Banner

Unifor lança o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas

un236-48Mestrado voltado para profissionais graduados da área da Saúde terá 20 vagas disponíveis. Inscrições acontecem de 17 de março a 30 de abril. Início das aulas será em agosto.

A partir do dia 17 de março, prosseguindo até 30 de abril, a Universidade de Fortaleza abre inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas. O curso, voltado para profissionais graduados na área da Saúde, objetiva formar futuros docentes e pesquisadores na área das Ciências Médicas, capacitados para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras que invistam no conhecimento científico e formação de profissionais adequados para as necessidades da sociedade. O curso de mestrado, que tem duração de dois anos, abre 20 vagas e iniciará as aulas no mês de agosto.

De acordo com o coordenador do novo curso, prof.Jeová Keny Colares, um dos propósitos é oferecer oportunidade a profissionais que procuram formação como docentes de escola de nível superior. “O mestrado consiste em oportunidade privilegiada para o aprimoramento de indivíduos que desejam se inserir no setor produtivo ou que sonham com carreira em instituições de pesquisa, além de ser o espaço mais apropriado para a formação do docente de nível superior, que poderá permitir não somente o aumento na quantidade de profissionais formados nas universidades brasileiras, mas principalmente na elevação do seu nível de qualidade”, afirma.

Segundo o coordenador, os diferenciais do mestrado em Ciências Médicas da Unifor são a excelente estrutura da universidade, a capacitação do corpo docente, além da grade curricular flexível. “Poucos professores foram treinados para ensinar com tecnologias inovadoras como os nossos educadores. Todos os alunos terão acesso a um novo modelo, que já funciona na Universidade, que assimila aulas de tecnologia inovadora com novas tecnologias. Vale ressaltar a questão laboratorial e o convênio dos docentes da Unifor com a Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). Possuímos laboratórios equipados, capacitados para a produção científica em atividade e aproveitaremos a estrutura montada para trabalhar o mestrado. Tais locais, além do Núcleo de Atenção Médicas Integrada (NAMI), consistem em espaços privilegiados que serão utilizados na formação dos alunos do nosso curso de pós-graduação”.

O curso também é voltado para profissionais de saúde que pretendem a pós-graduação, mas que já estão em atividade profissional. “Trabalharemos com horários alternados para atender as necessidades de quem está em atividade e tem dificuldades de agenda. Logo, se você quer se aprimorar e precisa de flexibilidade para estudar, vai escolher o curso certo ao se inscrever para a pós-graduação em Ciências Médicas da Unifor”.

Para a Universidade, o programa é um grande passo, pois visa a formação de futuros docentes para os cursos da Universidade. Parte dos interessados já é de professores da Unifor, que terão a oportunidade de aperfeiçoar o trabalho com metodologias modernas, incrementar pesquisas, melhorar a produção científica, a formação como professor e como pesquisador.

De acordo com a chefe da Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unifor, Adriana Rolim, a Universidade está em constante expansão da área de pós-graduação stricto sensu. “Estamos ampliando a área. Já existia um grupo na Universidade que vinha trabalhando na pesquisa aplicada e pesquisa básica, e a criação do curso é uma evolução desse trabalho. Em breve pretendemos abrir também o doutorado”, adianta.

“A Unifor vive atualmente um importante momento de consolidação no âmbito da pesquisa e pós-graduação. Isto vem se refletindo no posicionamento da Unifor nos Rankings Educacionais, como o Ranking Universitário Folha e o Rainking Ibero-Americano do Scimago Institutions Rankings, que apontam a Unifor como a melhor universidade particular do Norte e Nordeste. Com o Mestrado em Ciências Médicas, a Unifor passa a ofertar 6 cursos de mestrado, 4 cursos de doutorado próprios e 2 em associação, representando um investimento contínuo da nossa instituição na pesquisa e produção de conhecimento”, enumera a vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, profa. Lilia Sales.

Além de beneficiar a Unifor e profissionais em geral da área da Saúde, para o prof. Jeová Keny Colares, o curso vai favorecer todo o estado do Ceará e ainda estados vizinhos. “Temos uma carência muito grande de recursos humanos qualificados e tanto as instituições de ensino quanto as instituições de pesquisa precisam de profissionais preparados”.

“O estado do Ceará, com dezenas de cursos de graduação na área da saúde, possui hoje grande demanda de formação de profissionais aptos a desenvolver plenamente as carreiras de docente, pesquisador e profissional especializado, dentro dos parâmetros mais elevados de qualidade e excelência. O Curso de Mestrado em Ciências Médicas da Unifor tem por objetivo a formação de futuros docentes e pesquisadores naárea das Ciências Médicas, abrangendo todos os profissionais da saúde e afins, capacitados para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras que invistam no conhecimento científico e formação de profissionais adequados para as necessidades de nossa sociedade. Desta forma, aprofundando a contribuição já prestada por nossa instituição para o desenvolvimento regional”, finaliza a profa. Lilia Sales.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
São 20 vagas para Mestrado
Inscrições de 17 de março a 30 de abril
Início das aulas em agosto
Informações: 3477 3285
www.unifor.br/ppgcm


SAIBA MAIS
Estudos clínicos em Ciências Médicas – Estudos envolvendo seres humanos relacionados às grandes áreas das ciências médicas (clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e saúde comunitária), envolvendo desde estudos observatórios até ensaios clínicos.

Estudos experimentais em Ciências Médicas – Estudar, utilizando meios experimentais, assuntos que envolvem a saúde de seres humanos, incluindo estudos de substâncias naturais e sintéticas bioativas, técnicas de diagnóstico e estudos epidemiológicos.

Biologia celular e molecular aplicada às Ciências Médicas – Estudos de métodos e técnicas na área de Biologia molecular e celular, que demonstrem aplicação efetiva ou potencial na área médica, podendo orientar e subsidiar ações de prevenção, diagnóstico, prognóstico, terapia e reabilitação nas diversas afecções clínicas.

 

Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 236

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados