, funcionários e demais professores.

Nesse sentido, sob o ponto de vista da presente autora, é possível afirmar que a convivência por mais tempo com o professor tutor e a consciência do seu papel de monitor, atreladas ao estímulo dado para a leitura de material científico relativo à área estudada e à autonomia em sala de aula, possibilitam que o monitor evolua em seu desempenho acadêmico e adquira um amadurecimento em seus estudos de modo mais pontual. Pensando no atual mercado de trabalho, com o título de aluno monitor, o aluno adquirirá um diferencial em seu currículo profissional e em sua bagagem teórico-prática.

Levando em consideração as observações acima destacadas, frutos também da experiência que tive como monitora na minha época de universidade, faz-se pertinente lembrar que o Programa de Monitoria é uma importante estratégia para a cristalização do conhecimento e deve ser considerado o primeiro passo para a docência. É também por conta disso que os professores devem deixar a seguinte orientação para os alunos que sonham um dia entrar na sala de aula como professor: participar de um Programa de Monitoria.

*Ana Elizabeth Gondim Gomes é doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professora do curso de Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde da Unifor e atua como professora da monitoria da disciplina de Atividade Física Adaptada.